AUTOCARROS ELÉCTRICOS

AUTOCARROS ELÉCTRICOS

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

A OTOKAR APRESENTOU A NOVA GAMA DE AUTOCARROS ELÉCTRICOS NA BUSWORLD TURKEY 2022

A Otokar, empresa líder do mercado de autocarros na Turquia, com representação em 50 países, em todo o mundo, especialmente na europa, apresentou na Busworld Turkey 2022 a sua gama de veículos elétricos que vão desde os 6 m a 19 m de comprimento. As novidades em destaque foram os modelos CENTRO de 6 m e o bus e-KENT articulado de 19 m.

Kerem Erman, Commercial Vehicles Deputy General Manager da Otokar, fez uma exposição sobre a marca e destacou: «a Otokar foi pioneira na Turquia ao introduzir o primeiro autocarro híbrido, bem como o elétrico e smart bus. Estamos agora a marcar a diferença com os autocarros elétricos. Centenas de autocarros Otokar circulam pelo mundo fora e já temos veículos a utilizar combustível alternativo, por isso estamos orgulhosos em registar o sucesso da nossa história, expandindo a família de autocarros elétricos, com os novos veículos articulados de 6m e 19 m».

«A Otokar tem mantido a sua posição de líder no mercado da Turquia há 13 anos consecutivos com soluções ajustadas às necessidades dos clientes. Depois do lançamento do veículo elétrico de 12 m, desenvolvemos o articulado e-KENT e o e-CENTRO do segmento de 6 m, especialmente para o mercado europeu.  Estes autocarros elétricos estarão brevemente a circular pelas estradas da europa», acrescentou Kerem Erman.

Dada a importância cada vez maior de emissões zero na europa, «Os municípios e operadores de autocarros têm vindo a aumentar a sua preferência pelos veículos elétricos, especialmente nas cidades, em prol de melhor ambiente e redução de ruido. Para além disso, ao escolherem veículos silenciosos e com emissões zero, também há uma procura por transportes com maior capacidade de passageiros por forma a manter o menor custo de operação — total cost of ownership (TCO) —, fatores que temos sempre em consideração quando produzimos uma nova gama de autocarros elétricos. Graças aos longos anos de experiência em autocarros, know-how em combustíveis alternativos e a nossa capacidade de engenharia, criámos a gama de produtos ideais para fazer face às necessidades do futuro».

Otokar e-CENTRO — Source: Busworld Turkey

O autocarro electrico compacto: e-CENTRO

O tamanho compacto do e-CENTRO torna-o num produto amigo do ambiente, uma solução acessível para regiões históricas e áreas de turismo em cidades com estradas estreitas e zonas com restrição de emissões.

O e-CENTRO está disponível em dois comprimentos de 6 e 6,6 m. Com um motor elétrico de potência máxima de 200 kW e binário máximo de 1.200 Nm, o e-CENTRO de 6,6 m tem baterias Li-ion NMC de 110 kW podem ser totalmente carregadas em apenas 1,5 horas, oferecendo uma autonomia de 200 km com uma única carga. O carregamento a bordo também está disponível.

Posicionar as baterias no piso inferior cria um interior amplo e espaçoso e permite que o autocarro transporte até 32 passageiros. O e-CENTRO tem um piso rebaixado, o que permite a facilidade de entrada e saída de pessoas com deficiência ou com carrinhos de bebé/cadeiras de rodas.

Otokar e-CENTRO — Source: Busworld Turkey

Electric Articulated Bus: e-KENT

A versão articulada do e-KENT destaca-se pela sua alta manobrabilidade, apesar de seu comprimento de 19 m. Além de poder transportar um número elevado de passageiros, o autocarro articulado também possui quatro portas de correr elétricas amplas para acesso fácil e rápido.

O e-KENT articulado apresenta-se com diferentes opções de capacidade de bateria, como 350, 490 e 560 kWh, para que as cidades possam selecionar a melhor solução dependendo de sua infraestrutura de carregamento. As baterias Li-ion NMC aumentam a agilidade do autocarro com opções de carregamento rápido e lento. O e-KENT articulado pode ser carregado na rede elétrica na garagem ou na estrada com o carregador pantógrafo.

Otokar e-Kent — Source: Busworld Turkey

CENTRO bus range

A Otokar também apresentou uma versão diesel da linha CENTRO pela primeira vez na Busworld Turquia 2022. A linha de produtos, destinada ao transporte público com diferentes opções de comprimento e layout, permanece fiel à linguagem de design da Otokar. Com a adição da linha CENTRO, agora inclui veículos de 6 m a 21 m.

A versão diesel de 6,6 m do Otokar CENTRO possui 11 bancos fixos e 6 rebatíveis e também tem capacidade para 14 passageiros em pé. Com um motor ecologicamente correto, em conformidade com os níveis de emissão Euro 6, o autocarro tem um bom desempenho nas subidas íngremes das cidades, oferecendo baixos custos operacionais para os operadores.

Comentários