A MITUBISHI ASSINALA O REGRESSO DO COLT, O SEGMENTO CHAVE EUROPEU
A Mitsubishi Motors Europe está a cumprir a segunda etapa do seu programa de lançamentos europeus em 2023, com a apresentação do novo COLT, que surge após a introdução da nova geração do ASX, em março.
Desde que foi lançado pela primeira vez na Europa, em 1978, o COLT vendeu mais de 1,2 milhões de unidades, distribuídas por 6 gerações. Nesta 7ª variante, o COLT tem por base a plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e chegará aos concessionários no último trimestre do ano.
O novo COLT é um veículo concebido para os “aventureiros urbanos” que procuram uma solução avançada para as suas necessidades individuais de mobilidade. É um automóvel concebido para explorar a cidade, oferecendo um design elegante, uma gama de motorizações eficientes (incluindo uma versão “full-hybrid”) com tecnologia avançada, além de diversas possibilidades de personalização.
«Após o lançamento do novo ASX, em março, o novo COLT marca o regresso da Mitsubishi Motors ao principal segmento europeu de veículos compactos e também de um nome icónico para a marca», referiu Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe.
«Com uma gama de tecnologias e motorizações avançadas, incluindo um sistema híbrido, o novo COLT vem aumentar de forma significativa a nossa oferta de produtos».
Design
O novo COLT exibe um design dinâmico e moderno, tanto no exterior como no habitáculo. A secção dianteira é esculpida e enquadrada por faróis totalmente em LED. O design das luzes de circulação diurna (DRL) em LED, confere ao novo COLT uma presença muito característica, refletindo o design dianteiro “Dynamic Shield” da Mitsubishi Motors. Nos níveis de equipamento superiores, as DRL estão posicionadas verticalmente abaixo dos faróis, melhorando a aparência dinâmica do veículo.
Motorizações
As duas motorizações disponíveis a partir da data do lançamento, no último trimestre de 2023, em Portugal, serão:
- 1.0 l MPI-T (sujeitos a homologação): gasolina, turbo, injeção multiponto e 3 cilindros, com transmissão manual de cinco velocidades. Potência: 90 cv. CO2: 118-121 g/km.
- 1.6 l Híbrido (HEV — sujeitos a homologação): gasolina, dois motores elétricos e uma bateria de 1,2 kWh acoplada a uma transmissão automática multimodo. Potência (combinada): 145 cv. CO2: 93-101 g/km.
Segurança, comodidade e conforto
O novo COLT integra um conjunto de sensores ultrassónicos, de câmara e de radar para proporcionar uma visão de 360° e um conjunto completo de sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) neste modelo de segmento B, incrementando a segurança ativa.
O Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, o Monitor de Visualização Exterior e os Sistemas de Máximos Automáticos, de Deteção do Ângulo Morto, de Mitigação de Colisão Frontal, de Aviso de Saída de Faixa, de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, de Auxílio ao Estacionamento, de Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro e de Reconhecimento de Sinais de Trânsito são apenas alguns dos sistemas disponíveis no novo COLT.
Digitalização e conectividade
No campo prioritário da segurança, destaca-se o sistema eCall, fornecido de série. O novo modelo inclui as plataformas de conectividade Apple CarPlay e Android Auto, que podem ser acedidas através do ecrã capacitivo tátil de 7” ou de 9,3”, ou do comando de voz.
Este sistema de som inclui a tecnologia New Fresh Air Subwoofer (FAS), uma estrutura acústica que elimina a necessidade de compartimentos tradicionais, fornecendo graves ao habitáculo por intermédio de um sistema de condutas patenteado. Está integrado na estrutura do veículo, no lado direito da bagageira. A qualidade do áudio é ainda reforçada por 7 canais de equalização personalizada, EQ de acordo com a velocidade e Melhorias Harmónicas do Motor.
A capacidade de ajustar o ambiente interior do novo COLT é assegurada pela tecnologia Multi-Sense, com a qual é possível personalizar a iluminação ambiente e o painel de instrumentos.
Tal como acontece com outros veículos da marca, o novo COLT beneficia de:
- Garantia de fábrica de 5 anos/100.000 km;
- Garantia anticorrosão de 12 anos;
- Garantia da bateria de tração e da capacidade de 8 anos/160.000 km;
- 5 anos de assistência em viagem (Pacote de Assistência da Mitsubishi Motors).
A produção do novo COLT será iniciada em setembro, na fábrica da Renault em Bursa, Turquia, estando o início das vendas previsto para o último trimestre de 2023.