MOBILIDADE INTELIGENTE

MOBILIDADE INTELIGENTE

Nuno NUNO

IV EDIÇÃO DO FÓRUM DA NISSAN

Exterior - Photo: Nissan
Exterior – Photo: Nissan

A 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente, que decorreu no passado dia 19 de Fevereiro no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, voltou a afirmar-se como um marco incontorná­vel para o debate do caminho que pode levar Portugal para um futuro mais sustentável, tendo em conta as necessidades e expetativas de mobilidade das pessoas, numa sociedade marcada pela emergência climática e pela descarbonização.
Durante mais de 7 horas, especialistas nacionais e internacionais em mobilidade e sustentabilidade, de diferentes áreas e setores de atividade, discutiram, refletiram e projetaram um futuro que, objetivamente, irá impactar a forma como nos movemos e também a forma como vi­vemos.
Em jeito de balanço, António Melica, Diretor-Geral da Nissan Portugal afirmou: «Uma vez ma­is conseguimos reunir no Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente um conjunto de oradores di­ver­si­ficado e participantes muito conhecedores, o que permitiu um de­bate profundo sobre o es­ta­do atual da mobilidade sustentável em Portugal e os caminhos que necessitamos de trilhar juntos. Co­mo líderes da Mobilidade Inteligente, reafirmámos o nosso compromisso de implementar as vá­rias vertentes daquilo que designamos por Ecossistema Elétrico, continuando a acelerar a disseminação dos automóveis elétricos».

António Melica - Photo: Nissan
António Melica – Photo: Nissan

Para isso «continuaremos com uma forte aposta nas infra­estruturas de carregamento rápido, para permitir aos nossos clientes uma mobilidade cada vez mais acessível; com o desenvolvimento de projetos piloto em V2G e armazenamento, que vão permitir às empresas reduzir, significativamente, os seus custos em energia (ou, até, torná-los em proveitos); quer ainda através de incentivos para tornar o acesso aos nossos automóveis elétricos ma­is fácil para um maior número de consumidores», anunciou António Melica, que reafirma que «como líder na Mobilidade Elétrica, a Nissan também quer continuar a marcar o ritmo e, por isso, vai lançar mais produtos totalmente elétricos. Modelos inspirados no protótipo Ariya, mas também tecnologias de eletrificação como o Nissan e-Power, bem como maior conectividade e serviços para os nossos clientes».

Três painéis integraram o Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente. O de abertura, subordinado ao tema “Condução Inteligente”, contou com o enquadramento de Maarten Sierhuis. No final, o holandês que fez carreira na NA­SA e que, hoje, é o Diretor de tecnologia do Nissan Innovation Lab @ Silicon Valley, afirmou: «No CES ficou provado o papel de liderança que a Nissan assumiu no desenvolvimento de automóveis de condução autónoma. Não fazemos tan­to alarido como outras empresas em Silicon Valley ou no mundo, mas trabalhamos intensamente nesta tecnologia, em especial com os nossos colegas do Japão e da Califórnia. Para isso, temos um grupo altamente especializado, com membros oriundos das melhores universidades e trabalha­mos em parceria com as mais reputadas empresas a nível mundial, como a NASA, para desenvolver e implementar estes conceitos de mobilidade autónoma e inteligente».

O painel “Condução Inteligente” também contou com as participações de António Melica, Manuel Bóia (administrador da ADENE – Agência para a Energia), Paulo Martins (City Mana­ger da eCooltra), Michelle des Bouillons, (empreendedora) e Nu­no Brito (Especialista de Veí­cu­los Elétricos na LeasePlan).

Painel 1 - Photo: Nissan
Painel 1 – Photo: Nissan

O 2º painel do Fórum Nis­san pa­ra a Mobilidade Inteligente a­bor­dou aquilo que a Nissan de­sig­na por “Energia Inteligente”. Marco Fioranvanti, Vice-presidente da Nis­san Europa para planeamento do produto, introduziu a ses­são e sublinhou: «A Nissan não está na indústria apenas pa­ra vender au­to­móveis com 4 ro­das e 1 volante. Nós focamo-nos no cli­en­te e no respeito pelos seus desejos e necessidades. Es­ta é a nos­sa forma de pensar e, acima de tudo, de agir. Quando defini­mos uma nova geração do Qash­qai, para ser lançada em 2026 e que estará no mercado até 2032, como é que sabemos o que nos espera no fu­tu­ro e que caminho tomar? De u­ma forma estruturada, planeada e organizada, na Nissan não queremos tentar adivinhar o futuro, antes que­remos ser nós a criá-lo. Que­re­mos ser nós a marcar as tendências, a dar aos clientes os automóveis — elétricos ou não — que respondam aos seus desejos e ambições. Esta é para nós a estratégia a seguir. Criar o futuro, influenciá-lo e não ser refém dele. Uma Mobilidade In­te­li­gente, conectada e sustentável será de certeza parte integrante desse futuro que a Nissan quer moldar».
Respondendo a perguntas à margem do Fórum, Marco Fioravanti, afirmou que a promessa de, «em 2022, 42% da gama Nissan ser eletrificada e uma boa parte como auto­móveis 100% elétricos, constitui motivo de grande orgulho. Assim como estamos muito orgulhosos da nossa tecnologia e-Power, já lançada no Japão e que, este a­no, chegará à Europa. Esta tecnologia de eletrificação reduz o custo de aquisição, mantém to­das as vantagens da tração to­tal­mente elétrica e elimina as limitações de autonomia».
No painel “Energia Inteligente”, para além do Vice-Presidente da Nissan para planeamento do produto, participaram ainda Jorge Miguel Fernandes (Diretor de Inovação da Galp Energia), Jorge Esteves (Diretor da Direção de Infraestruturas e Re­des da ERSE) e Carlos Sampaio (Pre­si­dente da APESF – Associação Portuguesa de Empresas do sector Fotovoltaico).

Painel 2 - Photo: Nissan
Painel 2 – Photo: Nissan

A abertura do derradeiro painel, subordinado ao tema “Integração Inteligente”, foi da responsabilidade de Gareth Duns­more. Para o Vice-presidente de Comunicação de Marketing, Ser­viços Conectados e Experiência do Utilizador na Nissan Europa, «um evento como o Fórum Nissan de Mobilidade Inteligente é importante para a marca, mas também para a sociedade em geral e as mais diferentes organizações. Estamos numa fase de mudança, de transição radical e disruptiva no mercado e isso pode ser confuso para todos nós. Temos de nos es­forçar por garantir que estamos to­dos alinhados e somos capazes de transmitir uma mensagem simples e compreensível para o pú­bli­co em geral. Mas também te­mos de trabalhar com os nossos parceiros para lhes mostrar que o nosso mundo e a nossa visão se enquadram neste ecossistema alar­gado e global. Poder apresentar aos principais decisores em Portugal o nosso ponto de vis­ta, a nossa estratégia, demonstrar a forma como estes vão impactar a vida dos nossos clientes e tornar a sua experiência de utilização ainda melhor, é por isso um passo vital para criarmos, juntos, es­se Ecossistema Elétrico».
O painel “Integração Inteligente” também contou com a participação de Luís Barroso (Presidente da Mobi.e), Pedro Nuno Ferreira (Diretor dos Serviços Financeiros da Área Automóvel da Cetelem) e Yannick Raffin, Responsável pela Estratégia de Zero Emissões e Infraestruturas na Nissan Europa, que no final, fez questão de sublinhar que «na Nissan, estamos to­dos conscientes que Portugal está no pelotão da frente no desenvol­vimento e implementação da mobilidade elétrica. Mas este é um de­safio à escala europeia e foi mui­to interessante marcar presença num evento onde estiveram tan­tos protagonistas e pensadores deste ecossistema. A eletrificação exige um esforço concertado, um trabalho de equipa de todos os envolvidos, quer sejam os construtores automóveis, mas também os operadores responsáveis pelos pontos de carregamento e até os distribuidores de energia. Para o cliente final, o que im­porta é ter postos de carregamento que funcionem de forma eficiente e fluida; muitas vezes não fazem ideia de que, nos bastidores, há um conjunto de atores que têm de estreitar os laços e a aumentar a colaboração para lhes evitar constrangimentos. São eventos como este Fórum que aproximam os diferentes intervenientes no pro­cesso e ajudam a criar o ambiente de colaboração e de entreajuda que é imprescindível para o bom resultado final».

Painel 3 - Photo: Nissan
Painel 3 – Photo: Nissan

Após a conclusão dos trabalhos por António Melica, Diretor-geral da Nissan Portugal, a 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente encerrou com u­ma intervenção de Eduardo Pinheiro. O Secretário de Estado da Mobilidade fez questão de sublinhar «a importância destes fóruns de discussão sobre a mobilidade e o desenvolvimento de novas soluções na área dos transportes. A intervenção na á­re­a da mobilidade, com uma transição para modos suaves, o aumento da qualidade e da procura nos transportes públicos e o aumento do uso de automóveis elétricos, serão essenciais para alcançar a meta ambiciosa a que nos propusemos: a neutralidade carbónica em 2050. A ino­vação e a tecnologia são de­terminantes nesta área, pelo que contamos com o contributo de to­dos os protagonistas».
As decisões de hoje influenciam as vidas de amanhã. Até 2050, é expetável que o número de auto­móveis na estrada duplique. Um crescimento que não pode deixar de ser de outra forma que não sustentável. É por isso que todas as decisões e reflexões de hoje são mais importantes do que nunca. É imperioso que sejam alvo de uma avaliação profunda e que sejam analisa­das, discutidas e assumidas por todos os atores da Mobilidade. A 4ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente foi mais um importante passo nesse sentido.

Eduardo Pinheiro (Secretário de Estado) - Photo: Nissan
Eduardo Pinheiro (Secretário de Estado) – Photo: Nissan

Comentários