O Renault Austral dá 75 voltas ao mundo para garantir a sua qualidade, ou seja, cobriu quase 3 milhões de quilómetros em todos os tipos de estradas (antes mesmo do seu lançamento comercial), tendo sido, depois do Megane E-Tech Electric, em 2020, o segundo modelo da Renault a ter sido sujeito às “Confirmation Runs” — Provas de Confirmação.
Atrás do volante, cerca de uma centena de colaboradores colocaram-se no lugar dos clientes, enquanto testaram o automóvel. O seu objectivo: identificar quaisquer melhorias possíveis para assegurar que o Austral alcançasse o melhor desempenho em termos de prazer de condução, qualidade e fiabilidade.
Liderado por Thierry Charvet, director industrial e de qualidade do Grupo Renault, o plano estratégico de Qualidade da empresa é um dos principais pilares da Renaulution. No centro deste plano, a fiabilidade dos novos modelos em desenvolvimento foi objecto de muita consideração, o que levou a alterações profundas nos testes de estrada realizados antes de todos os lançamentos comerciais. Foi desenvolvido um novo tipo de teste: as Provas de Confirmação (Confirmation Runs).
«Desenvolvemos uma abordagem complementar aos ensaios de estrada realizados no Centro Técnico de Aubevoye do Grupo Renault, perto de Paris, onde dispomos das pistas e de todo o equipamento necessários. Estes testes são realizados com recurso a uma pequena frota de automóveis de pré-série confiados a pilotos de testes especializados», explica Thierry Charvet.
«Agora, estamos a reforçar os processos de teste. Estas Provas de Confirmação são uma forma de nos colocarmos no lugar dos clientes, com o objectivo final de lhes garantir paz de espírito. Entregámos a mais de uma centena de colaboradores do Grupo Renault uma frota de 160 automóveis, para realizar testes intensivos em todos os tipos de estradas e em diferentes países. Isto ajudou-nos a identificar e a implementar cerca de 350 melhorias, antes sequer que o Renault Austral pudesse chegar aos concessionários e aos clientes».
PROVAS DE CONFIRMAÇÃO DO RENAULT AUSTRAL: UM PROCESSO NOVO E EFICIENTE
No final das provas de confirmação, o Renault Austral já tinha sido testado num total de quase 3 milhões de quilómetros — 2,8 milhões, mais concretamente — em todos os tipos de estradas em França, Espanha, Alemanha e Roménia. Vias urbanas, auto-estradas, estradas principais, entre planícies e montanhas, e em todas as condições meteorológicas.
Os mais de 100 colaboradores da Renault que participaram nos testes reportaram todos os aspectos que podiam ser melhorados no automóvel através de uma aplicação instalada no seu smartphone. Esta aplicação ajudou os engenheiros e especialistas da marca a recolher e a analisar dados em tempo (quase) real.
Ao completar uma tão extensa quilometragem durante as Provas de Confirmação, a Renault foi capaz de identificar quaisquer potenciais problemas com o Austral muito antes que estes pudessem surgir com os clientes, assegurando assim uma maior qualidade, fiabilidade e durabilidade ao longo de toda a vida útil do automóvel.
Depois do Megane E-Tech Electric, em 2020, e agora do Austral, todos os futuros modelos beneficiarão de Provas de Confirmação e da experiência de pessoas como Álvaro Rodriguez Sastre, colaborador do Grupo Renault em Espanha, piloto de competição da Renault.
«Dependendo do período, eu percorro entre 1.000 km e 1.500 km todas as semanas», afirma Álvaro. «Uma das rotas que utilizamos frequentemente para os nossos testes, tal como com as Provas de Confirmação, é entre Madrid e Valladolid, através de Navacerrada, Segóvia e Sepulveda. O percurso é extremamente variado e permite-nos avaliar todos os aspectos do automóvel que pretendemos testar: o comportamento, a capacidade de aceleração, o nível de conforto e até a sua acústica. Fico feliz de saber que os nossos clientes gostam mesmo de conduzir o Austral».
O RENAULT AUSTRAL É O “CARRO DO ANO 2023” EM PORTUGAL E O MEGANE E-TECH É O “ELÉCTRICO DO ANO”