A DIGRESSÃO “TOUR D’EUROPE” COMPROVA REDUÇÕES SIGNIFICATIVAS DE GEE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS
O projeto, com duração de 3 meses, chegou hoje ao fim em Bruxelas, com 2 dias de eventos no Parlamento Europeu e no museu Autoworld, onde decisores políticos e partes interessadas da cadeia de valor automóvel da UE e dos setores dos combustíveis renováveis estiveram reunidos para debater a melhor forma de avançar na descarbonização dos transportes rodoviários.
Tour d’Europe 2025 — Source: IVECO
A redução das emissões de GEE (gases com efeito de estufa) do Tour d’Europe foi certificada utilizando uma ferramenta de software, o “digital fuel twin” (DFT), que comprovou a utilização de combustíveis renováveis e as reduções resultantes nas emissões de CO2.
Os dados recolhidos foram então analisados pela Universidade Técnica de Darmstadt e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e resumidos num relatório, que conclui que os combustíveis renováveis apresentam um «potencial de redução de CO2 simples e genuinamente viável já hoje, com uma redução real e verificável de CO2 de até 77% numa base “well-to-wheel” (do poço à roda)».
O relatório deixa ainda claro que a abordagem da UE deve ser tecnologicamente aberta e aproveitar melhor os combustíveis renováveis, que já estão disponíveis em toda a Europa e são totalmente compatíveis com a tecnologia automóvel e a infraestrutura de abastecimento atuais.
Estação de serviço — Source: ENI
Os veículos — 11 automóveis e 5 camiões — percorreram 77.500 km ao longo de 5 rotas diferentes por toda a Europa. Reabasteceram 289 vezes com uma variedade de combustíveis renováveis: HVO e B100 (para motores a Diesel), E85 e gasolina renovável (para motores a gasolina e híbridos) e Bio-LNG (para camiões a combustíveis gasosos e diferentes misturas quando não havia especificações de combustível 100% renovável disponíveis).
O relatório mostra claramente que os combustíveis renováveis oferecem um percurso imediato, flexível e tecnologicamente aberto para a descarbonização dos transportes rodoviários, complementando soluções como a eletrificação e o hidrogénio.
Os parceiros do Tour d’Europe estão unidos na sua convicção: os combustíveis renováveis são fundamentais para alcançar os objetivos climáticos. Estão já a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos veículos existentes e continuarão a desempenhar um papel vital na propulsão de novos veículos rumo a um futuro sustentável.
Para mais informações sobre os eventos da Tour d’Europe e os benefícios dos combustíveis renováveis, visite www.tourdeurope.eu