A RENAULT APRESENTA DUAS MOTORIZAÇÕES HÍBRIDAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA O SYMBIOZ E O ESPACE
Full hybrid E-TECH: tecnologia com apelo ao cliente
Lançada em 2020 no Clio, Captur e Megane, a 1ª geração das motorizações híbridas E-TECH consolidou a Renault como a 2ª marca com mais automóveis híbridos vendidos na Europa, que continua a ter um enorme sucesso e as vendas estão a aumentar de forma constante. A marca deverá ultrapassar a marca de um milhão de automóveis full hybrid E-TECH vendidos em breve.
Renault Symbioz — Source: Renault
Tecnologia ultra-eficiente
Os motores híbridos E-TECH são particularmente apreciados pelos clientes pelo seu impressionante consumo de combustível e baixas emissões de CO2. A nova versão de 160 cv do Symbioz emite apenas 99 g/km de CO2 para 4,4 l/100 km WLTP. O novo Espace tem um desempenho igualmente convincente, com 4,9 l/100 km e 110 g/km de CO2 para o motor de 200 cv, que surge associado a uma caixa de velocidades otimizada.
Renault Symbioz — Source: Renault
Inspirada na tecnologia da Fórmula 1, a caixa de velocidades combina 2 engrenagens para o motor elétrico principal e 4 para o motor de combustão interna e incluem 15 combinações de funcionamento diferentes, para um prazer de condução, consumo de combustível e emissões de CO2 otimizados em todos os tipos de utilização. A caixa de velocidades seleciona automaticamente o modo de funcionamento do motor híbrido E-TECH entre os seguintes modos:
- totalmente elétrico (apenas o motor elétrico aciona as rodas).
- híbrido dinâmico (o motor de combustão e o motor elétrico acionam as rodas em conjunto).
- e-drive (o motor elétrico aciona as rodas, enquanto o motor de combustão carrega a bateria).
- combustão (apenas o motor a gasolina aciona as rodas e/ou carrega a bateria).
- recuperação de energia (as rodas acionam o motor elétrico, que carrega a bateria).
Motor híbrido 160 cv — Source: Renault
Os sistemas de propulsão full hybrid E-TECH são uma solução económica para a transição energética e vão ao encontro dos clientes que ainda não estão prontos para mudar para um automóvel totalmente elétrico. Os híbridos oferecem as vantagens da condução elétrica: arranque silencioso, condução totalmente elétrica a baixa velocidade nas cidades, bem como regeneração da bateria através da desaceleração e da travagem para uma condução e eficiência avançadas.
Motor híbrido 160 cv — Source: Renault
Novo motor full hybrid E-TECH 1,8l de 160 cv
O motor full hybrid E-TECH 1,8 l de 160 cv oferece mais potência e um consumo de combustível ainda mais baixo. Está disponível no Symbioz. O potente motor de combustão combina 2 motores elétricos alimentados pela nova bateria de 1,4 kWh e uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem. O motor de combustão interna de 4 cilindros foi atualizado de 1,6 para 1,8 l para obter mais potência.
Renault Symbioz — Source: Renault
Agora, desenvolve 80 kW (109 cv), em comparação com os 69 kW (94 cv) anteriores, enquanto o binário aumentou 25% (170 Nm ou +21 Nm). Como resultado, o binário máximo está disponível a rotações mais baixas (cerca de 2.000 rpm), para um melhor desempenho e resposta, especialmente durante a aceleração, mas também ao conduzir a alta velocidade em estradas rápidas. Além de aumentar a cilindrada, foram feitas várias alterações para melhorar a eficiência.
Renault Symbioz — Source: Renault
O sistema de propulsão conta agora com injeção direta de alta pressão (350 bar), que otimiza a vaporização do combustível conseguindo-se uma combustão mais precisa, que melhora o desempenho e reduz as emissões e o consumo de combustível.
Renault Symbioz — Source: Renault
O motor funciona segundo o ciclo Atkinson, que também baixa o consumo de combustível, atrasando o fecho das válvulas de admissão durante a fase de compressão, que é mais curto do que o curso de expansão. Possui também um filtro de partículas de gasolina, já compatível com a futura norma Euro 7.
Renault Symbioz — Source: Renault
Dois motores elétricos alimentados por uma nova bateria
O full hybrid E-TECH de 160 cv inclui 2 motores elétricos: um motor elétrico de 36 kW/50 cv com 205 Nm de binário para acionar as rodas motrizes dianteiras e carregar a bateria durante a travagem e desaceleração, e um HSG (High-Voltage Starter Generator) de 15 kW/20 cv para as mudanças de velocidade.
Renault Espace — Source: Renault
Ambos os motores são alimentados por uma nova bateria refrigerada a ar de 1,4 kWh (275 V), em comparação com 1,2 kWh na versão anterior. A capacidade útil aumentou cerca de 20% para uma maior autonomia no modo elétrico.
Renault Espace — Source: Renault
O automóvel arranca no modo totalmente elétrico e pode ser conduzido nesse modo até 80% do tempo em que está dentro das cidades e ao seu redor. Isto proporciona uma economia de combustível até 40% em comparação com um motor de combustão interna convencional.
Motor híbrido 200 cv — Source: Renault
Caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem otimizada
O sistema de transmissão consiste numa caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem, que foi otimizada para proporcionar mudanças de velocidade rápidas e precisas, com perda mínima de potência. É também mais simples do ponto de vista mecânico, o que garante maior fiabilidade. O sistema de embraiagem por dentes substitui tanto a roda dentada como o anel sincronizador numa configuração sem embraiagem que é altamente eficiente graças à redução do atrito entre componentes.
Motor híbrido 200 cv — Source: Renault
A caixa de velocidades foi afinada para se obter passagens de relação mais rápidas, suaves e silenciosas. As vibrações e o ruído do motor são também menores o que aumenta o conforto a bordo. Juntamente com as novas relações de transmissão, mais adequadas à condução em autoestradas, surge também uma alavanca de velocidades (e-shifter) mais ergonómica, que permite ao condutor mudar do modo D para o modo B para maximizar a travagem regenerativa.
Renault Espace — Source: Renault
Otimização do motor full hybrid E-TECH de 200 cv
O motor full hybrid E-TECH de 200 cv foi otimizado para oferecer um desempenho mais consistente em todos os automóveis da marca; no segmento C com o Austral e no segmento D com o Espace e o Rafale. Foi introduzido um novo software para a caixa automática, proporcionando uma condução mais dinâmica, sem pontos mortos nas acelerações ou reduções. Como resultado, a condução é mais suave, mais dinâmica e mais agradável, especialmente ao acelerar entre 40 e 80 km/h.
Renault Espace — Source: Renault
O motor full hybrid E-TECH de 200 cv é composto por um motor a gasolina sobrealimentado de 3 cilindros e 1,2 l, que desenvolve 130 cv (96 kW) e 205 Nm de binário, e 2 motores elétricos:
- o motor elétrico principal tem uma potência de 50 kW (70 cv e 205 Nm) e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400 V, que se destina à condução elétrica.
- o motor elétrico secundário ou gerador de arranque de alta tensão (HSG) desenvolve 25 cv para 50 Nm de binário, que faz arrancar o motor de combustão interna e gere as mudanças de velocidade.
Renault Espace — Source: Renault