APRESENTADO O NOVO MERCEDES-AMG SL

APRESENTADO O NOVO MERCEDES-AMG SL

Nuno NUNO

O NOVO MERCEDES-AMG SL AMG PRONTO A CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA NA SOC. COM. C. SANTOS

O Jornal Strada esteve presente na apresentação do novo Mercedes-AMG SL (R232) representante da 8ª geração do Mercedes-Benz SL (sendo o 300 SL Gullwing o da primeira geração), nas instalações da Sociedade Comercial C. Santos no Porto, perto do Aeroporto.

Grelha frontal do novo Mercedes-AMG SL — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

Renascido como um AMG, o novo SL regressa às suas origens com uma capota clássica e um carácter ainda mais desportivo. Para apresentar um modelo que promete continuar a escrever a história automóvel, até à manhã de 20 de maio, a Sociedade Comercial C. Santos reúne, em parceria com o Mercedes-Benz Club Portugal, todas as gerações no showroom da Maia-Aeroporto.

O regresso à capota em lona — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

O novo Mercedes-AMG SL (R232) acaba de chegar. Embora mantenha o espírito desportivo que sempre o caracterizou, o novo modelo é um luxuoso roadster de 2+2 lugares apropriado para uma utilização diária e pela primeira vez está equipado com um sistema de tração integral.

O recolhimento da capota do novo Mercedes-AMG SL — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Praticamente há 70 anos, um veículo desportivo era apresentado em Estugarda tornando-se imediatamente numa lenda. A visão de expandir o potencial da Mercedes-Benz através do desporto automóvel deu origem à produção do primeiro SL — um veículo de competição também com aptidão para circular na via pública. Logo após o seu lançamento em 1952, o 300 SL (designação interna de W 194) alcançou um sucesso nas pistas de corridas em todo o mundo.

Pouco espaço nos bancos traseiros do novo Mercedes-AMG SL — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

No seu primeiro ano, alcançou, entre outras, uma espetacular vitória com dobradinha na famosa prova de 24 Horas de Le Mans e conquistou até os quatro primeiros lugares na prova de Nürburgring Grand Jubilee Prize na categoria de veículos desportivos. Os seus sucessos rapidamente tornaram o SL uma lenda.

Interior do novo Mercedes-AMG SL, com destaque para o écran de 11,9 pol. — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

O bem-sucedido modelo de competição foi seguido em 1954 pelo modelo desportivo de produção 300 SL (W 198), que recebeu a designação de Gullwing (asas de gaivota) devido às suas portas invulgares. Em 1999, um júri composto por jornalistas da imprensa automóvel votou no modelo para ser eleito o “Automovel desportivo do século XX”. Outros destaques da história do modelo incluem o “Pagode” (W 113, 1963-1971), o R 107 (conhecido como Dallas), que foi fabricado durante 18 anos (1971-1989). Também o seu sucessor, o R 129, se destaca por ser considerado uma escultura automóvel devido ao seu atraente design. A sigla SL até hoje representou um dos poucos ícones automóveis genuínos no mundo.

Giancarlo Terrassan (Jornal Strada) ao volante do novo Mercedes-AMG SL — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

Todas as gerações do SL são especiais

Até à manhã de 20 de maio — à exceção do W198 Gullwing, um exemplar raro avaliado em cerca de dois milhões de euros, que apenas pôde ser apreciado na sexta-feira, dia da apresentação oficial — todas as gereções do Mercedes-Benz SL estarão em exposição (aberta ao público) na Sociedade Comercial C. Santos. Os cerca de 700 m2 do stand das instalações-sede deste concessionário Mercedes-Benz irão reunir mais de 70 anos de páginas de história de um dos mais marcantes automóveis da história.

A família SL na apresentação da nova geração — Source: Soc. Com. C. Santos

A Sociedade Comercial C. Santos, em parceria com o Mercedes-Benz Club Portugal e clientes e parceiros, reúne, no showroom da Maia-Aeroporto, exemplares de todas as 8 gerações do SL (mais informações sobre as várias gerações abaixo) produzidas até à atualidade, desde a W198 (esta apenas até dia 14) até à mais recente, em pleno lançamento, a R232. Poderão ser ainda apreciados exemplares das gerações W121 (190 SL), W113 (Pagode), R107, R230 e R231, que agora passa o testemunho à nova geração SL, modelo renascido como um Mercedes-AMG, que regressa às suas origens com uma capota clássica e um carácter ainda mais desportivo. Uma viagem no tempo, da década de 1950 até hoje, à espera de todos na Sociedade Comercial C. Santos.

Quatro gerações no exterior: W121, W113, R129 e R230 (da esquerda para a direita) — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

«O Mercedes-Benz Club Portugal está sempre pronto a colaborar com os concessionários oficiais Mercedes-Benz. É com grande satisfação que voltamos a dar o nosso contributo para fazer a ponte entre passado, presente e futuro da nossa marca», afirma Manuel Neves, presidente do Mercedes-Benz Club Portugal.

Os mais antigos da gama SL: W198, W121 e W113 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

«Um dos grandes capitais das marcas automóveis é a sua história. O SL é um dos modelos mais marcantes da Mercedes-Benz e da história automóvel e a nova geração tem tudo para prolongar esse legado. É excelente para a Sociedade Comercial C. Santos poder, com o apoio do Mercedes-Benz Club Portugal e de alguns clientes que nos cederam os seus automóveis, reunir todas as gerações», refere o relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.

Os mais recentes da gama SL: R107, R129, R230 e R231 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Mercedes-AMG SL: genética desportiva

Após uma evolução de várias décadas, da qual resultou um puro modelo de competição até um cabriolet desportivo luxuoso, o novo Mercedes-AMG SL estabelece agora mais um marco histórico. Combina a desportividade do SL original com o luxo exclusivo e a tecnologia avançada que caracterizam os modernos modelos Mercedes.

A traseira do novo Mercedes-Benz mais desportiva que nunca — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Os sistemas tecnologicamente avançados, como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização ativa antiadornamento, a direção do eixo traseiro, o opcional sistema de travões cerâmicos de elevado desempenho da AMG e o sistema DIGITAL LIGHT de série, com função de projeção, apuram o carácter desportivo do modelo. Em combinação com o motor AMG 4.0 litros V8 biturbo, isto resulta num elevado prazer de condução.

A tradicional saída de ar lateral com grelha cromada — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

Na qualidade de modelo luxuoso desportivo, a Mercedes-AMG SL em Affalterbach desenvolveu o SL de forma totalmente independente. Dois modelos com motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros marcam o arranque do lançamento de mercado, um com 476 cv (Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+) e outros com 585 cv (Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+). Mais tarde, chegará o Mercedes-AMG SL 43, um quatro cilindros 2.0 de 381 cv com turbo elétrico e tração às rodas traseiras.

Nuno Almeida (Jornal Strada) a experimentar o novo Mercedes-AMG SL — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Estamos perante um verdadeiro SL no que à performance diz respeito. Para se ter uma ideia, o Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+ acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, com uma velocidade máxima de 295 km/h (consumos médios de gasolina de 12,2 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 277 g/km). Ainda mais impressionante, o Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+ chega aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, com uma velocidade máxima de 315 km/h (consumos médios de gasolina de 12,5 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 282 g/km). Ambas motorizações têm caixa automática de nove velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT 9G.

Puxador exterior da porta — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

O SL 55 4MATIC+ está equipado de série com uma suspensão de aço AMG RIDE CONTROL recém-desenvolvida, com amortecedores de alumínio e molas helicoidais de baixo peso particularmente resistentes. Pela primeira vez, um modelo Mercedes-AMG SL produzido em série está equipado com um eixo dianteiro multi-link com cinco barras dispostas inteiramente dentro da projeção da jante. Isto permite melhorar significativamente a cinemática. No eixo traseiro, um conceito de cinco barras controla igualmente as rodas.

Pneu e jante desportiva — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

A inovadora suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização hidráulica ativa anticapotamento faz a sua estreia no SL 63 4MATIC+. A maior inovação: os elementos hidráulicos ativos substituem as barras mecânicas anticapotamento e compensam os movimentos de adornamento do novo SL em frações de segundo. O sistema permite o ótimo comportamento da direção e em situações de variação de carga, com características de condução típicas da AMG em termos de dinâmica, precisão e resposta às solicitações do condutor. Ao mesmo tempo, aumenta o conforto de condução em linha reta e em estrada de piso irregular.

O volante do novo Mercedes-Benz — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Pela primeira vez na sua longa história, o SL está equipado de série com direção ativa do eixo traseiro. Em função da velocidade, as rodas do eixo traseiro são direcionadas para o lado oposto (velocidade até 100 km/h) ou para o mesmo lado (velocidade superior a 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite desta forma um comportamento ágil e estável – características que são contrárias entre si sem a direção do eixo traseiro. Outras vantagens incluem a maior facilidade de controlo do veículo nos limites e o menor esforço na direção, pois a relação de transmissão da direção do eixo dianteiro é mais direta.

Conforto no dia a dia

Estes e outros equipamentos permitem ao novo Mercedes-AMG SL um comportamento dinâmico de exceção, mas também um conforto de condução sem precedentes no segmento.

O grande écran na consola central do novo Mercedes-Benz — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Este roadster de 2+2 lugares incorpora o prazer de um cabrio sem compromisso: criado para um desempenho desportivo, otimizado para os desafios da vida quotidiana. Com uma bagageira com entre 213 e 240 litros de capacidade suficiente para algumas utilizações do dia a dia, o modelo tem um banco traseiro fixo que oferece espaço para dois ocupantes adicionais com até 1,50 metros de altura ou, em alternativa, como um espaço de arrumação adicional de fácil acesso.

Interior da bagageira — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

O interior do Mercedes-AMG SL é caracterizado por acabamentos luxuosos e equipamentos inovadores. O display central de 11,9 polegadas com um efeito suspenso, pode ter a sua inclinação ajustada eletricamente de 12 a 32 graus, para evitar reflexos de luz quando a capota estiver aberta. O SL conta ainda com a mais recente geração de telemática NTG7.

Porta eléctrica da bagageira — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

A propósito de tecnologia, o sistema de informação e de entretenimento MBUX (de série) oferece uma seleção de vários estilos de exibição específicos e diferentes modos. Um dos vários destaques no interior do novo SL é o design escultural dos bancos desportivos AMG (de série, com regulação elétrica). Além disso, o AIRSCARF (de série) aumenta o conforto a bordo: o ar quente circula no habitáculo a partir das saídas de ventilação nos apoios de cabeça e envolve a zona em torno da cabeça e do pescoço do condutor e do passageiro dianteiro como um cachecol.

Source: Soc. Com. C. Santos

Comentários