NIKOLA, IVECO E OGE ACORDAM ACELERAR A IMPLANTAÇÃO DE UMA INFRAESTRUTURA E DE SOLUÇÕES DE ABASTECIMENTO DE HIDROGÉNIO

NIKOLA, IVECO E OGE ACORDAM ACELERAR A IMPLANTAÇÃO DE UMA INFRAESTRUTURA E DE SOLUÇÕES DE ABASTECIMENTO DE HIDROGÉNIO

This article is also available in: en |

Avatar NUNO

A Nikola Corporation (NASDAQ: NKLA), a IVECO e a OGE acabam de anunciar a celebração de uma declaração de intenções para uma colaboração que visa estabelecer uma estrutura de negócio para o transporte de hidrogénio através de uma rede de abastecimento, desde as fontes de produção até às estações de abastecimento, de suporte a veículos elétricos com tecnologia de célula de combustível. Esta colaboração está a ser lançada com a intenção de definir e formalizar, de um modo mais significativo, os papéis e a responsabilidade das partes envolvidas, bem como a requerida colaboração governamental, que permita a execução dos objetivos estabelecidos nos acordos definitivos.

A IVECO, marca do grupo CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI / MI: CNHI), pioneira na comercialização e produção de veículos alimentados a combustíveis alternativos, e a OGE, proprietária e operadora de uma rede de pipeline, para a distribuição de gás natural, com 12.000 quilómetros na Alemanha, irão juntar-se à Nikola, marca líder no desenho e produção de veículos elétricos pesados alimentados a bateria, veículos elétricos com tecnologia de célula de combustível e outras soluções de infraestruturas energéticas, com vista ao desenvolvimento de uma infraestrutura do hidrogénio que permita o progresso e crescimento dos veículos elétricos com tecnologia de célula de combustível, em linha com as políticas europeias e as necessidades da indústria. O foco principal desta colaboração é o desenvolvimento de soluções de abastecimento de hidrogénio na Alemanha, de forma a suportar o sistema de transportes comerciais europeu, trabalhando-se com parceiros industriais na instalação de soluções de armazenamento e de abastecimento seguras, fiáveis e de custos contidos, para veículos elétricos com tecnologia de célula de combustível.

Nikola TRE — Source: IVECO

As partes comprometem-se a desenvolver uma economia do hidrogénio e estão focadas em implementar a infraestrutura necessária de reabastecimento e distribuição que permita a sua disponibilização aos proprietários de veículos comerciais pesados de uma forma segura, fiável e económica.

«O ecossistema de transportes vai ser transformado e os atuais modelos de negócio ao longo da cadeia de valor vão mudar com a introdução do hidrogénio e de camiões pesados alimentados a bateria», comentou Gerrit Marx, Presidente do Departamento Comercial e de Veículos Especializados na CNH Industrial. «A nossa colaboração é um enorme primeiro passo para desenvolver uma plataforma crescente de parcerias que tornará este processo numa realidade na Europa, requerendo pensamentos empreendedores e não lineares ao longo das estruturas industriais de base fóssil».

«A Nikola assume o compromisso de disponibilizar e desenvolver a produção industrial de hidrogénio, bem como a sua distribuição e abastecimento», referiu Pablo Koziner, Presidente dos Departamentos de Energia e Comercial da Nikola. «Acreditamos que esta colaboração em particular representa uma solução de distribuição e abastecimento, a longo prazo, muito convincente, que esperamos que promova o avanço da indústria e acelere a adoção da tecnologia de célula de combustível por parte do mercado. A OGE compromete-se a estabelecer uma infraestrutura do tipo ‘pipeline’ para transportar hidrogénio desde as fontes de produção até aos pontos críticos de distribuição», disse Thomas Hüwener, Diretor Técnico da OGE. «Estamos orgulhosos de desempenhar um papel essencial que permita, não só o desenvolvimento de postos de abastecimento através das capacidades da nossa rede, mas também de trabalhar para a descarbonização da economia».

Comentários