A PEUGEOT TRAZ O FUTURO DO AUTOMÓVEL A PORTUGAL NUMA APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA DO POLYGON CONCEPT, EM LISBOA
O futuro do automóvel está em digressão pela Europa e faz a sua paragem em Lisboa. Depois da sua estreia no Salão Automóvel de Bruxelas, o impressionante Peugeot Polygon Concept embarca numa digressão europeia para apresentar as características que definirão os futuros automóveis da marca, desde o design a elementos como o posto de condução Peugeot i-Cockpit e o volante, que muda completamente de configuração com o Hypersquare.
Esta antevisão dos veículos da próxima década vai estar em exibição nos dias 6 e 7 de fevereiro na Praça Central do Ubbo Shopping, na Grande Lisboa.
O Peugeot Polygon Concept rompe com todo o tipo de barreiras técnicas em dimensões compactas (menos de 4 m). É um verdadeiro banco de ensaios dinâmico, no qual são testadas e demonstradas diversas inovações que a Peugeot irá introduzir a partir de 2027, designadamente o revolucionário volante Hypersquare e a igualmente inovadora direção Steer-by-Wire.
Peugeot Polygon Concept — Source: Peugeot
O volante Hypersquare está associado à direção eletrónica steer-by-wire, deixando de existir uma ligação mecânica entre o volante e as rodas, passando o seu comando a ser 100% eletrónico. Esta tecnologia comprovada na indústria aeroespacial será proposta pela Peugeot num veículo de série a partir de 2027.
Para além da funcionalidade clássica de assistência à direção, o sistema inova ao adicionar uma variação da desmultiplicação da direção em função da velocidade. A baixa velocidade, para estacionar ou fazer inversão de marcha, o Hypersquare permite realizar todas as manobras com facilidade e rapidez, sem se tirar as mãos do volante nem dar várias voltas (nota: rotação máxima de 170° em cada sentido — um pouco menos do que uma volta completa — contra 3 voltas completas com um volante tradicional). A alta velocidade, basta um leve impulso no Hypersquare para alterar com precisão a trajetória do automóvel.
A combinação do Hypersquare com a tecnologia Steer-by-Wire proporciona, assim, uma reatividade e precisão excecionais a alta velocidade, um conforto inédito nas manobras e uma sensação única de hiperagilidade.
Peugeot Polygon Concept — Source: Peugeot
Além disso, a tecnologia Steer-by-Wire garante um “retorno” ideal da estrada, filtrando as vibrações não desejadas e transmitindo ao condutor a sensação útil para compreender bem as condições da estrada.
No Polygon Concept, o pára-brisas converte-se no ecrã. Sem ecrã no painel de instrumentos, todas as informações são ali projetadas, através de um painel de Micro-LED localizado atrás do Hypersquare. Esta inovação oferece uma experiência envolvente e única ao condutor, graças a um ecrã de dimensões excecionais: 24 cm de largura por 74 cm de altura, ou seja, o equivalente a um ecrã de 31 polegadas.
Quando está parado, esta tecnologia revolucionária de visualização faz a ligação entre o interior e o exterior do automóvel: os Micro-LED localizados atrás do Hypersquare são visíveis do exterior, permitindo difundir animações exclusivas do veículo.
Em condução, cada modo (Cruise, Fun e Hyper) personaliza o ambiente visual interior e exterior. As animações interiores e exteriores são harmonizadas e sincronizadas. A projeção no pára-brisas amplifica a sensação de condução em ligação com a estrada para uma experiência ainda mais envolvente.
Peugeot Polygon Concept — Source: Peugeot
Esta projeção, sob o olhar do condutor, maximiza a segurança, evitando distrair a sua atenção. A cor da iluminação interior e exterior pode ser selecionada através de um botão rotativo, que integra o seu próprio ecrã LED, exibindo também informações como a hora e a temperatura.
No Polygon Concept, os Micro-LED também dão forma à nova frente da Peugeot. As três garras da emblemática assinatura luminosa da marca são reinventadas numa disposição horizontal que reafirma, com força e audácia, a identidade da Peugeot, sublinhando a postura sólida do automóvel na estrada.
Além disso, um ecrã Micro-LED dedicado está integrado no pilar C do veículo, ao lado da entrada para carregamento. Este dispositivo permite visualizar o nível de carga do veículo a partir do exterior.
O espaço oferecido aos passageiros da frente também é otimizado por uma configuração personalizável do painel de instrumentos. Cada um poderá colocar os seus objetos favoritos, de acordo com o seu estilo de vida e necessidades, graças a suportes adaptados (telemóvel, auscultadores, boné, mochila, skateboard, etc.).
Peugeot Polygon Concept — Source: Peugeot
A sensação de espaço é ainda reforçada pela luminosidade excecional do habitáculo, com uma superfície vidrada aumentada, que permite a entrada máxima de luz natural (pára-brisas recuado para a frente e para baixo, ausência de pilar B).
O design revolucionário dos bancos combina uma estrutura impressa em 3D e uma espuma moldada numa única peça. Oferece a liberdade de criar formas inéditas e confortáveis e um design geométrico e simplificado que os bancos tradicionais revestidos a tecido não conseguem oferecer.
Os pneus Goodyear também incorporam a tecnologia inteligente avançada Goodyear SightLine, que fornece informações valiosas e em tempo real sobre o estado dos pneus e das estradas, reforçando assim a segurança, o desempenho e a conectividade. Graças ao Goodyear SightLine, este concept car reconhece automaticamente os pneus instalados, ao passar de uma configuração para outra. As informações apresentadas também são adaptadas ao modo de condução selecionado.
Depois da passagem por Lisboa, esta exposição itinerante prosseguirá pela Europa até ao mês de junho e permitirá ao público testemunhar, em primeira mão, as inovações revolucionárias que irão moldar a próxima geração de veículos Peugeot.