A VOLVO TRUCKS MARCOU PRESENÇA NO CONGRESSO DA ANTRAM COM O MODELO VOLVO FH AERO GAS POWERED
A Volvo Trucks, representada em Portugal pela Nors, esteve presente na 24.ª edição do Congresso Nacional da ANTRAM, o maior encontro do setor do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort.
Este regresso assume um significado especial, já que em 2025 se assinalam os 50 anos da ANTRAM — meio século de história que a Volvo tem acompanhado lado a lado com o setor e com todos os profissionais que movem o país.
O destaque da participação da Volvo Trucks no encontro foi o camião Volvo FH AERO movido a gás, um modelo que combina potência, autonomia e eficiência, oferecendo o mesmo desempenho de um camião a gasóleo, mas com menor impacto ambiental. Uma solução ideal para operações de transporte que procuram reduzir emissões sem comprometer produtividade.
Para Pedro Oliveira, CEO da Nors no segmento Trucks and Buses, em Portugal, em representação da Volvo Trucks: «Regressamos ao congresso da ANTRAM, um evento de referência estratégica para o setor, reforçando o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Em edições anteriores apresentámos soluções pioneiras, como o Volvo FH Elétrico. Este ano trouxemos o Volvo FH AERO movido a gás, que já está a transformar o presente, impulsionando o transporte rodoviário para uma nova era».
Durante o congresso divulgamos também o camião Volvo FM Gas Powered concebido para transporte regional e de longo curso, diferencia-se por reduzir as emissões de CO₂ até 100% quando utiliza bio-GNL e HVO, sem comprometer autonomia ou produtividade. Com desempenho equivalente ao de um camião a gasóleo, oferece uma solução neutra em carbono para operações exigentes, garantindo eficiência e sustentabilidade.
Principais características técnicas
O motor movido a gás baseia-se na tecnologia do motor a gasóleo e oferece um grau de eficiência, potência e binário mais elevado que outras alternativas de motores a gás. É a combinação ideal para transportes exigentes com pesos brutos combinados elevados.
O motor utiliza bio-GNL (biogás) ou GNL (gás natural), e gasóleo/HVO para iniciar a combustão, bem como AdBlue para o pós-tratamento dos gases de escape, possibilitando a redução da pegada de CO2 em até 100%.
Possui 3 tanques de tamanhos diferentes para se adequar à sua aplicação, com alcance operacional de até 1.000 km, sendo ideal para rotas extensas de longas distâncias entre paragens para abastecimento.
Permite operar em transportes regionais e de longo curso com peso bruto elevado e reduzir as suas emissões de CO2 em até 100% ao utilizar bio-GNL e HVO, em comparação com um camião movido inteiramente a gasóleo. Desta forma, não terá de colocar em causa a autonomia ou a produtividade.