O RENASCIMENTO DA LANCIA

O RENASCIMENTO DA LANCIA

Nuno NUNO

A HISTÓRICA MARCA DESPORTIVA ITALIANA VÊ O SEU RENASCIMENTO NA EUROPA

A Lancia utilizou alguns critérios principais para selecionar os países e a respetiva rede de distribuição: o primeiro é o amor e a paixão pelo “Made in Italy”, com Espanha, Bélgica, França e Portugal nas posições de liderança; o segundo é a relevância das vendas online, com a Holanda e a Alemanha na primeira posição.

Luca Napolitano (CEO da Lancia) ao lado do Lancia Pu+Ra HPE — Source:Lancia
Luca Napolitano (CEO da Lancia) ao lado do Lancia Pu+Ra HPE — Source:Lancia

O novo modelo de distribuição, eficiente e inovador, envolve um número selecionado de concessionários e baseia-se num conceito-chave do Renascimento da Lancia: a qualidade sem cedências. Os novos showrooms irão permitir que o cliente viva uma experiência totalmente imersiva, tanto online como offline, recriando uma sensação caseira, através dos materiais, cores e atenção aos detalhes inspirados na arquitetura e no design italianos. Os novos showrooms seguirão o princípio de receção dos clientes num ambiente acolhedor.

O processo de renovação do modelo de distribuição iniciou-se com a recente apresentação da nova Identidade Corporativa na flagship store de Milão e será concluído no primeiro semestre de 2024, para o lançamento do Novo Ypsilon.

Lancia Pu+Ra HPE — Source: Lancia
Lancia Pu+Ra HPE — Source: Lancia

«Damos hoje um novo passo em frente no plano de Renascimento da marca para tornar a Lancia uma marca desejável, respeitada e credível no mercado premium europeu. Depois de termos anunciado o plano estratégico a 10 anos e a entrada da marca na Europa, nomeadamente em Espanha, França, Alemanha, Holanda e Bélgica, temos agora o prazer de anunciar que vamos entrar em Portugal», afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.

«Vamos nomear 70 novos concessionários em 70 cidades principais na Europa para coincidir com a chegada do novo Ypsilon no primeiro semestre de 2024. Teremos um modelo de distribuição inovador, com um número selecionado de concessionários, localizados nos centros das principais cidades e com o objetivo de oferecermos um elevado nível de qualidade, tanto online como offline. E em Portugal vamos concentrar-nos nas maiores cidades, entre elas Lisboa e Porto e com uma significativa capilaridade de pós-venda».

Lancia Pu+Ra HPE — Source: Lancia
Lancia Pu+Ra HPE — Source: Lancia

A Lancia entra em Portugal

«Hoje é um dia especial, pois a Lancia está de volta a Portugal! É um privilégio para nós estarmos incluídos na primeira lista de países que farão parte do renascimento da Lancia. Há muito que Portugal se apaixonou pela Lancia, não só pela liderança indiscutível na competição de Ralis e pelo seu carácter desportivo, mas também pela capacidade histórica de fazer as pessoas sonhar. Vamos concentrar-nos nas maiores cidades portuguesas, entre elas Lisboa e Porto, onde se concentram os maiores mercados e o maior potencial de futuros clientes Lancia», afirmou David Correia, Brand Manager da Lancia Portugal.

O roteiro da Lancia

A Lancia tem um roteiro sólido e ambicioso, que está a avançar muito rapidamente. Conforme previsto no plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis, o objetivo é tornar a Lancia uma marca credível, respeitada e desejável no mercado premium europeu, assente em três pilares fundamentais: eletrificação, qualidade e sustentabilidade.

Lancia Pu+Ra HPE — Source: Lancia
Lancia Pu+Ra HPE — Source: Lancia

O plano estratégico a 10 anos da Lancia prevê a introdução de três novos modelos, um a cada dois anos, a partir de 2024, processo a iniciar-se com a apresentação do Novo Ypsilon. A partir de 2026, a Lancia apresentará apenas modelos 100% elétricos, e, a partir de 2028, comercializará unicamente, viaturas 100% elétricas.

Trata-se de um plano estratégico que presta grande atenção à sustentabilidade, com 50% das superfícies de contacto a serem ecologicamente sustentáveis.