UMA JORNADA DE ENSAIOS DO TEAM PEUGEOT TOTALENERGIES PARA AS 24 HORAS DE LE MANS A DECORRER NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA
A semana louca das 24 Horas de Le Mans começou oficialmente para o Team Peugeot TotalEnergies. Na sexta-feira, diante de uma grande multidão reunida na Place de la République, os 2 Peugeot 9X8 e os seus pilotos passaram pela sessão “Le Pesage”, das tradicionais verificações administrativas e técnicas, seguida de uma foto de grupo do Team Peugeot TotalEnergies.
Peugeot 9X8 — Source: Peugeot
Já no sábado à tarde, a equipa fez desfilar um Peugeot 9X8 pelas ruas de Le Mans, com Loïc Duval ao volante, num lote de 19 carros de corrida, aplaudido por milhares de fãs entusiasmados.
Após 2 dias intensos, repletos de compromissos com a imprensa, passeios de bicicleta pela pista, treino de pit stop e muito mais, o trabalho a sério começou no domingo, 8 de junho, no Circuito das 24 Horas de Le Mans (perímetro de 13,626 km) com o Dia Oficial de Testes (Test Day), dividido em 2 sessões de 3 horas. Esta foi uma oportunidade valiosa para os pilotos do Team Peugeot TotalEnergies se familiarizarem novamente com este circuito temporário.
Team Peugeot TotalEnergies — Source: Peugeot
A 1ª sessão começou às 10h00 (horas locais) com uma temperatura de 16 °C na pista. Os 6 pilotos revezaram-se ao volante dos Peugeot 9X8 nr. 93 e nr. 94, completando 36 e 37 voltas, respetivamente. Os principais objetivos eram verificar os sistemas e validar os procedimentos em condições de Safety Car.
À tarde, sob um céu ensolarado e com a temperatura da pista a subir para 35 °C, os 2 PEUGEOT 9X8 testaram diferentes estratégias — pneus slick médios para o nr. 94 e pneus slick macios para o nr. 93 — antes de 3 bandeiras vermelhas levarem ao fim prematuro da sessão.
Peugeot 9X8 — Source: Peugeot
«Este foi um dia muito importante para nós e para os nossos pilotos, que não pilotavam nesta pista há quase 1 ano. Recolhemos dados valiosos para ajudar na preparação para a corrida. As bandeiras vermelhas na 2ª sessão não nos favoreceram, mas mesmo assim conseguimos completar todo o nosso programa», afirma Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Equipa.
«A pista mudou ligeiramente em relação ao ano passado, especialmente a entrada nas Curvas Porsche, que agora tem menos ressaltos e, portanto, mais rápida, e a saída de Tertre Rouge, que tem um asfalto mais liso. Agora podemos conduzir o carro um pouco mais baixo, o que melhora o seu comportamento em todo o circuito. Os engenheiros irão analisar os dados para quarta-feira», diz Mikkel Jensen, piloto da Equipa.
Team Peugeot TotalEnergies — Source: Peugeot
«A pista estava bastante boa desde o início, com uma aderência decente. Realizámos o nosso programa de testes planeado com diferentes pneus slick e várias afinações do carro. Também completámos o número de stints que pretendíamos com um único conjunto de pneus para nos prepararmos para a corrida. O carro tem um bom equilíbrio, mas ainda nos falta desempenho. Cabe-nos a nós tirar o máximo partido do nosso material», revela Loïc Duval, piloto da Equipa.