ECO RACE MERCEDES-EQ

ECO RACE MERCEDES-EQ

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

O JORNALSTRADA PARTICIPOU NA ECO RACE MERCEDES-EQ PROMOVIDO PELA SOC. COM. C. SANTOS

Autonomia estimada do EQA 250, SUV da Mercedes-EQ, a marca de veículos 100% elétricos do Mercedes-Benz Group, foi superada na prova de consumos. O modelo tem uma autonomia anunciada de 426 km e os consumos registados permitiriam superar aquela distância em 11,5% e chegar aos 475 km.

Ao contrário de outras provas, as corridas de consumos não têm como objetivo ser-se o mais rápido (embora houvesse um tempo mínimo para cumprir a prova), mas o mais eficiente em termos energéticos. Nos dias 4 e 5 de maio, três equipas (compostas por um jornalista, sendo que Giancarlo Terrassan participou em representação do Jornalstrada e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos) fizeram, aos comandos de um Mercedes EQA 250, a ligação entre as três instalações do concessionário Mercedes-Benz: na Maia-Aeroporto, na Avenida da Boavista (Porto) e em Felgueiras.

A caravana do Eco Race Mercedes-EQ à passagem em frente da Sociedade Comercial C. Santos na Avenida da Boavista — Source: SCCS

O objetivo era percorrer os 142 km do percurso definido pela Sociedade Comercial C. Santos com menores consumos de energia. O percurso Maia-Boavista-Felgueiras era o mais longo (85 km) e com mais estradas nacionais e municipais, sendo também mais técnico, com bastantes curvas e inclinações mais fortes. Já o percurso entre o Monte de Santa Quitéria, em Felgueiras, e a Maia-Aeroporto (57 km) privilegiava as autoestradas. Isso mesmo notou-se nos tempos, com a viagem da manhã a ser percorrida em 2h15m (o tempo limite era de 2h30) e o regresso em cerca de 50 minutos (o tempo limite era de 1h15). De referir que, além de limites de tempo, as equipas também eram obrigadas a manter uma velocidade de patamar mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais.

O condutor 1 de cada equipa conduziu entre a Maia-Aeroporto e a Boavista, enquanto o condutor 2 assegurou a ligação a Felgueiras. No regresso às instalações-sede da Sociedade Comercial voltou a conduzir o condutor 1.

A caravana do Eco Race MB-EQ à passagem em frente da Sociedade Comercial C. Santos em Felgueiras — Source: SCCS

Consumos de excelência

A equipa de Giancarlo Terrassan, do jornalstrada, teve o melhor desempenho no dia 5 de maio. A dupla percorreu os 142 km da prova com uma média de apenas 14 KWh/100, o que, tendo em conta os 66,5 KWh de capacidade de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio do Mercedes EQA 250, seria suficiente para uma autonomia total de 475 km, um número 11,5% superior aos 426 km anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP). Aliás, todas as equipas do segundo dia da ação conseguiram consumos que lhes permitiram, em teoria, ultrapassar os 426 km de autonomia.

A equipa vencedora do dia 4 de maio, da Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos registou um consumo de 15,9 KWh/100, o que colocaria a autonomia total muito próxima dos valores anunciados pela Mercedes-EQ.

Finda a ação, o balanço é positivo. «A Eco Race Mercedes-EQ by Soc. Com. C. Santos foi bem-sucedida. Além do convívio entre participantes, foi possível comprovar que os automóveis 100% elétricos já são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias superiores à média da maioria dos automobilistas europeus. Esta é, recorde-se, de acordo com o Eurostat, inferior a 20 km diários», refere o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.

A caravana do Eco Race Mercedes-EQ na autoestrada — Source: SCCS

A estatísticas mais recentes do Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, podem ser consultadas aqui. A quilometragem média diária, em concreto, está aqui.

EQA lançado em abril de 2021

Lançado em abril de 2021, o EQA é o modelo de entrada na gama de modelos totalmente elétricos da Mercedes-EQ. Este SUV elétrico é proposto nas versões EQA 250 (190 cv) e EQA 350 4MATIC (292 cv). Os tempos de carregamento do EQA 250 variam entre as 5h45 numa wallbox ou num posto de carregamento público (corrente AC com uma potência de pelo menos 11 kW, com intensidade de corrente de 16 A por fase) e os 30 minutos para uma carga de 10% a 80% num posto de carregamento rápido de corrente DC com uma tensão de rede de 400 V e uma intensidade de corrente de pelo menos 300 A. Este carregamento ultrarrápido permite recuperar em 30 minutos mais de 300 km.

Comentários