A ABB E-MOBILITY E A SCANIA REALIZARAM COM SUCESSO O PRIMEIRO TESTE NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE CARREGAMENTO MEGAWATT
A Scania instalou e testou com êxito um sistema-piloto de carregamento megawatt da ABB E-mobility, representando o marco seguinte no desenvolvimento de uma solução de carregamento eficiente e de alta potência para veículos pesados. A tecnologia permitirá reduzir para metade o tempo de carregamento dos veículos pesados.
As duas empresas estão empenhadas em permitir um futuro de transportes com emissões zero e em assumir a liderança no desenvolvimento da tecnologia do futuro. O desenvolvimento de uma solução para carregar rapidamente estes veículos comerciais elétricos, que também proporcionará uma autonomia significativa, constitui um passo importante para aumentar as vendas de veículos pesados que podem ser conduzidos sem recurso a combustíveis fósseis.
O teste inicial, destinado a comprovar a viabilidade técnica do carregamento de corrente elevada, constitui um primeiro passo importante para o futuro sistema MCS da ABB E-mobility. Isto resultará na implantação progressiva de carregadores de alta potência, começando por 1.500 Amperes e, eventualmente, estendendo-se a todo o âmbito do MCS até 3.000 Amperes. Trata-se de um padrão de carregamento em que a Scania e a ABB E-mobility investiram e em cujo desenvolvimento foram fundamentais, mediante uma colaboração com a CharIN (o padrão MCS está previsto para 2024).
A tecnologia MCS é essencial para os camiões elétricos de longo curso da Scania, em que tanto o tempo de condução como o tempo de repouso são regulamentados por lei. O veículo pode ser conduzido durante um período máximo de 4,5 horas antes de o condutor necessitar de efetuar uma pausa de 45 minutos e, durante esse tempo, o camião tem de carregar energia suficiente para funcionar mais 4,5 horas. Tendo em conta a dimensão das baterias, é essencial um carregamento rápido e de alta potência.
«Verificámos um impulso no transporte elétrico e o nosso objetivo é que 50% de todos os veículos que vendermos anualmente até 2030 sejam elétricos. Para alcançar este objetivo, serão necessárias infraestruturas e o MCS é um elemento essencial do quebra-cabeças para o avanço das infraestruturas», referiu Fredrik Allard, Responsável da E-mobility, Scania.
Como líder global em soluções de carregamento de veículos elétricos, a ABB E-mobility está na vanguarda do fornecimento de uma infraestrutura de carregamento fiável e de capacidades de serviço robustas que as frotas necessitam para efetuar uma transição bem-sucedida para a eletricidade.
Chris Nordh, Responsável Global da atividade de Frota e Trânsito da ABB E-mobility, acrescentou: «Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Scania neste projeto-piloto, que definirá um precedente para o setor e identifica uma das formas através das quais abordamos em colaboração as parcerias de carregamento OEM, verticalizando eficazmente a abrangente tecnológica para criar excelentes experiências para o utilizador final.
«Hoje é um dia emocionante e aguardamos com expetativa muitos outros marcos à medida que continuamos a desenvolver uma experiência de carregamento de qualidade, fiável e sem falhas para as frotas».
A partir deste ano, a Scania pode fornecer camiões com o conetor pré-normalizado MCS a clientes com necessidades específicas e pronunciadas, cujo início de produção está previsto para 2024. A ABB E-mobility apresentará a próxima reiteração da sua tecnologia MCS no final de 2024/início de 2025.