MAZDA EPIC DRIVE — TURQUIA 2022

MAZDA EPIC DRIVE — TURQUIA 2022

Nuno NUNO

DO MAR NEGRO À CAPADÓCIA AO VOLANTE DE DOIS SUV

Há mais de um século que a Mazda aperfeiçoa a memorável arte da condução, com o único propósito de proporcionar prazer ao volante em todas as deslocações, independentemente do local onde as mesmas se realizem, seja na pacatez das auto-estradas, ou nos locais mais inóspitos do planeta. Nestes últimos incluem-se certas ocasiões que transcendem esse prazer do quotidiano, quando se desfruta e explora tudo o que um modelo Mazda tem para oferecer. Falamos das “Mazda Epic Drives”.

A Mazda já conta no seu portefólio com diversas e exigentes “Epic Drives”, um conceito que tem evoluído com os tempos, com as mais recentes a terem decorrido na Islândia, Noruega, Sibéria e Cazaquistão, sem esquecer uma que em 2017 percorreu a Ilha de São Miguel, nos Açores. A mais recente realizou-se em finais de Setembro de 2022, tendo a marca de Hiroshima levado vários exemplares de dois dos seus SUV — o best-seller mundial Mazda CX-5 e o novíssimo Mazda CX-60 — até à Turquia, para uma experiência de condução inigualável, por algumas dos percursos mais impressionantes e desafiantes da região e do próprio planeta.

MAZDA CX-60 e CX-5 — Source: Mazda
MAZDA CX-60 e CX-5 — Source: Mazda

Entre o ponto de partida, na cidade de Trabzon, junto ao Mar Negro, no nordeste da Turquia, e o destino final, em Capadócia, no centro da Turquia, houve mais de 1.000 km de estradas e de trilhos, incluindo quase 200 km por espetaculares percursos em pisos de terra e cascalho, um deles considerado como uma das mais perigosas do mundo. Demos, assim, início a esta viagem de dois dias!

Novo Mazda CX-60 enfrenta as Curvas de Derebaşı

O percurso do 1º dia de Trabzon até à paragem nocturna em Elâzığ começou por percorrer a estrada D915, através de plantações de chá, subindo depois até aos Montes Pônticos, no que foi o 1º grande desafio para máquinas e condutores. Foram cerca de 106 km ao volante, por estradas de extrema dureza, com 29 íngremes curvas, sem qualquer sinalização ou rails de protecção, acompanhadas por um repetitivo murmúrio de “não olhes para baixo” soprado pelas suas escarpas vertiginosas.

Felizmente que o novo Mazda CX-60 encontra-se equipado a preceito para inspirar confiança nestas condições mais extremas, destacando-se, nomeadamente, o inovador Mazda Driver Personalization System, que permite um correcto ajuste ao banco do condutor, aos retrovisores e à altura do volante, proporcionando-lhe a melhor posição de condução possível, extremamente essencial quando é preciso saber, sempre e com a mais perfeita exactidão, o que se encontra à nossa volta.

A caravana no Karanlık Kanyon — Source: Mazda
A caravana no Karanlık Kanyon — Source: Mazda

A zona mais perigosa dos percursos de terra ali percorridos são as Curvas de Derebaşı, um trajecto de pouco mais de 5 km de tortuosas estradas estreitas, repletos de rochas e de cascalho, numa ascensão pela lateral do Monte Soğanlı que inclui 13 muito apertadas curvas em “U”.

Essa subida com mais de 300 metros em altura não dá lugar a erros, em especial quando algumas dessas suas curvas são tão apertadas que não podem ser descritas numa única manobra. No processo de inversão de um SUV à beira de um precipício, condutor e passageiros ficarão gratos pela visão panorâmica proporcionada pelo 360° View Monitor com See Through View do CX-60.

É uma experiência intensa, mas facilitada pelo relaxante e confortável interior do Mazda CX-60, permitindo ao condutor concentrar-se, sem distracções, na complicada tarefa que tem em mãos. Uma vez no topo, uma rápida paragem permite admirar as vistas deslumbrantes da montanha, num ponto alto de um dia em que a condução continuou depois rumo a Bayburt, então por bem mais agradáveis estradas pavimentadas, até se chegar ao hotel, em Elâzığ.

MAZDA CX-5 — Source: Mazda
MAZDA CX-5 — Source: Mazda

Explorando a Stone Road ao volante do Mazda CX-5

No início do segundo dia, Elâzığ foi deixada para trás, com a caravana a seguir para noroeste, num cenário montanhoso de múltiplos quilómetros do interior da Turquia. Desfrutando do conforto do seu banco, o condutor do Mazda CX-5 adopta o seu próprio ritmo, varrendo as estradas de encosta com enorme facilidade.

Com a aproximação a Kemaliye, a paisagem foi-se estreitando, à medida que a estrada descia para correr paralelamente ao Rio Eufrates, que flui livre através do Karanlık Kanyon. Foi uma oportunidade para desfrutar do comportamento dinâmico deste SUV familiar, auxiliado por um conjunto de tecnologias inteligentes, como o sistema G-Vectoring Control Plus da Mazda, que incrementa a estabilidade em curva.

MAZDA CX-60 — Source: Mazda
MAZDA CX-60 — Source: Mazda

Mas foi o percurso seguinte desta ímpar jornada que colocou à prova a viatura e o seu condutor, a Stone Road, com apenas 8,6 km de extensão, em terra e estreita, tendo, nalgumas secções, uma largura inferior a dois metros, tantos quanta a altura de alguns dos seus 38 túneis escavados na rocha. Foi uma prova de tenacidade de uma estrada cuja construção arrancou em 1870 e que apenas se viu concluída mais de 130 anos mais tarde, em 2002!

Pode não contar com as quedas vertiginosas das Curvas de Derebaşı, mas a Stone Road é desafiadora o suficiente para que tenhamos que manter as duas mãos firmemente no volante. Escarpas íngremes, por vezes verticais, estão voltadas para cima — e, ocasionalmente, sobre a própria viatura — enquanto as águas opacas do rio que corre mais abaixo são um constante lembrete do risco associado a um potencial erro.

O controlo é tudo, aqui entrando em acção o sistema i-Activ All-Wheel Drive do Mazda CX-5, nomeadamente através dos 27 sensores que monitorizam, constantemente, a estrada e as condições de condução, controlando a distribuição do binário entre as rodas dianteiras e as traseiras, para melhorar a aderência e a tracção, mesmo em superfícies soltas ou escorregadias, como as desta Stone Road.

MAZDA CX-5 — Source: Mazda
MAZDA CX-5 — Source: Mazda

Uma vez ultrapassadas as suas dificuldades, restava pela frente a viagem para oeste, até ao local de chegada em Ürgüp, na Capadócia. Viagens mais longas como esta tornam-se ainda mais agradáveis pelo avançado sistema de conectividade do CX-5, integrando ligações às plataformas Apple CarPlay e Android Auto, bastando simplesmente escolher a sua música favorita para se fazer acompanhar da banda sonora ideal, para uma condução memorável.

À semelhança dos anteriores, esta “Mazda Epic Drive — Turquia 2022” revelou-se uma experiência inesquecível, em que a beleza natural e as estradas deslumbrantes deste país se viram reforçadas pelas ímpares características dos modelos Mazda CX-60 e Mazda CX-5, garantes de conforto, capacidade e confiança.