A SUPERVAN NA RAMPA DE PIKES PEAK

A SUPERVAN NA RAMPA DE PIKES PEAK

Nuno NUNO

Source: Ford

A SUPERVAN ELECTRIC DA FORD PERFORMANCE VAI SUBIR ÀS ALTURAS NA 101º EDIÇÃO DA RAMPA INTERNACIONAL DE PIKES PEAK

Há mais de 100 anos que veículos Ford competem na lendária Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), realizada nos arredores de Colorado Springs, no estado norte-americano do Colorado. A Ford Performance vai disputar a que será a 101ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak com a SuperVan 4 100% elétrica.

Pikes Peak — Source: Ford
Pikes Peak — Source: Ford

A prova correu-se, pela primeira vez, em 1916, edição em que um Ford Model T fez a subida até à linha de meta, colocada a 4.300 metros de altitude, num tempo de 28 minutos e 3 segundos. A SuperVan 4 pretende dar continuidade à tradição da Ford em Pikes Peak tentando melhorar, de um modo bastante significativo, o registo alcançado há 107 anos pelo Model T.

«A Rampa de Pikes Peak é perfeita para o próximo envolvimento da Ford Performance e o local ideal para levar a SuperVan 4, uma vez que ambos têm no seu historial bastantes momentos que acendem a imaginação dos fãs de corridas em todo o mundo», declarou Mark Rushbrook, Diretor Geral da Ford Performance Motorsports. «Ambos evoluíram com o tempo e é a hora de levar a nossa tecnologia de veículos elétricos e colocá-la à prova na montanha, frente a alguns dos veículos mais impressionantes do mundo».

Ford Model T (1922) — Source: Model T Club of America
Ford Model T (1922) — Source: Model T Club of America

Nas 101 edições da PPIHC, os modelos da Ford competiram na montanha de forma proeminente, numa variedade de veículos que vão desde o Model T de 1916 até à atual geração do Mustang, incluindo um Ford Mustang Shelby GT500SE inscrito, há um ano, pela Shelby American.

Ao longo dos vários anos, múltiplos pilotos icónicos têm conduzido os modelos da Ford ao longo da montanha, destacando-se os recordes estabelecidos na divisão “Stock Car” por Curtis Tanner e Parnelli Jones, na década de 1960, até à incrível subida “Climbkhana” realizada pelo malogrado Ken Block, ao volante do Hoonicorn.

Hoonicorn — Source: Ford
Hoonicorn — Source: Ford

Para 2023, a SuperVan 4 será conduzida por Romain Dumas, uma lenda do desporto automóvel e recordista de Pikes Peak, piloto que, entre outros feitos notáveis, venceu por três vezes Le Mans e possui vários recordes ao volante de carros 100% elétricos.

«A última geração da tecnologia para veículos elétricos da Ford é o par perfeito para a montanha americana», disse Dumas, piloto que fará aqui a sua nona participação, depois da sua estreia em 2012. «Os motores de combustão interna perdem potência em altitude e o motor elétrico da Supervan 4 não tem essa perda e será, por isso, um real candidato aos primeiros lugares».

Ford Mustang Shelby GT500 SE -— Source: Shelby American
Ford Mustang Shelby GT500 SE -— Source: Shelby American

«Estamos sempre entusiasmados para ver o que o Romain vai fazer na Pikes Peak International Hill Climb. Ele costuma aparecer com modelos únicos que são candidatos à vitória e divertidos de observar», partilhou Melissa Eickhoff, Diretora Executiva da PPIHC. «Este ano não será diferente. A SuperVan 4 da Ford Performance será, decerto, espetacular para os espetadores».

Construído pelo esforço conjunto da Ford Performance e da STARD, a SuperVan 4 apresenta-se na prova de montanha com um sistema de tração às quatro rodas, alimentado por uma bateria de elevado desempenho, com 50 kWh. Com uma carroçaria em fibra de carbono, uma estrutura de segurança com especificações FIA e travagem regenerativa, é uma máquina muito competitiva para rampas.

SuperVan — Source: Ford
SuperVan — Source: Ford

Este modelo marca o mais recente projeto da STARD, especialistas em pesquisa e desenvolvimento em veículos elétricos, resultante de cinco anos de colaboração com a Ford Performance, entidade que já desenvolveu outras unidades de potência elétricas encontradas em modelos como o Fiesta ERX.

«A SuperVan 4 está equipada com um dos mais poderosos grupos motopropulsores elétricos do mundo», disse o CEO da STARD, Michael Sakowicz. «Já subiu a colina de Goodwood, percorreu classificativas do Mundial de Ralis e esteve em muitos outros locais. É emocionante levá-la, agora, a um dos eventos mais icónicos do mundo, pelo que a STARD orgulha-se de fazer parte deste projeto».

SuperVan — Source: Ford
SuperVan — Source: Ford

A Ford Performance terá mais detalhes para partilhar sobre esta presença da SuperVan 4 com a aproximação da data do evento. A 101ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak está agendada para o próximo dia 25 de junho (domingo).