PARCERIA FORD TRUCKS E CMB.TECH

PARCERIA FORD TRUCKS E CMB.TECH

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

Source: Ford Trucks

A FORD TRUCKS E A CMB.TECH ESTABELECEM UMA PARCERIA PARA CONVERSÃO DE CAMIÕES PARA HIDROGÉNIO DE DUPLO COMBUSTÍVEL

A Ford Trucks e a CMB.TECH iniciaram uma nova parceria para a conversão dos veículos Ford Trucks F-MAX em camiões a hidrogénio de duplo combustível, utilizando a tecnologia inovadora de hidrogénio. Convertidos na Dual Fuel da CMB.TECH em Antuérpia, na Bélgica, os primeiros camiões vão ser entregues ainda em 2023.

Como resultado desta parceria, os clientes da marca passam a ter acesso rápido a soluções de hidrogénio fundamentais na transição da indústria dos transportes para alternativas mais sustentáveis, dando início a uma era mais amiga do ambiente no setor.

Assinatura do contracto — Source: Ford Trucks
Assinatura do contracto — Source: Ford Trucks

A CMB.TECH será responsável pela conversão dos camiões a diesel tradicional em camiões a hidrogénio de duplo combustível, utilizando o seu amplo conhecimento e experiência nesta área. Graças à fiabilidade comprovada dos F-MAX da Ford Trucks, a CMB.TECH poderá concentrar-se totalmente na integração da nova tecnologia de duplo combustível.

Em termos práticos, o processo de conversão não requer ajustes no motor diesel tradicional, é apenas adicionado um anel de injeção de hidrogénio à linha de combustível. Com a tecnologia de duplo combustível, o hidrogénio é aspirado para a câmara de combustão, o que requer uma menor injeção de diesel para alimentar o motor.

O processo de conversão começa com a montagem dos tanques de hidrogénio nos camiões e a instalação do anel de injeção da CMB.TECH no motor, seguindo-se a instalação de uma unidade de controlo do motor. Posteriormente, ocorre o controlo de qualidade e a validação dos camiões a hidrogénio de duplo combustível.

Contracto firmado — Source: Ford Trucks
Contracto firmado — Source: Ford Trucks

A conversão para o camião a hidrogénio da CMB.TECH vai permitir a redução do consumo de combustível tradicional e das emissões associadas, mantendo uma solução de backup a diesel para os momentos em que o abastecimento de hidrogénio não é possível.

Embora a tecnologia de duplo combustível seja apenas uma solução a curto prazo, esta colaboração permitirá a utilização de camiões a hidrogénio em vários continentes, incluindo na Europa, antes da adoção generalizada de motores de hidrogénio de combustível único e tecnologias de veículos elétricos de células de combustível (FCEV).

«Estamos orgulhosos na Ford Trucks por termos começado a trabalhar em motores de hidrogénio de combustível único e veículos elétricos de células de combustível (FCEV), e recentemente revelámos a ignição do nosso motor de hidrogénio de combustível único de cilindro. Na nossa opinião, esta parceria com a CMB.TECH na solução de duplo combustível será uma referência crucial para o nosso trabalho contínuo.

Área de produção — Source: Ford Trucks
Área de produção — Source: Ford Trucks

«Antecipamos que estes avanços irão incentivar o uso generalizado de motores de hidrogénio de combustível único e FCEVs, resultando num futuro mais sustentável para todos nós, impulsionando a procura de hidrogénio e promovendo a aceleração do seu fornecimento», afirma Burak Hoşgoren, Diretor de Mercados Internacionais da Ford Trucks para a Europa Ocidental.

Roy Campe, CTO da CMB.TECH, destaca que «O conceito em que trabalhámos é simples e tem potencial para uma expansão massiva. Podemos utilizar os veículos pesados da Ford Trucks, que podem ser modificados em três dias. Juntamente com a Ford Trucks, estamos prontos para expandir pela Europa, ao oferecer uma solução de baixo carbono, acessível e robusta para o transporte rodoviário de longa distância de carga pesada».

A parceria entre a CMB.TECH e a Ford Trucks marca um passo significativo no desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio na indústria de fabrico de veículos pesados. Com a experiência de ambas as empresas, a colaboração visa contribuir para as exigências inovadoras da transição energética.