A SCANIA ABRIU AS ENCOMENDAS PARA CAMIÕES AUTÓNOMOS PARA A INDÚSTRIA MINEIRA
A Scania começou a vender camiões autónomos para a indústria mineira, permitindo operações mineiras mais seguras, mais eficientes e mais sustentáveis.
A concretização do transporte autónomo está a dar um enorme passo em frente com a aceitação de encomendas de soluções mineiras autónomas da Scania. Já é possível efetuar encomendas do camião basculante autónomo de 40 toneladas da Scania para o setor mineiro, seguindo-se pouco tempo depois o modelo de 50 toneladas.
Numa primeira etapa, a Scania iniciará a venda das suas soluções mineiras autónomas na Austrália, cujas primeiras entregas e início da exploração estão previstos para 2026. O próximo mercado do mesmo nível será muito provavelmente a América Latina, uma região na qual a Scania tem uma presença significativa no segmento mineiro.
«A transição da investigação e desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial constitui um marco importante para nós e para o transporte pesado autónomo em geral. Este é o produto mais avançado colocado até à data no mercado pela Scania», referiu Peter Hafmar, Vice-Presidente e Responsável pelas Soluções Autónomas da Scania.
Passar à eletrificação e alcançar uma exploração mineira sustentável torna-se agora mais fácil. Há muito tempo que as minas são consideradas um dos ambientes mais promissores para os veículos autónomos, uma vez que podem contribuir para condições de trabalho mais seguras e operações mais eficientes.
As soluções mineiras da Scania com camiões 8×4 e 10×4, também têm potenciais vantagens globais relativamente aos camiões de transporte pesado tradicionais do setor, quer em termos de emissões, quer de produtividade. Ao utilizar os camiões mineiros autónomos da Scania, a pegada mineira global, incluindo os requisitos de energia e de infraestruturas, pode ser reduzida, o que significa que as despesas de capital e de funcionamento podem ser igualmente reduzidas nos locais adequados.
Os camiões autónomos da Scania também se podem adaptar facilmente a uma configuração de operações existente numa mina, graças à sua interoperabilidade com outros sistemas e veículos.
«Outra vantagem da nossa solução reside no facto de permitir que as empresas mineiras avancem mais rapidamente para o passo seguinte em direção a operações com zero emissões. É mais fácil eletrificar as operações com os camiões autónomos da Scania do que com os camiões de transporte pesado tradicionais», afirmou Hafmar.
Desenvolvido em estreita colaboração com os clientes mineiros
Nos últimos 10 anos, a Scania investiu fortemente no desenvolvimento de veículos autónomos. As inovações incluem aplicações para o transporte “hub-to-hub” em auto-estradas, bem como veículos autónomos para áreas confinadas, assim como as minas.
O camião basculante autónomo da Scania foi desenvolvido em estreita colaboração entre o departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Scania e os clientes da indústria mineira, através de testes exaustivos nas condições mais duras da vida real.
«É provavelmente o projeto de investigação e desenvolvimento mais ambicioso que realizámos até agora em parceria com um cliente, e estou muito satisfeito com o resultado. Graças a todos os controlos rigorosos e a diversos testes realizados no local, conseguimos desenvolver uma solução de transporte autónomo ideal para as minas», concluiu Peter Hafmar.