RENAULT LANÇA TRAFIC VAN E-TECH

RENAULT LANÇA TRAFIC VAN E-TECH

Nuno NUNO

Source: Renault

A RENAULT LANÇA O TRAFIC VAN E-TECH ELÉTRICO, UM VEÍCULO VERSÁTIL, INTELIGENTE E RESPONSÁVEL PARA UTILIZADORES EMPRESARIAIS

6 meses após revelar uma nova geração de veículos comerciais ligeiros compactos totalmente elétricos, em Birmingham, a Renault apresenta a versão de produção do primeiro membro desta nova família: o novo Trafic Van E-Tech.

Lançado, pela primeira vez, em 1980, já foram fabricadas mais de 2,5 milhões de unidades do Trafic, ao longo das suas 3 gerações. O seu nome tornou-se sinónimo de sucesso no mercado dos veículos comerciais ligeiros médios. Com base nesta herança, o modelo totalmente elétrico, de 4ª geração, marca uma mudança revolucionária.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Na sua versão L1, o novo furgão oferece uma capacidade de carga de 5,1 m³, para um comprimento de 4,87 m, e uma largura de 1,92 m. A carrinha L2 tem uma capacidade de carga de 5,8 m³, para um comprimento de 5,27 m, com uma distância entre eixos 40 cm mais longa. Ao mesmo tempo, a altura total foi reduzida para 1,90 m, garantindo o acesso a todos os parques de estacionamento subterrâneos.

Design moderno, de alta tecnologia e futurista

O novo Trafic Van E-Tech é um veículo com um design moderno, com um vão dianteiro curto, uma generosa distância entre eixos e uma carroçaria aerodinâmica do tipo monovolume.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

É também de alta tecnologia, com uma faixa de luzes dianteiras que expressa uma forte identidade de marca. Uma identidade ainda mais sublinhada pelo logótipo retro iluminado, com guias de luz inclinadas para as luzes diurnas (DRL), criando uma assinatura luminosa de vanguarda.

Esta faixa de luz atrai imediatamente o olhar, enquanto faz com que a parte dianteira pareça mais larga. Os faróis, por baixo, têm um design mais discreto. O estilo futurista do Trafic também pode ser visto no seu pára-brisas em forma de viseira, composto pelo próprio pára-brisas e pelas duas janelas laterais.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Um cockpit moderno com um design disruptivo

A abordagem disruptiva ao design estende-se ao cockpit, que apresenta um painel de instrumentos robusto, em forma de tubo, que se estende de um lado ao outro da cabina. Embora a forma tubular seja intemporal, o painel de instrumentos é também eminentemente moderno, com dois ecrãs: um painel de instrumentos de 10” e um ecrã central de 12” inclinado em direção ao condutor.

Os espaços para arrumação são uma parte fundamental da experiência de condução dos utilizadores empresariais. O Trafic Van E-Tech satisfaz esta necessidade, com uma série de compartimentos engenhosos e generosos. Além de um porta-luvas fechado, o cockpit inclui vários compartimentos abertos, mas suficientemente divididos.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

No Trafic Van E-Tech, a Renault pretende incluir mais de 23% de materiais reciclados (incluindo a bateria), um nível próximo do alcançado com os seus melhores automóveis elétricos (por exemplo, 26% no R4 E-Tech). Este objetivo está em linha com a estratégia do Grupo Renault de incluir 33% de materiais reciclados, em peso, nos seus veículos, até 2030.

Duas opções de bateria

Para uma flexibilidade de utilização ideal, o Trafic Van E-Tech é fornecido com duas opções de bateria: autonomia urbana ou autonomia longa.

Para condutores que percorrem longas distâncias, a bateria de longo alcance com tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto) oferece a maior densidade energética, para uma autonomia máxima de cerca de 450 km WLTP.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Para utilizadores empresariais que trabalham principalmente na cidade, a bateria de autonomia urbana utiliza tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio) sem metais raros, como cobalto ou níquel. Este modelo combina um preço competitivo, com uma autonomia de quase 350 km WLTP, o que é suficiente para muitos utilizadores empresariais. Esta bateria estará disponível numa data posterior.

Todas as células serão produzidas na Europa e as baterias serão montadas em França, na fábrica de Sandouville.

Além da sua autonomia versátil, as baterias também oferecem a nova tecnologia de carregamento rápido de 800 V. Uma novidade para a Renault, esta funcionalidade facilita a organização do dia a dia dos utilizadores profissionais. Com um ponto de carregamento rápido CC, a bateria carrega dos 15% aos 80% em cerca de 20 minutos, recuperando 260 km de autonomia.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Um motor elétrico de nova geração

Com uma potência de 150 kW e um binário de 345 Nm, o novo motor elétrico desenvolvido na Europa é particularmente eficiente. Com o seu motor potente e plataforma robusta, o novo Trafic Van E-Tech tem uma capacidade de reboque de 2 toneladas e uma carga útil de 1,25 toneladas (homologação pendente).

Funcionalidades V2X

O novo Trafic Van E-Tech vai ser comercializado com as funcionalidades Vehicle-to-Load (V2L) e Vehicle-to-Grid (V2G). Isto significa que poderá carregar aparelhos externos (V2L, do veículo para um dispositivo elétrico) a partir de uma porta na área de carregamento da cabina ou através de um adaptador que pode ser ligado para conectar aparelhos como ferramentas ou um computador portátil.

Também poderá alimentar energia da bateria para a rede (funcionalidade V2G), com o seu carregador bidirecional.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Furgão mais tecnológico

O SDV, ou Software Defined Vehicle (Veículo Definido por Software), é uma inovação tecnológica. O software já não é periférico e limitado a determinadas funções, como nas arquiteturas de veículos anteriores, mas sim central para todo o veículo.

A tecnologia SDV permite a integração do ecossistema corporativo diretamente no sistema multimédia do veículo, abrindo o caminho para uma configuração digital avançada. Ao colocar ferramentas profissionais no centro da experiência de condução, o sistema responde às necessidades específicas dos profissionais.

As dezenas de computadores anteriormente distribuídos por todo o veículo foram substituídos por um único computador central extremamente potente. Esta arquitetura de software centralizada pode ser atualizada ao longo da vida útil do veículo, da mesma forma que um telemóvel ou um computador portátil.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Concebido pela Ampere, o novo CAR OS (Car Operating System) funciona com o Android Automotive OS, tornando-o fácil de utilizar e mantendo-se aberto a uma vasta gama de aplicações atuais e futuras.

Os clientes também poderão adicionar a opção de câmara 360° ou controlo climático, desta vez com a intervenção da rede Renault no veículo.

As empresas que utilizam o seu próprio sistema operativo, por exemplo, para entregas, poderão integrar a nova função no sistema multimédia do veículo, para enviar informações em tempo real (hora, rota, contactos, observações, etc…) aos motoristas de entregas nas suas rondas;

Maior segurança

Com o seu “programa human first”, lançado em 2023, a Renault afirma o seu compromisso em melhorar a segurança dos condutores e passageiros, bem como de outros utentes da estrada em todo o mundo, através de vários avanços tecnológicos.

Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault
Renault Trafic Van E-Tech — Source: Renault

Para melhorar o comportamento ao volante e aumentar a segurança, o Trafic vem equipado com o Safety Coach integrado. Utilizando os sensores do veículo, bem como a inteligência artificial, avalia os riscos enfrentados pelo condutor, tendo em conta a velocidade do veículo, as distâncias de segurança, a manutenção da faixa de rodagem, as mudanças de faixa e a vigilância.

Com base nos dados recolhidos, o sistema atribui ao condutor uma pontuação de 0 a 100 (Safety Score) no final de cada viagem, juntamente com dicas personalizadas, dependendo dos resultados. Ao mesmo tempo, a função Safety Monitor exibe uma medição, em tempo real, do comportamento de condução, diretamente no painel de instrumentos.

O Trafic também inclui as funções da aplicação My Renault, úteis no dia-a-dia, como a programação e o pré-condicionamento da carga e a monitorização da autonomia. Outras funções também facilitam a vida, como localizar o veículo, verificar o estado das portas com o bloqueio remoto ou acompanhar a manutenção do veículo com o calendário de manutenção conectado.