UMA FEIRA REINVENTADA
Na IAA TRANSPORTATION 2022 em Hannover, os fabricantes de camiões revelaram várias inovações importantes. O jornalstrada esteve presente e apresentamos aqui o resumo de algumas das novidades presentes na Feira.
IVECO
A IVECO revelou o seu novo Daily elétrico, com um motor elétrico com potência máxima de 190 cv, binário de 400 Nm e velocidade máxima de 120 km/h. O modo One Pedal Drive converte a energia cinética dos travões em eletricidade enquanto reduz o desgaste das pastilhas. As baterias têm configuração modular (o cliente pode escolher quantos packs quer instalar, máximo até 3) para uma autonomia até 400 km.
A IVECO anunciou também a assinatura de um acordo com a Petit Forestier para o fornecimento de 2.000 eDaily.
O FCEV Daily de 90 kW movido a hidrogénio com um motor elétrico Hyundai de 140 kW é uma versão futurista com a colaboração da Hyundai Motor Company. A autonomia prevista, neste caso, é de cerca de 350 km num “abastecimento” de 15 minutos.
O stand da IVECO na IAA TRANSPORTATION foi partilhado com o seu parceiro Nikola. O fabricante de camiões BEV e FCEV apresentou alguns exemplos do Nikola Tre: o 4×2 para o mercado europeu em versão totalmente elétrica e o 6×2 — também para o mercado europeu — com células de combustível (o último caso é um protótipo).
DAF
A DAF, apresentou o camião de distribuição XD que completa a linha da nova geração e está pronto para os combustíveis alternativos. O camião XD, foi galardoado com o prémio “Truck of the Year 2023”.
De cabina rebaixada, pára-brisas estendido, luzes LED standard e Corner View e aerodinâmica aprimorada foram algumas das principais características do veículo equipado com um motor diesel otimizado Paccar MX- 11.
As versões totalmente elétricas do XD e XF estarão em produção a partir do início de 2023. Os modelos XD e XF da DAF também foram lançados com a adição de um “C” para off-road adequado ao uso da atividade de construção.
MERCEDES-BENZ
A Daimler Truck também apresentou a evolução do FUSO Canter eletrificado, o eCanter, também modular em número de baterias e autonomia até 200 km.
O camião Mercedes-Benz eActros LongHaul, foi galardoado com o prémio “Truck of the Year 2023”, na categoria “Truck Innovation Award”.
MAN
A MAN exibiu pela primeira vez o protótipo de camião elétrico revelado há alguns meses e demonstra claramente a sua visão para a transição energética. O camião elétrico MAN de médio e longo curso, promete uma autonomia de 600 a 800 km e que em breve irá beneficiar de uma nova fábrica de produção de baterias anunciada para Nuremberg.
FORD TRUCKS
A Ford Trucks apresentou o seu primeiro camião elétrico protótipo, que é um veículo com um design futurista para recolha de lixo, com baterias de 392 kWh e capacidade de carga até 26 toneladas. As baterias são fornecidas pela Akasol e os primeiros camiões serão produzidos na Turquia a partir de 2024. A Ford Trucks também anunciou planos para atingir 50% das suas vendas na Europa apenas com camiões elétricos até ao final desta década.
QUANTRON
A IAA TRANSPORTATION 2022 foi uma oportunidade de ouro para a Quantron, a fabricante alemã que tem vindo a desenvolver os seus camiões elétricos. A Quantron apresentou em Hannover um camião leve (o QLI) com peso bruto entre as 3,5 e as 7,2 toneladas, disponível nas versões totalmente elétrica e FCEV. A Quantron prometeu disponibilidade do veículo — com de 44 toneladas para a maioria dos mercados e carga útil ainda maior para os mercados escandinavos, até ao próximo ano. A autonomia entre 600 e 700 km na versão FCEV equipada com a última geração de células de combustível Ballard, bem como o eixo eletrificado eGen Power 130 D da Allison. O tanque integrado no chassis pode conter até 54 kg de hidrogénio. O camião na mesma configuração também está disponível numa versão menor de 27 toneladas.
VOLVO TRUCKS
A Volvo Trucks, que já conta com um portfólio bastante grande de camiões elétricos (a produção em massa dos pesados começou recentemente), sendo que o próximo caminho levará ao uso do hidrogénio, com os primeiros testes em clientes programados já para 2025. A marca sueca também apresentou um eixo eletrificado destinado aos camiões BEV e FCEV que permitirá maior liberdade de design e, mais importante, mais espaço para abrigar as baterias, o que resultará em maior autonomia do veículo.
VOLTA TRUCKS e TEVVA
A IAA também contou com a estreia da Volta Trucks, que apresentou o Volta Zero tendo a empresa anunciado o início da produção em massa do camião elétrico em Steyr, na Áustria, assim como também o fabricante de camiões elétricos (e hidrogénio), a Tevva. Os britânicos trouxeram para o evento, um veiculo de 7,5 toneladas com várias configurações, bem como o protótipo do novo camião a hidrogénio de 19 toneladas, com autonomia prevista de cerca de 500 km e recarga possível em apenas 10 minutos. A Tevva iniciou a produção do camião de 7,5 toneladas no Reino Unido e tem o seu grande foco não só na Europa mas também nos Estados Unidos.