RENAULT TRUCKS LANÇA GAMA ELÉTRICA PARA LONGAS DISTÂNCIAS

RENAULT TRUCKS LANÇA GAMA ELÉTRICA PARA LONGAS DISTÂNCIAS

Nuno NUNO

Source: Nors

A RENAULT TRUCKS LANÇA GAMA ELÉTRICA PARA LONGAS DISTÂNCIAS COM UMA AUTONOMIA MÁXIMA DE 600 KM

A Renault Trucks, marca representada pela Nors em Portugal, apresenta gama elétrica Renault T E-Tech: o Renault T E-Tech 585 e o Renault T E-Tech 780, este último capaz de percorrer 600 km com uma única carga.

Desenvolvidos para responder às exigências específicas dos setores, os novos modelos oferecem vantagens distintas: o Renault T E-Tech 780 destaca-se pela autonomia, enquanto o T E-Tech 585 privilegia a carga útil. Já o Renault T E-Tech 540 4×2 mantém a sua vocação para a distribuição regional, garantindo soluções adequadas a diferentes perfis de operações.

Tecnologia inovadora para um desempenho superior

O aumento da autonomia dos modelos Renault T E-Tech 780 e T E-Tech 585 foi possível graças à integração de um eixo elétrico (E-axle). Esta tecnologia agrupa todos os componentes da cadeia cinemática — motores elétricos e transmissão — na parte traseira do veículo. Esta arquitetura inteligente liberta espaço entre as longarinas, permitindo a instalação de baterias adicionais e, assim, ampliar significativamente a autonomia.

Renault T E-Tech 780 — Source: Renault Trucks
Renault T E-Tech 780 — Source: Renault Trucks

Os novos modelos estão equipados com baterias de iões de lítio NCA (Níquel, Cobalto, Alumínio), de alta densidade energética, concebidas com um design específico em forma de L, para se adaptar ao novo layout do veículo. A Renault Trucks garante o desempenho destas baterias durante 8 anos ou até 1 milhão de quilómetros, assegurando fiabilidade e durabilidade.

O Renault T E-Tech 585, com 585 kWh de capacidade, oferece até 460 km de autonomia com uma única carga, mantendo a maior carga útil da gama. Já o Renault T E-Tech 780, com 780 kWh de capacidade, alcança 600 km de autonomia, sendo a escolha ideal para transportadores que privilegiam máxima autonomia.

Para otimizar cada paragem, ambos os modelos são compatíveis com estações de carregamento ultra-rápido equipadas com o sistema Megawatt Charging System (MCS), com potência até 720 kW.

Estas estações permitem recuperar até 350 km de autonomia durante uma pausa de 45 minutos, ideal para o descanso do condutor. Além disso, os veículos podem ser carregados em parques de frotas através do sistema padrão CCS, com potência até 350 kW.

Em paralelo a estas inovações, a Renault Trucks está a atualizar o seu modelo atual, o Renault T E-Tech 540 4×2, que passa agora a oferecer 450 km de autonomia com uma única carga.

Projetadas para percorrer longas distâncias, as versões trator 6×2 dos modelos Renault T E-Tech 585 e T 780 incorporam suspensão pneumática, garantindo um conforto superior e maior precisão nas manobras de acoplamento.

Graças ao eixo traseiro leve, direcional e elevável, a manobrabilidade destes novos modelos é comparável à de um trator 4×2, além de proteger os pneus durante retornos com baixa carga. O Renault T E-Tech 585 assegura uma carga útil até 28 toneladas, em conformidade com as regulamentações locais.

Uma oferta de serviços completa para maximizar a disponibilidade

Para garantir desempenho, eficiência e rentabilidade dos veículos elétricos, a Renault Trucks disponibiliza uma gama abrangente de serviços conectados e preditivos:

  • Optifleet (gestão inteligente de frotas): com diversos módulos, permite planear rotas, monitorizar veículos em tempo real, analisar o desempenho e gerir carregamentos, simplificando todo o processo de planeamento e o acompanhamento;
  • Driver App (conectividade para o condutor): facilita o acompanhamento do estado de carga e possibilita preparar remotamente o veículo (pré-condicionamento da cabina e das baterias), garantindo disponibilidade máxima antes de cada missão;
  • Renault Trucks E-Tech Programme (consultoria especializada): oferece acesso a especialistas em eletromobilidade e ferramentas avançadas, incluindo análise de frota e rotas, avaliação da capacidade energética do local, simulações de autonomia e estimativas de poupança de CO₂, ajudando os transportadores a desenvolver uma estratégia de descarbonização personalizada.

Esta nova gama elétrica será produzida na fábrica de Bourg-en-Bresse onde, desde o final de 2023, são montadas as gamas de veículos pesados elétricos Renault T E-Tech e Renault C E-Tech, assegurando elevados padrões de qualidade e inovação.