MODELOS ELÉTRICOS DA KARSAN

MODELOS ELÉTRICOS DA KARSAN

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

Source: Karsan

KARSAN APRESENTA MODELOS ELÉTRICOS NA BUSWORLD TURKEY 2022

A Karsan, uma das empresas líderes na indústria automotiva turca, esteve presente na Busworld Turkey 2022, a maior feira de autocarros da Turquia, exibindo a sua gama de modelos 100% elétricos de 6 a 18 metros.

Sob o lema “Um passo à frente no futuro da mobilidade”, a Karsan continua a crescer no mercado dos veículos elétricos, especialmente em países estrangeiros conforme refere, Muzaffer Arpacıoğlu, vice-manager da Karsan: «Em 2021, os nossos modelos e-JEST e e-ATAK tornaram-se os veículos elétricos mais vendidos e este ano, vamos impulsionar ainda mais a venda. Pretendemos posicionar a marca Karsan entre os cinco principais players da Europa com a nossa visão de desenvolvimento elétrico, e-Volution».

Karsan e-JEST — Source: Busworld Turkey

O e-JEST de 6 m teve um aumento de procura no mercado de minibus elétricos na Europa de 51% em 2021, tornando-se líder de mercado por dois anos consecutivos.

O e-ATAK da Karsan, por outro lado, tornou-se líder na sua classe na Europa, com 30% de participação no segmento de urbanos elétricos.

Meio século após a sua fundação, a Karsan, marca líder da Turquia que oferece soluções de mobilidade de alta tecnologia, apresentou na Busworld, a sua linha de produtos 100% elétricos, reforçando a importância que atribui à mobilidade elétrica.

A Karsan apresentou o e-JEST de 6 m, o e-ATAK de 8 m, o e-ATAK de 12 m, bem como os modelos e-ATA de 10 e 18 m, juntos pela primeira vez numa feira.

Karsan e-ATA 10 m — Source: Busworld Turkey

«Tornámo-nos a primeira marca da Europa a oferecer uma gama de produtos elétricos de 6 a 18 m»

Enfatizando que a Karsan foi impulsionada pela visão de estar “Um passo à frente no futuro da mobilidade”, Muzaffer Arpacıoğlu referiu que: «O coração da indústria automotiva está a mudar os motores de combustão internos para veículos elétricos. Como primeiro passo dessa transformação, lançámos o modelo e-JEST no final de 2018. Seis meses depois, lançámos o e-ATAK e no final do último ano introduzimos a família e-ATA, a maior da nossa gama de produtos elétricos. Com este lançamento, tornámo-nos a primeira e única marca na Europa a oferecer uma gama de produtos totalmente elétricos de todos os tamanhos, desde 6 metros a 18 metros para transportes públicos.»

A Karsan representa quase 90% das exportações de minibus e autocarros elétricos da Turquia e tem mais de 300 veículos elétricos em 18 países diferentes, incluindo França, Romênia, Portugal, Noruega, Espanha e México.

Karsan e-ATA 18 m — Source: Busworld Turkey

O Karsan Autónomo e-ATAK com tecnologia autónoma de nível 4 equipado com sensores especiais é desenvolvido pela Karsan R&D em cooperação com a ADASTEC, uma empresa de tecnologia sediada na Califórnia. Equipado com muitos sensores LiDAR, o e-ATAK Autónomo pode circular pelas ruas sem qualquer motorista humano, definindo uma rota pré-estabelecida. Capaz de atingir a velocidade até 50 km/h em todas as condições climáticas, noite e dia. Quando em modo autónomo, pode realizar de forma autónoma tarefas normalmente feitas por um motorista humano: orientar os passageiros para subir/descer, entrar em rotundas, vias públicas ou semáforos, etc.

Karsan e-ATA 18 m (interior) — Source: Busworld Turkey

Comentários