BIBLIOTECA ITINERANTE — VIAGEM DUPLA

BIBLIOTECA ITINERANTE — VIAGEM DUPLA

Nuno NUNO

BIBLIOTECA ITINERANTE CITROËN JUMPER EM ROTA DUPLA PELO INTERIOR DO ALENTEJO E DO ALGARVE

A Biblioteca Itinerante Citroën Jumper está a caminho das duas últimas viagens definidas para este primeiro périplo cultural da “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país”, que desde o início de maio visita gentes e aldeias de Portugal que ficam fora das habituais rotas das viagens e da cultura.

Depois de uma viagem às Aldeias do Xisto, pelas Beiras, e à Rota da Terra Fria de Trás-os-Montes com a Biblioteca Itinerante carregada de livros e de histórias para contar, segue-se agora uma dupla viagem ao interior sul, por aldeias do Alentejo e Algarve.

CITROËN Jumper Biblioteca Itinerante — Source: Citroën

Todas as deslocações da “VIAGEM ao INTERIOR” estão subjacentes a um mesmo conceito: o de proporcionar às populações de diferentes aldeias do interior o acesso a livros e a histórias, contadas por João Ferreira de Oliveira, autor e jornalista, que, ao volante de uma Citroën Jumper, transformada em Biblioteca Itinerante, tem viajado por um Portugal quase esquecido, praticamente votado ao abandono em termos de promoção da cultura.

Das quatro viagens que compõem a iniciativa, duas das quais completadas na primeira quinzena de maio – a primeira às Aldeias do Xisto, na região centro de Portugal, para dias depois a bússola apontar agulha mais a norte, à Rota da Terra Fria – João Ferreira Oliveira, autor e impulsionador do projeto, irá agora conduzir a Biblioteca Itinerante numa dupla viagem a realizar entre os dias 26 e 30 de maio, que junta dois destinos – Alentejo Interior e Algarve Interior.

«Até ao momento já oferecemos cerca de 300 livros, pelo que a carrinha começa a ficar cada vez mais vazia, mas ainda há mais de duas centenas para oferecer nesta última dupla viagem, até porque são muitas as pessoas que também ofereceram livros ao nosso projeto.», afirma João Ferreira de Oliveira. «Vamos, assim, continuar a ler histórias e a visitar diferentes locais, a ir ao encontro das pessoas e a oferecer livros, ajudar a combater as assimetrias e, ao mesmo tempo, retratar e dar a conhecer o trabalho de quem cumpre esta missão diariamente.  Para além de três encontros que considero obrigatórios, em Sousel, no Redondo e em Castro Marim, nesta viagem a sul irei parar em locais que, na altura, considere pertinentes e que, naturalmente, cumpram com os objetivos do projeto, continuando a encontrar-me, aqui e ali, com as populações, lendo e distribuindo livros, mas também recolhendo os seus testemunhos.», acrescenta João Ferreira de Oliveira.

CITROËN Jumper Biblioteca Itinerante — Source: Citroën

Transportando consigo novo conjunto de títulos, não só exemplares doados por diversas editoras portuguesas, mas também por portugueses anónimos que, assim, quiseram dar o seu contributo ao projeto, a Biblioteca Itinerante Citroën Jumper sai amanhã – quarta-feira (26 de maio) – para a estrada. No programa, e entre inúmeras visitas a escolas, estão previstos três encontros com profissionais de referência nesta área, nomeadamente em Sousel, com Afonso Cruz, escritor, músico, ilustrador e um grande viajante, há muitos anos radicado no Alentejo, seguindo-se o acompanhamento de um dia de trabalho de Bento Ramires, da Biblioteca Itinerante do Redondo, um dos dois antigos bibliotecários da Fundação Calouste Gulbenkian, profissional que ainda hoje se mantém empenhado nesta distinta atividade. Já no Algarve, a Biblioteca Itinerante Citroën Jumper irá encontrar-se com a suacongénere de Castro Marim, dando visibilidade e recolhendo histórias deste serviço que nasceu durante a atual pandemia.

Comentários