MERCEDES-AMG EQE SUV

MERCEDES-AMG EQE SUV

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

APRESENTADO PELA SOCIEDADE COMERCIAL C. SANTOS O NOVO MERCEDES-AMG EQE SUV EM V. N. GAIA

O Jornal Strada foi conhecer o primeiro SUV totalmente elétrico da Mercedes numa apresentação realizada pela Sociedade Comercial C. Santos nas instalações da WOW Galeria, localizada no Cais de Gaia.

O novo Mercedes-AMG EQE SUV, é o modelo mais versátil da gama de automóveis desportivos da Mercedes-AMG. Este luxuoso SUV consegue acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 3,5 segundos.

EQS SUV — Source: Soc. Com. C. Santos
EQS SUV — Source: Soc. Com. C. Santos

É possível identificar no design exterior e interior deste veículo os detalhes desportivos característicos da Mercedes-AMG. Está equipado com um interior versátil e com uma cadeia cinemática orientada para o elevado desempenho. Este veículo vem equipado com dois motores elétricos com potência total até 505 kW (685 cv) e sistema de tração integral totalmente variável, com suspensão pneumática, eixo traseiro direcionável e controlo de estabilidade específico da AMG, como o AMG RIDE CONTROL+, o sistema de amortecimento adaptativo, e o AMG RIDE CONTROL, sistema de controlo de estabilidade da carroçaria.

EQS SUV — Source: Soc. Com. C. Santos
EQS SUV — Source: Soc. Com. C. Santos

A potência desta gama no EQE 43 4MATIC corresponde a 476 cv enquanto no EQE 53 4MATIC+ chega até aos 687 cv, se estiver equipado com a função de potência suplementar disponível no pack AMG DYNAMIC PLUS. O sistema de tração integral totalmente variável da AMG Performance 4MATIC (EQE) ou 4MATIC+ (EQE 53), de série, permite que a potência dos motores seja totalmente transferida para o asfalto.

EQS SUV — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
EQS SUV — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

O 4MATIC+ (EQE53) não vem só equipado com o sistema de tração integral totalmente variável, mas também com todo o desempenho e dinamismo adicionais que representam o +. Tanto no 4MATIC como no 4MATIC+ o sistema distribui continuamente o binário entre os eixos dianteiro e traseiro em função da situação de condução, comparativamente a um sistema de tração integral mecânico, o sistema específico de uma cadeia cinemática elétrica assegura uma resposta significativamente mais rápida.

EQS SUV — Source: Soc. Com. C. Santos

O binário máximo varia entre 858 e 1000 Nm. Este é controlado por uma frequência de 160 ciclos por minuto e ajustado se necessário. A distribuição do binário está dependente do modo de condução selecionado, que neste caso se for selecionado o programa “Comfort” é dada ênfase à máxima eficiência, enquanto nos programas “Sport” e “Sport+” a distribuição do binário é realizada tendencialmente para o eixo traseiro, oferecendo assim uma maior dinâmica lateral.

Puxador retráctil — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
Puxador retráctil — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

O AMG RIDE CONTROL+ tem suspensão pneumática e sistema de amortecimento adaptativo. É constituído por uma suspensão independente de quatro braços no eixo dianteiro, suspensão independente multi-link no eixo traseiro, cada uma otimizada com suportes de roda específicos da gama AMG, braços de suspensão e barras estabilizadoras com rigidez superior. Esta tecnologia permite aumentar o conforto e também tornar a dinâmica de condução ainda mais desportiva.

EQS SUV — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
EQS SUV — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O sistema de travagem do Mercedes-AMG EQE SUV é constituído por travões com pinças de seis êmbolos e discos de travão de 415×33 mm no eixo dianteiro e travões com pinças de um êmbolo e discos de travão de 378×22 mm no eixo traseiro, e permite proporcionar desacelerações de primeira classe com uma elevada resistência ao desgaste e à fadiga.

Os novos modelos Mercedes-AMG EQE SUV estão equipados com uma potente bateria de 328 V, com uma capacidade de armazenamento de energia útil de 90,6kWh e é constituída por dez módulos com um total de 360 células do tipo bolsa.

MBUX Hyperscreen — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
MBUX Hyperscreen — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

A bateria tem uma elevada capacidade de carregamento; também é possível atualizar remotamente o sistema de gestão da bateria ao longo do ciclo de vida do modelo.

O Mercedes-AMG EQE SUV encontra-se equipado com um sistema de gestão térmica que também permite a redução dos tempos de carregamento. A temperatura deseja é alcançada com o auxílio do circuito de arrefecimento e de um aquecedor suplementar PTC (Positive Temperature Coefficient) integrado no circuito. Portanto, a função “Navegação com Inteligência Elétrica” permite que a bateria seja previamente aquecida ou arrefecida durante a condução, o que permite que alcance a temperatura ideal para um carregamento rápido.

Bagageira — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
Bagageira — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

É possível carregar a bateria com uma potência até 170 kW em postos de carregamento rápido com corrente contínua e com o carregador de bordo. Este luxuoso SUV desportivo pode ser carregado a partir da residência ou em postos de carregamentos públicos com uma potência de 22 kW com corrente alternada.

O condutor consegue também recuperar bateria através do sistema de recuperação eficiente de energia que pode atingir os 260 kW, é possível ajustar a intensidade de recuperação através das patilhas no volante e ainda receber assistência otimizada do Assistente ECO de acordo com a situação. Para conseguir recuperar energia, não é necessário pressionar o pedal do travão, já que com o Assistente ECO do EQE SUV consegue desacelerar automaticamente até à paragem quando deteta veículos à frente.

Banco traseiro — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Banco traseiro — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O sistema de Inteligência Elétrica consegue planear rapidamente um percurso rápido e conveniente, onde também inclui as paragens para carregamento, calculando antecipadamente a energia necessária para o trajeto. O sistema para o cálculo de energia necessária tem em conta diversos fatores como a topografia, o percurso, a velocidade de condução e os requisitos para aquecimento e arrefecimento da bateria.

A Mercedes dispõe ainda do serviço Mercedes Me Charge que permite aceder a mais de 500.000 postos de carregamento de AC e DC em 31 países, incluindo mais de 200.000 só na Europa, onde também é possível ver a previsão da disponibilidade dos postos de carregamento. Estão também incluídos 336 postos de carregamento rápido da rede IONITY, uma parceria da Mercedes-Benz com outras empresas.

Detalhes do novo EQE SUV — Source: Mercedes-Benz

Quando o condutor se aproxima de um posto de carregamento com o serviço Plug & Charge, o módulo de carregamento surge automaticamente, o pode começar a carregar a sua bateria de imediato.

Estes modelos podem ser opcionalmente equipados com MBUX Hyperscreen, que se encontra equipado com funções específicas da AMG e ainda display para o passageiro. Trata-se de um display em vidro curvo que se estende de um pilar da consola ao pilar oposto. Estão instalados três ecrãs atrás de uma única superfície de vidro que aparenta formar um só display.

Para quem prefere o modelo não equipado com o MBUX Hyperscreen, este é substituído por uma consola central ligeiramente diferente, a transição suave de três dimensões no compartimento da consola central para duas dimensões no display tátil é contínua, ou seja, sem interrupção do design com aparência de revestimento em vidro.

Utilização do Infortainment System, noemadamente a navegação — Source: Mercedes-Benz

O sistema MBUX Hyperscreen possui um software adaptativo, sendo assim, o MBUX adequa-se por completo ao seu utilizador e pode oferecer sugestões personalizadas de informação, de entretenimento, de conforto e do veículo.

De acordo com a situação e contexto, as aplicações principais serão sempre apresentadas no nível superior dentro do campo de visão do utilizador. Este sistema encontra-se equipado com a plataforma ZYNC, que se dedica exclusivamente a criar experiências de entretenimento, como streaming de vídeo, conteúdos personalizados, experiências interativas, programas de vídeo locais, desporto notícias e jogos, e encontra-se integrada harmoniosamente com o hardware e os sistemas operativos da Mercedes-Benz.