A SOLUÇÃO ELÉCTRICA

A SOLUÇÃO ELÉCTRICA

Nuno NUNO

NOVA GERAÇÃO DE BATERIAS APRESENTADA NA TURQUIA

Transmissão elétrica nos autocarros - Photo: Strada — Giancarlo Terrassan
Transmissão elétrica nos autocarros – Photo: Strada — Giancarlo Terrassan

A Cummins apresentou na Busworld Turquia 2020, salão internacional de autocarros, o novo sistema elétrico para a nova geração de baterias “The Next Generation Battery Electric System”, para utilização em autocarros 100% elétricos urbanos, e interurbanos.

Baterias para autocarros - Photo: Strada — Giancarlo Terrassan
Baterias para autocarros – Photo: Strada — Giancarlo Terrassan

A mais recente evolução da Cummins no que respeita os motores de 2,8 e 3,8 litros da Série F para o Euro VI, os quais oferecem mais torque, mais eficiência no consumo de combustível, além de serem mais suaves e mais silenciosos, sendo ideais para minibus e shuttle bus. Equipados com tecnologia premium, como o stop/start e gestão por smart electronic, os F2.8 e F3.8, a sua concepção é baseada na robustez, simplicidade e não utiliza EGR. Fornecendo uma melhor performance, a Série F está preparada para o novo conceito de motores compactos de 4 cilindros com potências de 96 a 140 kW.

F2.8_F3.8 Euro6 2020 - Photo: Cummins
F2.8_F3.8 Euro6 2020 – Photo: Cummins

O sistema é configurável tanto para veículos elétricos com bateria cheia (BEV) – Battery electric vehicle, como para veículos elétricos com alcance estendido (REEV) Range-extended battery-electric que incorpora um gerador de motor para combinar o fornecimento de energia com a bateria.

Baterias para autocarros - Photo: Strada — Giancarlo Terrassan
Baterias para autocarros – Photo: Strada — Giancarlo Terrassan

A nova bateria, projetada para o mercado europeu, está também disponível noutros mercados  e tem 150 mm de altura. Este produto é adequado para os autocarros de piso baixo, mantendo um baixo centro de gravidade e maximizando a utilização de espaço desocupado.

Julie Furber - Photo: Strada — Giancarlo Terrassan
Julie Furber – Photo: Strada — Giancarlo Terrassan

Julie Furber, vice-presidente de energia eletrificada da Cummins, demonstrou a sua satisfação pelo resultado deste novo sistema elétrico de baterias e afirmou «À medida que os veículos elétricos ganham força no sector de transporte público, projetar baterias com carregamento mais rápido e maior alcance será uma mudança tecnológica inovadora  e fazê-lo de uma forma a cumprir com todos os requisitos regulamentares e a um preço competitivo é um passo vital para a indústria».

Comentários