BUSWORLD TURKEY 2022

BUSWORLD TURKEY 2022

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

Source: Busworld Turkey

Table of Contents

SUCESSO RENOVADO

A Busworld Turkey, organizada pela Busworld e pelo seu parceiro turco, HKF Trade Fairs, concretizou o 9º salão de autocarros, no Istanbul Expo Center.

O “novo normal” acabou por ser um novo começo de muito sucesso para as exposições em geral e a Busworld Turkey foi um dos casos. Em comparação com a edição anterior, de março de 2020, pouco antes da pandemia, este evento teve uma maior dimensão quer em número de expositores, mas também de visitantes nacionais e estrangeiros.

Corte da fita inaugural — Source: Busworld Turkey

No total, a feira contou com 183 expositores, um crescimento de 43% em relação a 2020, ocupando um espaço de pavilhões (12.500 m2). Os construtores turcos como a Anadolu Isuzu, Karsan, Otokar, BMC, Güleryüz, Mapar, Ilesbus, Bur-Can, Buskar, Erener, Erduman, Eşref Karoser, Gürsözler e Harputlu. Pela primeira vez, a Busworld Turkey também recebeu a IVECO BUS para o relançamento de sua marca na Turquia após 15 anos.

Embora ainda com a presença de alguns autocarros a diesel, a mudança para a versão de elétricos foi muito notória. Apesar de a Turquia ainda não estar pronta para a era dos veículos elétricos devido à falta de infraestruturas, não impede os fabricantes turcos de já estarem a produzir e exportar veículos elétricos para o resto do mundo.

A IVECO BUS apresentou três veículos: os modelos Streetway CNG lançado para o mercado turco,  o Crossway e o E-Way.

A Anadolu Isuzu exibiu a versão de combustível alternativo, movido  a CNG, o NovoCITI Volt totalmente elétrico, o Grand Toro (vencedor do prémio design award BigSEE 2021) e os modelos Novolux e Citiport 12.

A Otokar expôs 5 veículos: O e-Kent articulado de 18,75m com motor Voith e baterias Webasto e aproveitou este evento para fazer a sua estreia mundial.

Stand da Allison — Source: Busworld Turkey

A Karsan apresentou a sua gama completa de e-vehicle com 5 modelos: e-JEST (6 m), e-ATAK (8 m) e e-ATA (10 m, 12 m e 18 m). A empresa com a sua estratégia e-Vision pretende posicionar a Karsan entre os 5 melhores players de autocarros elétricos na Europa.

A Mapar, que vende, revende e remodela autocarros e camiões da MAN e da Temsa, mostrou desta vez a sua gama Temsa.

A Güleryüz também apresentou o seu autocarro elétrico, o Ecoline Electric e o Panora Open Top, destinado ao turismo.

Os construtores de carroçarias Erener, Erduman, Bur-Can, mostraram as suas mais recentes criações construídas sobre chassis IVECO e Mercedes-Benz Sprinter.

Por último, mas não menos importante, os típicos minibus de luxo turcos chamaram a atenção dos visitantes, pela sua qualidade e explendor.

Relativamente a empresas de serviços e outros produtos continuam a ser uma presença assídua nos eventos da Busworld, a Allison Transmission, ZF, Voith, Webasto, Fogmaker.

Stand da ZF — Source: Busworld Turkey

Vincent Dewaele, Director da Busworld International, demonstrou a sua satisfação e entusiasmo: «Depois de dois longos anos, finalmente estamos de volta ao campo, exatamente onde pertencemos. Foi extremamente gratificante vivenciar as reações de todos os participantes e ver o quanto ficaram satisfeitos por se reencontrarem pessoalmente. Grandes sorrisos em todos os lugares. Claramente, as feiras estão de volta com mais força do que nunca, porque as pessoas precisam conhecer pessoas pessoalmente para fazer negócios».

Comentários