O URBANWAY HYBRID CNG 18-M

O URBANWAY HYBRID CNG 18-M

Este artigo está também disponível em: de en fr

Nuno NUNO

Source: IVECO BUS

A IVECO BUS APRESENTA O URBANWAY HYBRID CNG ARTICULADO, A SOLUÇÃO IDEAL DE TRANSPORTE URBANO PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A IVECO BUS acaba de apresentar o novo autocarro híbrido articulado e a biometano Urbanway Hybrid, expondo-o na feira Autocar Expo, em Lyon (França), certame que ontem abriu as portas, decorrendo até dia 15 de outubro. O novo veículo também está disponível em sistema BRT, sob a marca Crealis. Esta apresentação faz parte da estratégia do fabricante, enquanto líder em trações alternativas, para impulsionar a transição energética através de um mix de tecnologias, proporcionando aos seus clientes uma escolha de soluções de acordo com os requisitos das suas missões e operações. As entregas do novo Urbanway Hybrid, em versão de 18m, começarão no final do presente ano.

IVECO BUS Urbanway 18m CNG -— Source: IVECO BUS

«Na IVECO BUS, acreditamos que é necessário um mix energético para apoiar o processo de transição energética. Por esta razão, optámos por combinar gás natural com uma tecnologia híbrida de elevado desempenho e eficiente nos nossos modelos articulados Urbanway e Crealis. Com esta nova adição, a IVECO BUS expande, ainda mais, a sua oferta urbana para uma mobilidade sustentável e económica», explica Stéphane Espinasse, Responsável de Vendas e Produtos da IVECO BUS.

A tecnologia híbrida de nova geração, com um bloco elétrico desenvolvido em estreita colaboração com a Voith, proporciona uma redução significativa dos custos energéticos e das emissões de CO2, em comparação com as gerações anteriores, otimizando, em simultâneo, o TCO (Custo Total de Propriedade).

O topo do aurocarro — Source: IVECO BUS

Tal como na versão 12m, a solução híbrida apresentada no Urbanway articulado inclui uma bateria de 48 V acoplada a uma caixa de velocidades DIWA NXT e ao comprovado motor térmico Cursor 9. A caixa de velocidades DIWA NXT é, por sua vez, combinada com um potente motor de recuperação de energia elétrica, com um pico de 35 kW, que funciona como motor de arranque e gerador, recuperando a energia cinética acumulada durante as fases de desaceleração e travagem, e com uma bateria LTO de elevada capacidade energética (48 V), montada no tejadilho. O motor elétrico suporta o motor Cursor 9 durante as fases de aceleração, com o objetivo de poupar combustível.

A nova solução conta ainda com uma função Stop & Start, que oferece múltiplas vantagens aos utilizadores e operadores. Elimina o ruído e as vibrações, resultando num maior conforto para passageiros, residentes e peões nas paragens de autocarro, também melhorando, ainda mais, a economia de combustível.

Com estas características, a nova geração Urbanway Hybrid gera 16% em termos de poupança de combustível em comparação com a versão não híbrida, no que se traduz numa vantagem importante, numa altura em que as autoridades locais e os operadores enfrentam aumentos dos custos energéticos. Além disso, esta solução híbrida a combustíveis renováveis permite-lhes reduzir as suas emissões de CO2 em até 16%. Quando combinado com biometano, a redução das emissões de CO2 aumenta até 83%.

The interior — Source: IVECO BUS

O design mais simples desta solução híbrida de nova geração, sem recurso a dispendiosos componentes de alta tensão, juntamente com as poupanças nos custos de combustível, reduz significativamente o TCO, em comparação com as tecnologias híbridas anteriores.

Uma ampla escolha de soluções para o transporte urbano

Com esta tecnologia híbrida de nova geração para as suas gamas Urbanway e Crealis, a IVECO BUS alarga a sua oferta em termos de transporte urbano, passando a compor-se de:

  • Urbanway 12m (standard) e 18m equipados com motor térmico Cursor 9 em versões Diesel e XTL;
  • Urbanway 10,5m, 12m e 18m com motor térmico Cursor 9 a Gás Natural;
  • Crealis de 12m e 18m em versõs Diesel, XTL e Gás Natural.

Comentários