SOC. COM. C. SANTOS PARCEIRA DO RALLY DE PORTUGAL

SOC. COM. C. SANTOS PARCEIRA DO RALLY DE PORTUGAL

Nuno NUNO

A SOC. COM. C. SANTOS PARCEIRA AMBIENTAL DO RALLY DE PORTUGAL COM 7 VIATURAS ELÉCTRICAS E HÍBRIDAS PLUG-IN COM O RECONHECIMENTO DA FIA

A Sociedade Comercial C. Santos é um dos parceiros ambientais do Rally de Portugal de 2023, que está na estrada entre amanhã (dia 11) e domingo (dia 14). A prova é reconhecida pelas boas práticas ambientais e a organização contará com várias viaturas elétricas e híbridas plug-in cedidas pelo representante Mercedes-Benz, que expõe um EQS na Exponor, centro operacional do rali (com entrada livre).

O Rally de Portugal é reconhecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) como um exemplo de boas práticas ambientais entre as provas do Campeonato do Mundo de Ralis. A Sociedade Comercial C. Santos e a Rent a Star cedem sete viaturas elétricas e híbridas plug-in para o apoio edição de 2023 da prova para que esta possa ser o mais sustentável possível.

Desde 2017 que o Rally de Portugal é reconhecido pela FIA como sendo um evento que aplica as melhores práticas ambientais no Campeonato do Mundo de Ralis, em áreas como gestão de resíduos, consumo de água e energia e transportes, entre outros. Tal como nos últimos 6 anos, a edição de 2023 da prova portuguesa do Mundial de Ralis volta a receber as 3 estrelas do Programa Ambiental da FIA (trata-se do nível mais elevado de certificação). O Plano de Sustentabilidade Ambiental do evento, criado foi criado pela organização do rali, a cargo da ACP Motorsport, em articulação com o Ministério do Ambiente, através da Agência Portuguesa do Ambiente.

Mercedes-Benz EQS — Source: Soc. Com. C. Santos
Mercedes-Benz EQS — Source: Soc. Com. C. Santos

Sete viaturas de baixas emissões

A Sociedade Comercial C. Santos e a Rent a Star cederam uma frota de 7 viaturas de baixas emissões. Estas viaturas são um apoio para a organização do Rally de Portugal manter os elevados índices que permitiram a obtenção das 3 estrelas do Programa Ambiental da FIA.

Em concreto, estão ao serviço da prova 6 Mercedes-Benz Classe A 250e e 1 Mercedes EQB 250. O A 250e é um híbrido plug-in que conjuga o motor 1.332 cc a gasolina de 4 cilindros e um motor elétrico de 109 cv, resultando numa potência combinada de 218 cv. Com uma bateria de 15,6 kWh, oferece uma autonomia em modo elétrico de 85 km (portanto, suficiente para as necessidades quotidianas da maioria dos utilizadores).

O EQB 250 é um modelo elétrico que oferece toda a versatilidade necessária. Com 4.684 mm de comprimento, este SUV de 7 lugares tem uma bateria de 66,5 kWh capaz de oferecer uma alargada autonomia de 474 km.

Mercedes-Benz EQS — Source: Soc. Com. C. Santos
Mercedes-Benz EQS — Source: Soc. Com. C. Santos

«A FIA tem o objetivo de alcançar zero emissões em 2030, incentivando os organizadores de provas de desportos motorizados a introduzirem práticas sustentáveis, no sentido de reduzir o impacto ambiental dos eventos, o que está sintonia com os objetivos da Sociedade Comercial C. Santos, e da Mercedes-Benz, em termos de sustentabilidade. Por isso, esta parceria com o Rally de Portugal para cedência de viaturas de reduzidas emissões locais fez-nos todo o sentido», refere a diretora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, Ana Bolina.

O EQS em exposição na Exponor

Além da cedência de viaturas para a organização, a Sociedade Comercial C. Santos terá em exposição na Exponor uma unidade do EQS, topo de gama elétrico da Mercedes-EQ. A Exponor, em Matosinhos, volta a receber o centro operacional do Rally de Portugal, concentrando o parque de assistência das equipas e vários motivos de interesse para o público no interior dos pavilhões. Tem entrada livre para o público, que, além das exposições, pode observar de perto as equipas a assistirem as viaturas do rali no tempo cronometrado para o efeito.

Mercedes-Benz EQS — Source: Soc. Com. C. Santos
Mercedes-Benz EQS — Source: Soc. Com. C. Santos

Com o EQS, a Mercedes-EQ redefine o segmento dos executivos de luxo elétricos. As versões deste modelo são a EQS 450+ com 245 kW (333 cv), a EQS 580 4MATIC com 385 kW (523 cv) e a EQS 53 4MATIC+ com 484 kW (658 cv).

As baterias do modelo têm baterias com uma capacidade de armazenamento de energia útil de 107,8 kWh. O EQS 450+ oferece uma autonomia de 783 km, o EQS 580 4MATIC de 692 km e o EQS 53 4MATIC+ de 570 km. O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW.

A energia elétrica para percorrer 300 km (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos (ou na totalidade em 31 minutos). O modelo tem preços indicativos em Portugal a partir de 126.700 euros para o EQS 450+, de 163.700 euros para o 580 4MATIC e de 180.850 euros para o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+.