MICHELIN E PRIMAFRIO REFORÇAM PARCERIA DE 5 DÉCADAS

MICHELIN E PRIMAFRIO REFORÇAM PARCERIA DE 5 DÉCADAS

Este artigo está também disponível em: es

Nuno NUNO

Source: Michelin

A MICHELIN E A PRIMAFRIO REFORÇAM UMA PARCERIA DE 5 DÉCADAS, RUMO UM TRANSPORTE SUSTENTÁVEL E SEGURO

A Primafrio, o operador logístico internacional líder na Europa no transporte rodoviário de produtos hortofrutícolas a temperatura controlada, mantém com a Michelin uma relação de trabalho conjunto desde há mais de 5 décadas. Uma aliança que se viu fortalecida em 2017, com a assinatura de um acordo que permitiu a ambas as empresas impulsionar um modelo de transporte mais eficiente, e ambientalmente sustentável.

Como parte deste acordo, a Michelin leva a cabo a gestão integral dos pneus da frota da Primafrio, efetuando a manutenção periódico preventiva com um modelo de contrato Effitire, baseado no pagamento por uso ligado ao nível de atividade e à quilometragem.

Pneus da Michelin — Source: Michelin
Pneus da Michelin — Source: Michelin

Michelin QuickScan: inovação ao serviço do transportador

Um dos pontos chave desta aliança é o acompanhamento profissional da frota, através da solução de manutenção preditiva da Michelin, baseada na tecnologia Michelin QuickScan. Esta inovadora solução, que permite realizar inspeções automáticas do estado dos pneus, reduzindo o tempo e os custos na inspeção, torna possível:

  • a monitorização automatizada do desgaste dos pneus, através de scanners magnéticos, sem necessidade de deslocação à oficina, ou de imobilizar o veículo para proceder à inspeção;
  • o funcionamento do processo de inspeção independentemente do clima;
  • a medição de forma fiável dos milímetros de todos os pneus da frota.

O sistema, de fácil implementação, e compatível com todos os tipos de pneus, prediz quando será necessário levar a cabo as operações de manutenção. Para a Primafrio, tal facilita a planificação da manutenção, permite ter 100% da frota sempre disponível, e constitui uma garantia de segurança.

Michelin QuickScan — Source: Michelin
Michelin QuickScan — Source: Michelin

Benefício medível, rentável e sustentável

Tanto a equipa da Primafrio, como a da Michelin, deram mostras de um grande compromisso para implementar estas soluções de forma ágil e eficiente. O espírito de melhoria contínua cultivado por ambas as empresas repercute-se em 4 vertentes decisivas para assegurar a rentabilidade e a sustentabilidade de negócio:

  • Redução do consumo de combustível e as emissões de CO2;
  • Otimização do uso dos pneus, por utilizarem mais milímetros de borracha;
  • Maiores segurança, produtividade e disponibilidade dos veículos;
  • Diminuição do consumo de matérias-primas e dos resíduos.

A Primafrio equipa os seus veículos com a gama Michelin X LINE, de baixa resistência ao rolamento. Juntamente com a tecnologia Michelin QuickScan, isto permitiu à Primafrio evitar a emissão de 711 toneladas de CO2 em 2023, segundo a Declaração de Gestão Sustentável da Michelin.

A aliança entre a Primafrio e a Michelin é uma aposta decidida na inovação e na digitalização, que permite desenvolver ações destinadas a reduzir o impacto ambiental, avançando de forma decidida rumo à descarbonização.

José Esteban Conesa, Presidente da Primafrio (ao meio) a receber a Declaração de Gestão Sustentável da Michelin — Source: Michelin
José Esteban Conesa, Presidente da Primafrio (ao meio) a receber a Declaração de Gestão Sustentável da Michelin — Source: Michelin

José Esteban Conesa, Presidente da Primafrio, valoriza a parceria com a Michelin, e os benefícios para a sua empresa: «A parceria com a Michelin permitiu-nos impulsionar uma estratégia de inovação e sustentabilidade conjunta, baseada na confiança.

«As equipas de ambas as empresas demonstraram um grande compromisso no momento de implementar as soluções da Michelin de forma ágil e eficiente, na procura permanente por uma maior eficiência operacional.

«Alguns dos benefícios que temos podido constatar foram a redução do consumo de combustível, a otimização do uso dos pneus, uma maior segurança para os motoristas, uma diminuição das emissões de CO2, e uma melhoria na produtividade, graças à maior disponibilidade dos veículos, mediante a gestão de alertas, permitida pela tecnologia QuickScan de Michelin».

Por seu lado, Jorge Prego, Diretor de Serviços e Soluções da Michelin, declara: «Gostaria de agradecer à Primafrio a confiança depositada no grupo Michelin ao longo dos anos, e de reconhecer a sua determinação num momento de impulsionar um progresso permanente rumo a um transporte mais eficiente.

«Prova disso é a importante redução das emissões de CO2 alcançada durante o ano passado. Juntos, a Michelin e a Primafrio estão avançar mais rapidamente na inovação para o transporte. Uma inovação que tem como resultado gamas de pneus mais eficientes e soluções que permitem uma maior digitalização do transporte, como é o caso da tecnologia QuickScan».