BIBLIOTECA ITINERANTE — 1ª VIAGEM

BIBLIOTECA ITINERANTE — 1ª VIAGEM

Nuno NUNO

ALDEIAS DO XISTO SÃO O PRIMEIRO DESTINO DA BIBLIOTECA ITINERANTE, DE 6 A 10 DE MAIO

Inicia-se hoje a primeira das quatro viagens programadas pelo Jornalista e Escritor João Ferreira Oliveira, no âmbito da iniciativa “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país”, com que pretende proporcionar às populações de um Portugal mais recôndito o acesso a livros e a histórias que lhes irão ser contadas, num intercâmbio cultural com as gentes locais.

Imagem de marca, por excelência, das Bibliotecas Itinerantes portuguesas, o Citroën HY de outrora passa, agora, esse testemunho a um dos seus descendentes – o Citroën Jumper – unidade que terá este contador de histórias ao volante, rumando a um Portugal distante das grandes cidades, recheada de livros.

CITROËN Jumper/Biblioteca Itinerante — Source: Citroën

Aldeia de Figueira, Aldeia das Sarzedas, Aldeia de Cerdeira, Aldeia de Fajão e Aldeia de Janeiro de Cima são os destinos selecionados nesta primeira viagem.

Entregas de livros a quem deles necessita, sessões de leitura ao ar livre, no centro das aldeias, em escolas ou em locais emblemáticos, nas suas praças, e trocas culturais. Serão estes os acontecimentos que, numa vertente cultural bastante abrangente, irão decorrer a partir de amanhã, quando o Citroën Jumper com as cores da “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país” chegar ao seu primeiro destino, a Aldeia de Figueira, localidade remota do concelho de Proença-a-Nova, integrada nas denominadas Aldeias do Xisto.

Nesta primeira de quatro viagens, tal como nas restantes, as histórias serão contadas por João Ferreira Oliveira, autor e impulsionador deste projeto cultural. Saindo hoje (6 de maio) de Lisboa, o primeiro périplo aponta o Citroën Jumper com as cores da “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país” às Aldeias do Xisto, sendo a Aldeia de Figueira, em Proenca-a-Nova, o primeiro dos destinos, para que, logo pela manhã do dia seguinte, o contador de histórias se possa encontrar com o bibliotecário da aldeia, também ele condutor habitual de uma Biblioteca Itinerante.

João Ferreira Oliveira no interior da CITROËN Jumper — Source: Citroën

Depois e, entre muitas recolhas de imagens e de testemunhos, o dia continuará com uma visita ao forno comunitário local, antecipando nova viagem rumo à Escola da Aldeia das Sarzedas, em Castelo Branco, onde à tarde haverá uma sessão de histórias contadas.

No dia seguinte (sábado, dia 8) as atividades arrancam na Aldeia de Cerdeira, na Lousã. À tarde haverá nova sessão de leitura de contos, desta feita na Aldeia de Fajão, na Pampilhosa da Serra, convidando-se miúdos e graúdos a lerem, eles próprios, secções de “Os Contos de Fajão”, publicação sobre a terra. Já à noite, aproveitando-se o facto de as Aldeias do Xisto serem um destino “Dark Sky” conjugar-se-á – assim que a meteorologia o permita – a luminosidade da noite com a literatura.

A viagem continuará no domingo (dia 9), ligando a Aldeia de Fajão e a Aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão. Na segunda-feira (dia 10), o último dos cinco dias desta primeira “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país”, está agendada uma visita à Escola de Janeiro de Cima, para nova sessão de leitura de histórias aos mais novos.

João Ferreira Oliveira ao volante da CITROËN Jumper — Source: Citroën

A Citroën apoia este projeto de João Ferreira Oliveira. Uma das razões prende-se com as Bibliotecas Itinerantes originais da Gulbenkian, que se fizeram com recurso a um ícone da marca e da indústria, o célebre Citroën HY, de que a nova Biblioteca Itinerante Citroën Jumper é herdeiro, num legado de que se orgulha.

Uma vez cumprida esta primeira viagem pelas Aldeias de Xisto (6 a 10 de maio), seguir-se-á a Rota da Terra Fria, na região de Trás-os-Montes, (12 a 16 de maio), outra ao Alentejo Interior e, finalmente, ao Algarve Interior. São quatro destinos bem distintos, mas com algo em comum: a troca cultural permitida por tudo o que os livros encerram, contando-se histórias.

O acompanhamento online das viagens pode ser feito aqui:  https://www.instagram.com/viagem_ao_interior

Acrescente-se que todos estes encontros terão lugar com o total cumprimento das regras sanitárias em vigor.

Comentários