89 E-ATAK PARA O LUXEMBURGO

89 E-ATAK PARA O LUXEMBURGO

Este artigo está também disponível em: en

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

KARSAN ENTREGA 89 AUTOCARROS ELÉCTRICOS NO LUXEMBURGO

Com a visão de ser “Um passo à frente no futuro da mobilidade”, a Karsan continua a ser um dos atores mais importantes da mobilidade elétrica na Europa.

A Karsan vendeu um total de 89 autocarros e-ATAK para 6 empresas diferentes, para operar nas linhas de transporte público urbano e intermunicipal no Luxemburgo.

Karsan ATAK — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Num evento em que o jornalstrada esteve presente, a Karsan completou a entrega de 76 veículos e até ao final de Julho passarão a estar em circulação os restantes veículos, o que significa que a Karsan terá a maior frota de midibus elétricos da Europa.

As vendas principais foram para as empresas Sales Lentz e Emile Weber, que lideram a transformação elétrica da cidade, as quais o jornalstrada teve oportunidade de visitar e ficar a conhecer a dinâmica destas empresas.

Karsan ATAK — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

A empresa Sales-Lentz em Bascharage, pioneira na transição energética, detém 120 e-buses de uma frota de 475 unidades. 13 fabricantes de autocarros elétricos estão representados na frota, mas após esta última aquisição, a Karsan representa a maior fatia.

Karsan ATAK — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

O grupo Voyages Emile Weber com um programa ativo de mobilidade elétrica, que remonta a 2009 com o slogan “empoweringMobility”, está moldando a mobilidade de amanhã: táxis elétricos, microbus e autocarros de linha estão a ser colocados ao serviço para substituir gradualmente a frota de veículos existente. O início do ano letivo de 2018 foi anunciado com o primeiro transporte escolar 100% elétrico em nome do Município de Bissen. Após uma fase de testes que se revelou bastante conclusiva, este projeto foi continuado e apresentado oficialmente a 31 de janeiro de 2019.

Karsan ATAK — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

O e-Atak estará em funcionamento em rotas intermunicipais e o governo de Luxemburgo tem como meta descarbonizar todas as linhas RGTR até 2030.

Karsan ATAK — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

A Karsan lançou nas ruas europeias 66 e-buses em 2019, 107 em 2020, 133 em 2021 e tem o objetivo de triplicar este último valor em 2022. O e-Jest e o e-Atak, apresentados em 2018 e 2019, deram seguimento à gama e-ATA, lançada no ano passado.

Karsan ATAK — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Durante a conferência de imprensa o CEO da Karsan, Okan Baş, referiu: «As perspectivas da Karsan coincidem com um país como Luxemburgo, que tem uma abordagem ambientalista, trabalha para reduzir a sua pegada de carbono e procura soluções para o problema do aquecimento global do mundo. Estou muito feliz em nome da Karsan em fazer parte da transformação elétrica e poder entregar uma frota tão grande de veículos elétricos para Luxemburgo».

Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Okan Baş realçou ainda que: «A Karsan, conseguiu abrir novos caminhos, realizando projetos importantes em mercados como Alemanha, Itália, Espanha, Bulgária e Lituânia. Após esta entrega de 89 unidades, a maior frota de veículos elétricos da Karsan estará a circular em Luxemburgo, depois da França e da Roménia. Os veículos elétricos da Karsan, estão disponíveis em 19 países em todo o mundo e em expansão noutros como a França, Roménia, Luxemburgo, Portugal, Itália, Espanha e Bulgária. A nossa frota de veículos elétricos Karsan, que atualmente conta com mais de 350 unidades, continua a prestar serviços nas estradas na Europa. Este ano será decisivo para entrarmos em novos mercados de exportação com os modelos elétricos e alcançarmos um crescimento triplo em comparação com 2021».

Karsan ATAK — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O concurso ganho no Luxemburgo resulta da cooperação entre a Karsan e o grupo HCI, que celebrou uma joint venture com a Karsan e representa a marca turca no mercado francês, Luxemburgo, Bélgica e Suíça.

Comentários