A BUSWORLD EUROPE 2025 FOI UM ENORME SUCESSO SUPERANDO TODAS EXPECTATIVAS, AUMENTANDO OS EXPOSITORES E VISITANTES
Entre 4 e 9 de outubro de 2025, a Brussels Expo acolheu a Busworld Europe, o maior e mais internacional certame dedicado exclusivamente à indústria de autocarros. Depois de ter recebido mais de 40 mil visitantes profissionais em 2023, a edição deste ano superou todas as expetativas.
microbus autonómo — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A feira ocupou 82 mil m2 e contou com 553 expositores — um novo recorde que confirma o dinamismo do setor e o papel da Busworld como principal ponto de encontro mundial para fabricantes, fornecedores e operadores. Estiveram representadas todas as áreas da indústria, desde tecnologias de emissões zero e condução autónoma a software e soluções pós-venda.
Karsan e-ATAK autonómo — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Com 85 construtores presentes, o evento apresentou uma mostra sem precedentes de veículos urbanos, interurbanos, de longo curso, mini e VIP, incluindo várias estreias mundiais.
Karsan e-ATAK e OTOKAR e-CENTRO autonómos — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A feira abriu com grande destaque para a VDL, que apresentou o muito aguardado Futura 3, nova geração do seu autocarro de longo curso, capaz de reduzir o consumo de combustível até 15% graças a melhorias aerodinâmicas e de peso.
OTOKAR e-CENTRO autonómo — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A Otokar marcou presença com 5 veículos e anunciou o reforço da sua expansão na Europa Central e do Norte.
Okan Baş (CEO da Karsan) na frente do Karsan e-JEST — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Já a MCV, fabricante egípcio parceiro da Volvo Bus, lançou o C127 FC LE, o seu primeiro autocarro a hidrogénio, equipado com célula de combustível Ballard e motor central Voith.
Karsan e-ATA hydrogen — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Na Daimler Buses, Till Oberwörder apresentou o novo eIntouro, o primeiro interurbano 100% elétrico da marca Mercedes-Benz, com até 500 km de autonomia, além do eCitaro Fuel Cell e da gama Setra renovada.
VDL Futura 3 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A Karsan marcou forte presença, com o lema “Three Launches, One Vision”. A marca turca apresentou 3 estreias mundiais — o Autonomous e-JEST, e-ATA Hydrogen (desenvolvido em parceria com a Toyota) e o Karsan AI, o novo reflexo da sua visão para a mobilidade inteligente.
VAN HOOL — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
O destaque foi o Autonomous e-JEST, a versão autónoma do popular minibus elétrico e-JEST que, segundo Okan Baş (CEO da Karsan), este modelo representa «a transição do poder da eletricidade para a liberdade da inteligência», sendo um veículo totalmente operacional e preparado para transporte público urbano.
Mercedes-Benz eIntouro — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Equipado com motor BMW e autonomia até 260 km, o Autonomous e-JEST oferece conforto semelhante ao de um automóvel, suspensão independente e carregamento rápido em apenas 1h20. O sistema de condução autónoma de nível 4, integra 23 sensores — entre LiDAR, radar, câmaras e GNSS — para garantir condução segura com visão 360 graus.
Mercedes-Benz eCitaro fuel cell — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Além do novo minibus autónomo, a Karsan apresentou também o e-ATA Hydrogen, um modelo de 12 m com tecnologia de célula de combustível Toyota, capaz de percorrer até 600 km, e o Karsan AI, uma plataforma de inteligência autónoma que representa o próximo passo da marca rumo à mobilidade inteligente.
Gama Setra — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A Solaris apresentou o Urbino 10.5 Electric, compacto urbano com 97% de materiais recicláveis e autonomia para um dia completo de operação.
Solaris Urbino 18 hydrogen — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A Scania revelou a sua nova plataforma elétrica para autocarros, com autonomia até 650 km, fruto da parceria com a CaetanoBus.
Solaris Urbino 10.5 eletric — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A IVECO BUS levou 6 veículos, incluindo o novo G-WAY a biometano e o Crossway NF ELEC, recentemente premiado com o Sustainable Bus Award 2026.
Scania Caetano e.Levante HF — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A espanhola Indcar apresentou o e-Moby City e o Wing L 8.5, reforçando a aposta em minibus elétricos, enquanto a Temsa estreou o Avenue Neo, urbano elétrico compacto.
Scania Caetano e.Levante HF — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A MAN protagonizou uma das estreias mais aguardadas: o Lion’s Coach 14 E, primeiro autocarro de turismo 100% elétrico da marca, com até 650 km de autonomia e produção prevista para 2026.
Caetano H2.City GOLD 18 (hidrogénio) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Scania Touring HD LNG (Gás Natural Liquefeito) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Expansão global e novas marcas
O gigante indiano JBM mostrou o EcoLife E12, urbano elétrico de 12 m, enquanto a turca BMC apresentou o Procity+18 M EV, elétrico de 18 m com autonomia até 490 km.
Irizar i3 6×2*4 chassis Scania — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
A Irizar exibiu 2 novos autocarros 100% elétricos da sua gama “Efficient” — o Irizar ie bus de nova geração e o novo Irizar i3 Normal Floor, reforçando o compromisso da marca com a mobilidade sustentável e a descarbonização do transporte.
Gama Irizar — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
Com uma redução significativa de peso, maior autonomia e capacidade, ambos os modelos destacam-se pela eficiência energética, conforto, segurança e design inovador. O novo Irizar i3 Normal Floor oferece até 450 km de autonomia e mais espaço para bagagem, enquanto o Irizar ie bus incorpora melhorias em acessibilidade e eficiência, com consumo até 10% inferior à geração anterior.
IVECO Crossway ELEC — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A Irizar apresentou ainda os modelos i6S Efficient e i8, consolidando uma gama completa de soluções elétricas e multi-tecnológicas para diferentes tipos de operação. Imanol Rego (CEO da Irizar), sublinhou que o objetivo da marca é «acelerar o caminho para uma mobilidade limpa e livre de emissões».
IVECO G-WAY CNG (Gás Natural Comprimido) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Também marcaram presença: a Yutong com 4 modelos elétricos, a Marcopolo, com o novo Paradiso G8 1200 para o mercado europeu; a BYD, com os seus e-bus de 12 a 18 m; a Alfabus, com 3 modelos elétricos homologados para a Europa; a Higer, com a nova série V de autocarros elétricos; e a King Long, que estreou o MU12E, urbano de 12 m.
INDCAR e-MOBI CITY — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
A feira contou ainda com a estreia europeia da vietnamita VinFast, que apresentou os seus autocarros elétricos EB12 e EB8, marcando a entrada do país no mercado europeu da mobilidade elétrica.
TEMSA Avenue Neo — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Também os fornecedores de componentes e serviços tiveram grande destaque. A Eberspächer revelou novas soluções de climatização e gestão térmica, como as unidades AC138 EVO e AC135 para veículos de propulsão alternativa, o sistema Hydro Control e a plataforma digital “e-connected”.
MAN TGE Coach — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
MAN Lion’s Coach 14 E — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Durante a feira foi ainda lançada a Busworld Plaza, uma nova plataforma digital que complementa a edição presencial e reforça a ligação entre profissionais do setor ao longo do ano.
Wisdom Motor H2 (hidrogénio) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Marcopolo Paradiso 1200 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
JBM — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
BMC Procity +18 M — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
VinFast EB8 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
MCV C127 EV — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)