LUÍS SIMÕES E ALTRI REFORÇAM PARCERIA SUSTENTÁVEL

LUÍS SIMÕES E ALTRI REFORÇAM PARCERIA SUSTENTÁVEL

Nuno NUNO

A LUÍS SIMÕES E A ALTRI REFORÇAM PARCERIA SUSTENTÁVEL COM A INTRODUÇÃO DE 9 GIGALINERS EURO VI ALIMENTADOS A HVO

A Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, e a Altri, empresa europeia de referência para a produção de fibras de eucalipto e gestão florestal sustentável, reforçaram a sua aposta na sustentabilidade e inovação com a renovação da frota dedicada às operações no Porto da Figueira da Foz.

Os 9 Gigaliners que levam a cabo as operações da Luís Simões para a Altri passam agora a ser Euro VI e alimentados a HVO (óleo vegetal hidrotratado), um biocombustível renovável produzido a partir de óleos usados que permite uma redução de cerca de 80% nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em comparação com o gasóleo convencional.

MAN TGS HVO — Source: Luís Simões
MAN TGS HVO — Source: Luís Simões

Esta transição representa um avanço significativo na estratégia de descarbonização da Luís Simões, que tem vindo a implementar iniciativas alinhadas com metas científicas de redução de emissões validadas pela SBTi. A aposta em veículos de maior capacidade, como estes Gigaliners alimentados a HVO, permite ganhar eficiência ao nível da carga transportada e reduzir o impacto ambiental em cerca de 342 tCO2e WTW/Ano.

O Gigaliner utilizado foi pensado para otimizar os tempos de carga e descarga, aumentar a segurança, minimizar o desgaste das rodovias e reduzir o desgaste físico dos motoristas, tornando-se uma solução win-win em termos económicos, ambientais e sociais. Com 25,25 m de comprimento e capacidade para 60 toneladas, estes veículos são um exemplo da inovação e da resposta personalizada da Luís Simões às necessidades do Cliente e às exigências do transporte de pasta de papel.

Entre os principais benefícios desta solução destacam-se:

  • Um incremento de 25% nas toneladas transportadas por ciclo, otimizando a eficiência logística;
  • Incremento da eficiência operacional de até 35%;
  • Redução do tempo de carga e descarga em 30%, contribuindo para operações mais ágeis;
  • Redução do volume anual de viagens em 33%, com menos quilómetros percorridos e menor desgaste da rodovia;
  • Melhoria significativa nas condições de trabalho e segurança dos motoristas, com operações até 10 vezes mais rápidas e menos esforço físico.

A colaboração entre a Luís Simões e a Altri remonta a 2012, quando ambas as empresas identificaram a necessidade de encontrar uma solução de transporte mais eficiente para as 630.000 toneladas anuais de pasta de papel produzidas pela CELBI, em Leirosa, com destino ao Porto da Figueira da Foz. Após um rigoroso processo de análise técnica, legal e ambiental, a operação foi lançada em outubro de 2014, com a utilização pioneira na Península Ibérica de veículos Gigaliners — que são agora modernizados para se manterem a par das exigências do mercado e do planeta.

MAN TGS HVO — Source: Luís Simões
MAN TGS HVO — Source: Luís Simões

«A renovação da frota dedicada às operações com a Altri é mais um passo em frente na nossa estratégia de descarbonização, contribuindo para o nosso objetivo mais amplo de continuar a oferecer soluções de transporte e logística cada vez mais inovadoras e sustentáveis.

Estamos a trabalhar na entrega de serviços de baixas emissões, que vão ao encontro do objetivo comum de descarbonizar. Ao mesmo tempo, contribuimos para um setor dos transportes mais eficiente e responsável», comentou Fernanda Simões, Administradora da Luís Simões para o negócio dos Transportes.

«Na Altri, em cada projeto que abraçamos há uma visão que nos guia: construir um mundo mais renovável. Falamos de energia limpa, de inovação e de ambição — ambição esta que se reflete nos novos gigaliners movidos a HVO, símbolo do caminho que escolhemos seguir.

«O HVO é um passo firme nesta jornada: uma solução real para a descarbonização, capaz de reduzir a pegada ambiental em cerca de 80%, sem comprometer a eficiência nem o desempenho», comentou Susana Pinho, Diretora de Logística da Altri.

«Para concretizar esta visão, contar com parceiros como a Luís Simões faz toda a diferença — partilhamos o mesmo compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a eficiência. É assim, juntos, que transformamos a inovação em ação, a sustentabilidade em compromisso e a ambição em resultados».