O EQE JÁ DISPONÍVEL

O EQE JÁ DISPONÍVEL

Nuno NUNO

NOVO EQE DA MERCEDES-EQ JÁ DISPONÍVEL NA SOC. COM. C. SANTOS

O novo EQE da Mercedes-EQ já está disponível na Sociedade Comercial C. Santos. O sexto modelo da marca de automóveis 100% elétricos da Mercedes-Benz é mais um impulso na forte dinâmica de eletrificação dos veículos do grupo.

O momento da apresentação do novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

A pureza sensual do EQE é refletida nas superfícies de dimensões generosas, na pouca quantidade de juntas entre painéis e nas transições contínuas. As projeções das secções dianteira e traseira são curtas, sendo que a traseira revela um elevado dinamismo com um spoiler traseiro acentuado. As rodas com jantes de 19 até 21 polegadas encontram-se à face da extremidade exterior da carroçaria, que em conjunto com uns ombros notoriamente musculados, conferem ao EQE um carácter atlético.

A apresentação do novo EQE num evento com alguns convidados — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Em termos de dimensões exteriores (comprimento/largura/altura: 4.946/1.961/1.512 mm), o EQE é comparável ao CLS. As dimensões do interior do EQE até excedem claramente as do atual Classe E, por exemplo no espaço para ombros no compartimento dianteiro (mais 27 mm) ou o comprimento do interior do habitáculo (mais 80 mm).

Ana Bela Nogueira do Jornal Strada a experimentar o novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Com a direção do eixo traseiro (opcional), o EQE é tão manobrável quanto um modelo compacto em cidade. O ângulo da direção no eixo traseiro pode atingir até 10º. O diâmetro de viragem foi reduzido de 12,5 m para 10,7 m graças à direção do eixo traseiro.

Giancarlo Terrassan do Jornal Strada a experimentar o novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

A suspensão do novo EQE, com suspensão dianteira de quatro braços, revela muitas semelhanças com a do novo Classe S. Como opção, o EQE está disponível com suspensão pneumática AIRMATIC com sistema de amortecimento adaptativo ADS+.

O volante, os comandos e o écran de 13 polegadas do novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

MBUX Hyperscreen também presente

Destaque, em termos tecnológicos, para o MBUX Hyperscreen (disponível como opcional em algumas motorizações). Semelhante ao lançado no EQS, tem todo o painel de instrumentos como parte integrante de um único ecrã largo que se estende praticamente por toda a largura do tablier.

O confortável interior do novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Com o software com capacidade de aprendizagem, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, conforto e do veículo. As principais aplicações são sempre fornecidas no nível superior do campo de visão, em função da situação e do contexto.

O puxador da porta do novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Autonomia até 654 km

No EQE, a bateria de iões de lítio é constituída por dez módulos e tem uma capacidade de armazenamento de energia útil de 90 kWh. O carregamento (10%-80%) pode ser efetuado em apenas 32 minutos (em caso de utilização de uma estação de carregamento rápido CC com tensão de alimentação de 400 V e um mínimo de 500 A de energia).

A wall-box para recarregar a bateria — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

As primeiras variantes do mais recente modelo da Mercedes-EQ são a EQE 350+ e a AMG EQE 43 4MATIC. O EQE 350+, com 292 cv de potência e autonomia elétrica até 654 km, pode ser encomendado a partir de 73.800 euros. Já os preços do AMG EQE 43 4MATIC, com 476 cv de potência e autonomia elétrica até 533 km, iniciam-se nos 105.650 euros.

Roda e jante entre 19 e 21 polegadas — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

No futuro seguir-se-ão outras versões. Todos os modelos EQE estão equipados com uma cadeia cinemática elétrica (eATS) no eixo traseiro. As versões lançadas posteriormente com 4MATIC também serão equipadas com uma cadeia cinemática eATS no eixo dianteiro.

O interior da bagageira do novo EQE — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Marca lidera em xEV

A Mercedes-Benz Portugal (todas as marcas e concessionários) lidera entre os veículos híbridos plug-in e elétricos (designados por xEV pela marca). Desde o lançamento dos seus primeiros plug-in hybrid e dos seus modelos elétricos, a Mercedes-Benz tem sido a marca mais procurada pelos clientes portugueses com esta tecnologia. Hoje, mais de 80% das encomendas dos modelos Classe C, GLC (SUV e Coupé), Classe E e GLE (SUV e Coupé) são modelos PHEV, um claro caminho de sucesso da marca e em linha com o futuro, bem como com as políticas ambientais que preveem uma maior aposta nestes modelos mais sustentáveis. Atualmente, os veículos xEV representam 38,7% das vendas da Mercedes-Benz. As vendas da Sociedade Comercial C. Santos acompanham essa tendência.

Source: Soc. C. Santos

Comentários