JÁ DISPONÍVEL NO MERCADO, O JORNAL STRADA FOI FAZER UM TEST-DRIVE AO NOVO MERCEDES-BENZ EQE SUV
A Mercedes-Benz continua a investir no objetivo de apresentar uma gama 100% eletrificada em 2030 e já está disponível na Sociedade Comercial C. Santos o 4º modelo a utilizar a nova plataforma da marca para modelos totalmente elétricos, o Mercedes EQE SUV.
Trata-se de uma versão SUV do EQE Limousine e num pequeno test-drive proporcionado pela Soc. Com. C. Santos, o Jornal Strada foi sentir de perto este novo Mercedes EQE SUV, que combina a tecnologia futurista e os recursos de luxo tradicionais com zero emissões.
Este modelo é versátil, ágil e espaçoso, com uma distância entre eixos de 3.030 mm, 4.863 mm de comprimento, 1.940 de largura e 1.686 de altura e a sua bagageira tem uma capacidade para 520 l. Estas dimensões permitem que este modelo apresente uma grande versatilidade na sua utilização, oferece-lhe um formato em voga e apresenta um coeficiente aerodinâmico extraordinariamente baixo Cd 0,25, mesmo com a sua volumetria e da inegável elegância das linhas, uma demonstração de como a forma e a função estão sempre em sintonia com a Mercedes.
Os modelos desta luxuosa gama estão equipados de série com as linhas de design Electric Art Exterior e Electric Art Interior e para um maior conforto e comodidade permite a integração do smartphone, a pré-instalação para a transferência de chave digital, o sistema AMG Track Pace, o sistema de som surround 3D Burmester e o teto de abrir panorâmico. Esta nova gama também pode ser complementada pelos packs de equipamento Advanced, Advanced Plus, Premium e Premium Plus.
O luxuoso SUV encontra-se equipado com eixo traseiro direcional até 10 graus e com o sistema DIGITAL LIGHT com função de projeção.
O Mercedes EQE SUV também vem equipado com o sistema de bomba de calor, onde o calor residual da cadeia cinemática elétrica (inversos e motor elétrico) e da bateria de alta tensão pode ser utilizado para aquecer o ar no interior do habitáculo, permitindo assim um maior conforto, eficiência e autonomia, uma vez que permite a redução de energia consumida pelo sistema de aquecimento.
Este modelo está equipado com sistemas de assistência à condução, entre eles o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC e o Assistente de Ângulo Morto.
Está integrado também o sistema de informação e de entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com painel de instrumentos de 12,3 polegadas e ecrã central tátil de 12,8 polegadas. O passageiro dianteiro também tem à sua disposição um display OLED de 12,3 polegadas. Este sistema apresenta bloqueio inteligente com recurso a uma câmara que deteta se o condutor está a olhar para o display do passageiro e escurece automaticamente o conteúdo por razões de segurança.
Relativamente à bateria e carregamento desta gama, dependendo das versões deste SUV completamente elétrico, pode receber carregamentos AC até 22kW e DC até 170 kW, o que permite ganhar uma autonomia de 220 km em somente 15 min ou chegar aos 80% de carga em apenas 32 min.
De momento, a gama nacional é composta por três versões: O EQE 350+, EQE 500 4Matic e o AMG EQE 43 4Matic.
Na gama disponível desde já, a oferta arranca no EQE 350+ SUV, dotado de tração traseira e um motor elétrico. Com 215 kW (292 cv) de potência e 565 Nm de binário, garante prestações muito acima de média, tendo ainda a vantagem de uma autonomia referencial que pode chegar aos 590 km (WLTP). Está disponível desde 91.950 euros.
O modelo EQE 500 4Matic SUV, está equipado com tração integral, com dois motores, que oferecem na sua totalidade 300 kW, 408 cv de potência e 858 Nm de binário, pode alcançar 540 km de autonomia e o seu valor de venda começa nos 103.600 euros.
Por fim, o Mercedes-AMG EQE 43 SUV também apresenta tração integral, graças aos dois motores (um por cada eixo), suspensão pneumática AMG e um inovador eixo traseiro direcional até 10 graus, permitem que este modelo consiga atingir os 100 km/h em apenas 4,3 segundos. A bateria tem uma capacidade de 90,6 kWh que garante autonomia até 488km. O Mercedes-AMG EQE 43 SUV está disponível por 129.900 euros.
Está estimado no último trimestre do ano que chegue a Portugal o Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+, com uma autonomia entre carregamentos de 452km, 625 cv de potência, conseguindo alcançar dos 0 aos 100 km/h em apenas em 3,5 segundos. Na Sociedade Comercial C. Santos já estão a ser aceites encomendas para este modelo, a partir dos 144.900 euros.
Nuno Oliveira, Especialista de produto na Soc. C. Santos fez, uma breve apresentação da viatura onde destacou alguns pontos principais: o design exterior, faróis digitais frontais, que em termos de tecnologia, são faróis inteligentes, capazes de projetar informação que é muito útil quando se está focado na estrada.
A Aerodinâmica é um dos destaques do exterior que torna estas viaturas mais eficientes. As jantes apesar do seu tamanho, que podem ir até 22 polegadas, também estão desenhadas e criadas para serem mais eficientes em termos de aerodinâmica.
Graças ao formato em arco da viatura, tem um valor de coeficiente aerodinâmico de 0.25, um valor muito bom para uma viatura deste segmento, principalmente por ser um SUV.
Em termos de design interior, de realçar o sistema multimédia de ultima geração, mas o grande destaque é o widescreen, composto por 3 écrans por baixo de uma única pelicula de vidro de excelente qualidade.
Nas 2 versões, a Mercedes tem o EQE 350 + SUV com tração traseira e um motor elétrico com 292 cv e autonomia elétrica até 578 km. Já o EQE 500 4 MATIC SUV, tem 2 motorizações, tração integral e 408 cv, e uma autonomia elétrica até 540 km.
Para fazer o carregamento destas viaturas é possível carregar a viatura em casa numa Wall box AC até 22 kW e fazer um carregamento em postos públicos DC até 170 kW, o que significa que normalmente em cerca de 32 min é possível carregar cerca de 80% da bateria e em 5 min consegue repor 220 km de autonomia.