MAZDA RX-VISION GT3 CONCEPT

MAZDA RX-VISION GT3 CONCEPT

Nuno NUNO

UMA FANTÁSTICA EXPERIÊNCIA E-SPORTS

Mazda X-Vision GT3 CONCEPT - Photo: Mazda
Mazda X-Vision GT3 CONCEPT – Photo: Mazda

A Mazda acaba de desvendar o Mazda RX-Vision GT3 Concept, o seu mais recente modelo de competição, proposta que ficará, entretanto, disponível para download na plataforma “Gran Turismo Sport”. Desenvolvido em conjunto com a Polyphony Digital Inc., o RX-Vision GT3 Concept é o mais recente modelo de competição virtual da Mazda a integrar esse título da Sony Interactive Entertainment, simulador de condução disponível para a Playstation 4.

Baseado no Mazda RX-Vision Concept, estudo que foi desvendado em 2015, no Salão de Tóquio, o GT3 Concept foi modificado de acordo com os regulamentos FIA GT3, também cumprindo com os regulamentos próprios da categoria Gr.3, da série Gran Turismo Sport.

Mazda X-Vision GT3 CONCEPT - Photo: Mazda
Mazda X-Vision GT3 CONCEPT – Photo: Mazda

Se o cockpit e as portas originais se mantêm segundo a regulamentação GT3, a largura entre as vias viu-se alargada, com o consequente ampliar dos pára-choques. Uma grande entrada de ar no capot tem implicações positivas tanto em termos aerodinâmicos como no arrefecimento do compartimento do motor, enquanto os seus spoilers à frente e atrás, em conjunto com um difusor traseiro, aumentam o downforce. Adicionalmente, a altura ao solo e a altura total do modelo foram reduzidas, para optimizar a performance aerodinâmica.

A remoção de materiais de maior peso e de elementos interiores supérfluos resultou numa redução global do peso e num centro de gravidade mais baixo, pelo que equipado com um motor dianteiro Skyactiv-R de última geração, com 4 rotores e com uma potência de 570 CV, o RX-Vision GT3 Concept possui uma distribuição ideal de peso de 48:52.

À semelhança de todos os modelos Mazda, foi dada uma atenção minuciosa à ergonomia do cockpit para uma facilidade de operação durante as corridas, incluindo, em particular, um volante projectado especificamente para melhorar o desempenho dos seus condutores virtuais.

Mazda X-Vision GT3 CONCEPT - Photo: Mazda
Mazda X-Vision GT3 CONCEPT – Photo: Mazda

Os mais experientes jogadores do “Gran Turismo Sport”, de idade superior a 18 anos, que conduzam modelos Mazda como o RX-Vision GT3 Concept, poderão, assim, participar no Campeonato de Gran Turismo, temporada de 2020 certificado pela FIA e que se irá dividir por diferentes circuitos, de todo o mundo.

A Mazda pretende, assim, fortalecer a sua base de fãs e seguidores pela introdução do prazer de condução em competições, a uma ampla franja de utilizadores apaixonados pelo denominado Digital Motor Sport.

Mazda X-Vision GT3 CONCEPT - Photo: Mazda
Mazda X-Vision GT3 CONCEPT – Photo: Mazda

Comentários