BIBLIOTECA ITINERANTE — 2ª VIAGEM

BIBLIOTECA ITINERANTE — 2ª VIAGEM

NUNO

BIBLIOTECA ITINERANTE CITROËN JUMPER EM VIAGEM PELA ROTA DA TERRA FRIA, ENTRE 12 E 16 DE MAIO

Terminada a primeira das quatro viagens da iniciativa “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país”, que levou a Biblioteca Itinerante até às Aldeias do Xisto, segue-se o segundo périplo do jornalista e escritor João Ferreira Oliveira, que agora aponta ao horizonte das aldeias de Trás-os-Montes, na envolvente da denominada Rota da Terra Fria.

Tal como na primeira viagem, ali se proporcionará a diferentes populações o acesso aos livros e às suas múltiplas histórias, que irão ser contadas pelo próprio às gentes locais, oferecendo-se uma vez mais exemplares dos livros que a biblioteca Citroën Jumper transporta consigo, títulos doados por diversas editoras portuguesas.

CITROËN Jumper — Source: Citroën

Após a viagem às Aldeias do Xisto, que decorreu entre os dias 6 e 10 de maio, João Ferreira Oliveira, o autor e impulsionador da “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país”, irá levar a Biblioteca Itinerante à denominada Rota da Terra Fria, no extremo interior norte de Portugal, região de Trás-os-Montes, entre os dias 12 e 16 de maio.

Dessa viagem inaugural, de «cinco dias bastante intensos, com dezenas de histórias contadas e perto de uma centena de livros oferecidos», o autor e jornalista traz imensas memórias, mas principalmente a satisfação de ter cumprido com a grande maioria dos objetivos delineados. «Correu muito bem, quer entre a camada mais jovem, que se mostrou mais acessível ao projeto, quer entre a população de mais idade, que gradualmente conquistámos com a nossa Biblioteca Itinerante, nos diversos pontos em que parámos e onde lemos inúmeras obras», refere.

«Visitei e contei histórias nas Escolas de Sarzeda e de Janeiro de Cima, estive nos largos das aldeias e até junto ao adro da igreja da Aldeia do Fajão, locais onde as pessoas se iam aproximando, umas porque sabiam da nossa presença, fruto da dinamização das respetivas juntas de freguesia, ou por simples curiosidade, durante um qualquer passeio que estivessem a dar

CITROËN Jumper — Source: Citroën

Na estrada a caminho da Rota da Terra Fria transmontana

A segunda deslocação, das quatro planeadas por esta iniciativa, arranca esta tarde (12 de maio) de Lisboa, com a longa maratona a fazer-se rumo a Trás-os-Montes, com a Biblioteca Itinerante Citroën Jumper de novo recheada de livros e respetivas histórias.

Amanhã, quinta-feira, pelas 15h00, terá lugar uma sessão de leitura, na Biblioteca Municipal Trindade Coelho (vulgo Biblioteca de Mogadouro), para cerca de seis dezenas de alunos do ensino básico. Este importante equipamento cultural da região foi recentemente eleito como “A mais bela biblioteca municipal do país”, no âmbito de um concurso promovido através do Facebook pelo fórum BibliotecAtiva.

João Ferreira Olivera a contar numa sessão de leitura — Source: Citroën

Na programação de sexta-feira destaca-se um encontro com a Lérias - Associação Cultural, em Palacoulo, Miranda do Douro, grupo que, entre outros, se dedica ao trabalho de e com objetos tradicionais, estando previsto um encontro com jovens estudantes do dialeto mirandês. No dia seguinte (sábado), João Ferreira de Oliveira irá encontrar-se com responsáveis da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), numa nova ponte entre literatura, património e paisagem. À noite haverá nova sessão de leitura no Centro Cultural de Vinhais, para no domingo, sem que haja um programa pré-definido a seguir, a Biblioteca Itinerante se deslocar pelas estradas da Serra de Montesinho, por Ribadouro e pelas denominadas Aldeias Fronteiriças, antes do regresso a Lisboa, no final do dia.

Uma vez cumprida esta segunda viagem à Rota da Terra Fria, iniciar-se-ão os preparativos para, na última semana de maio, a Biblioteca Itinerante Citroën Jumper, herdeira do icónico Citroën HY, modelo que, em tempos idos, desempenhou este mesmo papel, partir para as duas excursões finais desta primeira fase do projeto “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país” a que a Citroën se associou. A dupla viagem far-se-á ao Alentejo Interior e, depois, ao Algarve Interior, completando os quatro destinos distintos, que têm em comum a troca cultural permitida por tudo o que os livros encerram.

João Ferreira Olivera numa das escolas — Source: Citroën

O acompanhamento online das viagens pode ser feito aqui:  https://www.instagram.com/viagem_ao_interior.

Comentários