A OPEL REVELA OS MAIS ICÓNICOS CONCEPT CARS NO SALÃO IAA: DO EXPERIMENTAL GT AO CORSA GSE VISION GRAN TURISMO
Dentro de poucos dias, o Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo vai assinalar a sua primeira aparição perante uma grande plateia. Como o nome sugere, o deslumbrante concept car não só oferece uma antecipação dos próximos modelos GSE, como também sublinha o empenho da Opel no segmento dos modelos mais pequenos e combina, pela primeira vez, o mundo digital com o mundo real, tudo isto, naturalmente, com propulsão exclusivamente elétrica e com potência GSE em abundância.
O atual show car, que a Opel apresentará em Munique entre os dias 8 e 14 de setembro, representa o mais recente exemplar dos inovadores e extraordinários concept cars de Rüsselsheim. Foi há exatamente 60 anos que a marca surpreendeu o público pela primeira vez no Salão IAA — na época ainda em Frankfurt — com um sensacional e hoje lendário estudo: o Opel Experimental GT.
Foi um verdadeiro pioneiro, sendo o primeiro concept car de um construtor europeu. Desde então, muitos outros estudos icónicos se seguiram, com nomes históricos vão do Opel CD a Junior, Scamp, Frogster e RAK, até ao Monza Concept e, mais recentemente, Opel Experimental. Esta tradição de concept cars “made in Rüsselsheim”, que tem tanto de emocionante como de inovador, é agora levada a um novo patamar pelo Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo.
Opel RAKe (2011) — Source: Opel
Tudo começou com uma banda: o primeiro concept car da Opel, o Experimental GT
No Salão IAA de 1965, a Opel apresenta um modelo desportivo de 2 lugares que ultrapassa a imaginação do design automóvel europeu com as suas linhas emocionantes, frente plana com faróis retráteis, guarda-lamas salientes e contornos marcantes na traseira. Na verdade, a sua aparência lembra a clássica garrafa de Coca-Cola, razão pela qual também é chamado de “Coke Bottle Shape” (“forma de garrafa de Coca-Cola”).
Assim, os responsáveis anunciam inicialmente o Experimental GT — o 1º concept car de um fabricante europeu — como um estudo único de elevado desempenho. A resposta do público e da comunicação social é esmagadora: nunca se esperaria um desportivo tão extravagante vindo da Opel. A imprensa e o público ficam extremamente impressionados com o design arrojado. E apenas 3 anos após a estreia no IAA, o protótipo GT amadurece e transforma-se num modelo de produção em tempo recorde.
Inspirados pelo grande sucesso do Experimental GT, os designers e criadores de Rüsselsheim já estão a implementar o seu próximo projeto visionário: em 1969, a marca apresenta o Opel CD (Coupé Diplomat), um coupé de luxo de 2 lugares baseado no Opel Diplomat.
Opel Monza Concept (2013) — Source: Opel
Com a sua carroçaria em fibra de vidro, uma capota pivotante em vez de portas, jantes de liga leve multi-raios, coluna de direção ajustável, painel de instrumentos suspenso e uma consola central com telefone, o Opel CD torna tangíveis as visões do futuro.
Estudos baseados no bestseller dos citadinos, o Corsa: Opel Junior e Opel Scamp
Passados 14 anos sobre o Opel CD, o construtor opta por uma abordagem completamente diferente com a apresentação do Opel Junior em 1983. O foco não está no design do futuro, mas sim na mobilidade sustentável com baixo consumo. O seu coeficiente aerodinâmico é de 0,31, o que, juntamente com o baixo peso em ordem de marcha de 650 kg, permite um consumo de apenas 4l/100 km.
Baseado no Corsa A, o Junior oferece espaço para 4 pessoas e detalhes inteligentes, como capas dos bancos que podem ser usadas como sacos-cama. Algumas secções do tablier, como o sistema de som ou o relógio, podem ser removidas e utilizadas fora do veículo.
Opel Experimental (2023) — Source: Opel
10 anos depois, o citadino mais vendido, o Corsa, é escolhido como plataforma para o Opel Scamp de 1993. Com a sua maior distância ao solo, o Scamp pode ser considerado o precursor dos modernos B-SUV.
O concept car oferece espaço para até 4 pessoas. Os bancos traseiros e a área de carga estão protegidos por uma prática cobertura dobrável que pode ser totalmente aberta. A abordagem SUV é também sublinhada por dispositivos especiais na bagageira que permitem o transporte seguro de 2 bicicletas ou outros equipamentos desportivos.
Jovem, atrevido, experimental: Opel Frogster e Opel RAK e abrem novas perspetivas
No primeiro Salão IAA do novo milénio, em 2001, a Opel apresenta uma visão para o futuro do automóvel. Com o Opel Frogster, de cor verde-clara, os designers questionam de forma irreverente o conceito familiar de automóvel de pequenas dimensões.
Opel Corsa GSE Vision GT (2025) — Source: Opel
Com arquitetura descapotável, o Frogster, com cerca de 3,70 m de comprimento, pode funcionar como roadster de 1 ou 2 lugares, descapotável de 3 ou 4 lugares ou pick-up. Isto é possível graças a uma cortina elétrica de alumínio, que funciona como um teto flexível e pode ser movida sobre calhas desde a parte de trás até ao pára-brisas, à altura da linha da cintura.
O chamado PDA (Personal Digital Assistant) é igualmente inovador: o mini-computador, que pode ser ligado ao painel de instrumentos centralmente, pode ser utilizado como comando à distância para persianas ou para destrancar as portas.
Um tema importante da década de 2000 é o desenvolvimento da mobilidade elétrica moderna, a qual, na melhor tradição da Opel, deve ser acessível. No Salão IAA 2011, por exemplo, o fabricante apresenta o Opel RAKe, um veículo tandem de 2 lugares alimentado a bateria. O estudo de construção de baixo peso e enfaticamente dinâmico dá continuidade ao espírito pioneiro da Opel em conceitos alternativos.
Opel Corsa GSE Vision GT (2025) — Source: Opel
O design arrojado do RAKe, bem como uma autonomia de 100 km e uma velocidade máxima de 120 km/h, fazem com que este veículo urbano elétrico sem emissões tenha um bom desempenho mesmo em autoestrada.
O estudo inovador vai muito além de todos os segmentos de veículos convencionais e visa atingir um nível de preço que também seja acessível aos clientes mais jovens, com 16 anos ou mais. Assim, o RAKe — embora com um design completamente diferente — pode ser considerado um antecessor do igualmente inconfundível quadriciclo elétrico urbano Opel Rocks da atualidade.
Opel Corsa GSE Vision GT (2025) — Source: Opel
Visão de futuro: Opel Monza Concept destaca-se pela tecnologia e pelo design
Apenas 2 anos depois, a Opel apresenta outra emocionante visão do futuro no Salão IAA 2013. O concept car Opel Monza Concept, com portas tipo asa de gaivota, oferece tecnologias visionárias em termos de infotainment e conectividade, com projeções LED e comunicação veículo-veículo e veículo-X.
Além disso, o Monza Concept ergue uma ponte para a crescente eletrificação do automóvel. A sua arquitetura modular permite a integração de várias alternativas e combinações de propulsão que economizam recursos. O protótipo exposto no Salão IAA apresenta-se como um veículo elétrico com um extensor de autonomia monovalente a CNG.
Opel Corsa GSE Vision GT (2025) — Source: Opel
Um concept car com uma visão nítida e iluminada: Opel Experimental
Em 2023, a Opel apresenta o Opel Experimental no Salão IAA Mobility, em Munich, um estudo que oferece uma perspetiva clara sobre o futuro da marca e da mobilidade. O Experimental representa tudo o que define a Opel e os pilares centrais da marca: ”Greenovation”, “Detox” e “Modern German”.
É totalmente elétrico, reduzindo, assim, a pegada de CO2. O seu design é arrojado e puro, com um nítido enfoque no essencial. Além disso, destaca-se pelas suas proporções impressionantes, soluções aerodinâmicas inteligentes, utilização altamente eficiente do espaço e tecnologia de iluminação de última geração, incluindo o primeiro emblema Opel Blitz iluminado.
Opel Corsa GSE Vision GT (2025) — Source: Opel
Desta forma, o Opel Experimental antecipa detalhes que, em breve, entrarão na produção em série. Apenas um ano depois, a mais recente geração do SUV topo de gama Opel Grandland é o 1º modelo de produção com iluminação do relâmpago Blitz à frente e da palavra OPEL na traseira, e que será eletrificado em todas as suas variantes.
O digital encontra o mundo real: estudo de alta performance Corsa GSE Vision Gran Turismo
Dentro de poucos dias, a Opel apresentará uma estreia mundial no Salão IAA Mobility deste ano, a qual, mais uma vez, vai causar sensação. O Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo é o 1º concept car da Opel a fundir os mundos digital e real.
Não só estará disponível para a imprensa, especialistas e público em Munique, de 8 a 14 de setembro, como vai ser possível a qualquer pessoa, a partir do outono, experimentar e conduzir este concept num dos principais simuladores de corridas do mundo, o Gran Turismo 7.
Com o seu extraordinário design, incluindo inúmeras soluções aerodinâmicas cuidadosamente elaboradas, uma potência de 588 kW (800 cv), 800 Nm de binário, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,0 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h, o Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo, elétrico, representa o expoente máximo da submarca GSE de alta performance da Opel, e transmite uma verdadeira sensação OMG! GSE apenas com o seu visual.