IVECO BUS ASSEGURA IMPORTANTE CONTRATO COM A ENTREGA DE 290 VIATURAS À TST
A IVECO BUS e a TST — Transportes Sul do Tejo S.A. estabeleceram, recentemente, um importante contrato que prevê a aquisição por parte da TST de 290 viaturas IVECO BUS e IVECO Daily, com veículos de diferentes tipologias que vão ao encontro do caderno de encargos e das necessidades das linhas que a TST irá operar a partir do próximo dia 1 de julho de 2022, data de arranque do serviço Carris Metropolitana, e por um período de 7 anos, o serviço de transporte público rodoviário nos conselhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
A formalização deste importante acordo aconteceu hoje, dia 24 de junho, às 10h00, num evento realizado nas instalações da BlueBiz Global Parques — Parque Empresarial da Península de Setúbal, onde estiveram presentes representantes das duas empresas, entidades oficiais e órgãos de comunicação social, entre outros convidados.
As 290 viaturas englobadas neste importante contrato dividem-se em 194 unidades do modelo Crossway LE 12M City Diesel Euro 6 STEP E, mais 25 unidades do modelo IVECO Crossway LE Line 12m Diesel Euro 6 STEP E e 17 outras do modelo Crossway LE 12M City CNG, lote que é complementado por 54 unidades DAILY 7,2 210 Cv Minibus Diesel (chassis IVECO 70C21 A8 CCP – EURO 6 STEP E).
Presentes no evento estiveram Paulo Pires (Managing Director da Arriva em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da TST) e Fernando Epifânio (Administrador de Operações da TST), ficando a representação da IVECO a cargo de Fabrizio Toscano (Business Diretor Ibérico da IVECO BUS) e Artur Oliveira (Diretor Comercial IVECO Bus para Portugal). Entre os convidados estiveram presentes autoridades dos transportes como a AMT, AML, a TML e o IMT, representantes dos municípios de Almada, do Seixal e de Sesimbra e, ainda, outros operadores de transportes como a Carris, a Fertagus e a AlsaTodi.
«A TST — Transportes Sul do Tejo S.A., ganhou um contrato para operar, por um período de sete anos, o serviço de transporte público rodoviário de passageiros na Área 3 da AML (Almada, Seixal e Sesimbra), com ligações a outros concelhos da AML, nomeadamente Setúbal, Barreiro, Moita e Lisboa. Para o efeito, a TST vai operar com uma frota total de 339 veículos, dos quais 290 são novos. Estas unidades, adquiridas à IVECO, têm vindo a ser entregues desde o início do presente ano. Hoje é feita, oficialmente, a receção destas viaturas, num parque de transição, na BlueBiz, e dentro de dias estarão todas, ao serviço dos Passageiros nos concelhos onde vamos operar», refere Paulo Pires, Managing Director da Arriva em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da TST.
«Este é o maior contrato de aquisição de frota que a TST alguma fez na sua história e tem por objetivo melhorar significativamente o serviço às populações, num projeto ambicioso, estruturante e de longo prazo. A TST tudo fará para ser o melhor operador da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente através da qualidade da sua frota, desempenho dos seus motoristas e restante equipa e com o compromisso de prestar um atendimento de excelência ao passageiro. Os profissionais da TST estão a ser formados para darem uma resposta exemplar neste tão esperado arranque do serviço Carris Metropolitana que acontece já no próximo dia 1 de julho de 2022, a bordo dos novos autocarros IVECO que hoje recebemos oficialmente», acrescenta Fernando Epifânio, Administrador de Operações da TST.
«É com imenso orgulho que somos o parceiro de excelência da TST neste projeto de enorme envergadura e que envolve a quase total reformulação da gama de autocarros deste operador, passando a incluir, na sua quase totalidade, um volume de 290 viaturas, das nossas duas marcas IVECO BUS e IVECO, respetivamente através dos modelos de autocarros Crossway, com motores diesel e a CNG, e dos minibus Daily com motores diesel, produto direcionado para zonas com maiores condicionamentos de acesso em termos de dimensões ou manobrabilidade. Este contrato representa, muito naturalmente, um reconhecimento às características de qualidade, fiabilidade, durabilidade e excelência dos modelos envolvidos, e que permitirão à TST aumentar a qualidade do serviço prestado nos conselhos de Almada, Seixal e Sesimbra», sublinha Sandra Resende, Diretora da IVECO em Portugal.
«Portugal é um país importante para a IVECO BUS e estamos realmente orgulhosos de entregar esta frota para operar na AML. Sentimo-nos honrados por a TST ter escolhido o modelo Crossway, que é produzido na maior fábrica de autocarros da Europa e, como é bem conhecido, é o líder indiscutível na Europa com mais de 50% da quota de mercado Intercity. Estamos certos de que a TST fez a escolha certa e todos os cidadãos dos concelhos abrangidos ficarão muito satisfeitos com o serviço prestado», acrescenta Fabrizio Toscano, Diretor Ibérico da IVECO BUS.
A tipologia de veículos adquiridos vai ao encontro do caderno de encargos e das necessidades das linhas que a TST vai operar, num conjunto de veículos Standard, Minis, de piso rebaixado, de classe II, a gasóleo e a GNC, com a mais avançada tecnologia, todos pintados em amarelo, com a marca “Carris Metropolitana”, instalados com pontos de carregamento de telemóvel, WiFi a bordo e sistema de informação ao passageiro e totalmente adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
O arranque do serviço Carris Metropolitana será feito faseadamente, com as novas linhas a entrarem em funcionamento a partir do dia 1 de julho e ao longo dos próximos meses, logo que os 170 motoristas que a TST tem em processo de formação se encontrem aptos a integrar as suas funções. O serviço que terá início a 1 de julho de 2022 será diferente do oferecido atualmente, com uma rede desenhada pela TML e pelas Câmaras Municipais envolvidas. As linhas da TST vão ter a numeração começada por 3. Haverá mais circulações do que as atuais, bem como novas linhas, a implementar gradualmente à medida que os motoristas concluam a sua formação, bem como alterações de rede, que a TST irá comunicar, permitindo, assim, que todos os Passageiros possam planear as suas viagens, com toda a informação disponível e sem disrupção.