O NOVO SUV MITSUBISHI ECLIPSE CROSS EV CHEGA A PORTUGAL
A Mitsubishi, marca representada em Portugal pela Astara, acaba de lançar em Portugal o novo Eclipse Cross, primeiro modelo totalmente elétrico nesta sua fase de reafirmação na Europa. Desenvolvido especificamente para este mercado, o novo Mitsubishi é um C-SUV familiar focado na versatilidade, conjugando uma autonomia referencial que pode atingir mais de 620 km em ciclo combinado, tecnologia avançada de propulsão, conectividade de última geração com integração Google e a mais recente linguagem de design da marca.
O modelo integra o ciclo de profunda renovação da gama da Mitsubishi na Europa e em Portugal ao longo dos últimos anos, que incluiu já os lançamentos do Colt, ASX, do topo de gama Outlander PHEV e, mais recentemente, do Grandis.
O Eclipse Cross de nova geração é o primeiro veículo elétrico a bateria da Mitsubishi Motors desde o pioneiro i-MiEV — o primeiro veículo elétrico do mundo de produção em série —, assumindo um papel estratégico no roteiro de eletrificação da marca e na afirmação da sua ambição tecnológica.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
O novo modelo é construído com base na plataforma AmpR Medium da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que se destaca pela sua modularidade e arquitetura escalável para veículos elétricos a bateria, e que tem ainda a vantagem de suportar múltiplas possibilidades de carregamento, assegurando compatibilidade com diversas infraestruturas para tornar a utilização o mais simplificada possível.
A uma autonomia referencial de 625 km em ciclo combinado ou de 819 km em ciclo urbano, o Eclipse Cross junta uma elevada performance, como comprova a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Já a velocidade máxima situa-se em 170 km/h. A bateria com arquitetura de 400V pode ser carregada até aos 80% em 37 minutos, a uma capacidade máxima de 150 kW.
A agilidade que o novo Eclipse Cross demonstra na estrada é complementada por um habitáculo espaçoso e sofisticado e pelo elevado nível de digitalização, onde se destaca o sistema de infotainment com um ecrã de 12”, ladeado pelo painel instrumentos de idêntica dimensão.
A bagageira com porta de acionamento elétrico oferece um volume de carga de 545 litros com os bancos em posição normal, que pode ser estendido até 1.670 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
No exterior, a aparência robusta é reforçada pela evolução da dianteira Dynamic Shield da Mitsubishi e pelo perfil ágil e bem vincado, bem como como pelo design Wide Hexagon na traseira, que enfatiza o porte deste SUV compacto, complementada ainda pelas jantes de liga leve de 19” e a iluminação full LED.
Motorização e condução
Um sistema de gestão térmica refrigerado a água ajuda a otimizar a bateria do novo Eclipse Cross, garantindo um desempenho fiável, maior durabilidade e uma utilização segura, o que melhora a experiência geral de condução e a fiabilidade do veículo. O novo Eclipse Cross está também equipado com uma bomba de calor e um aquecedor PTC, com o objetivo de fornecer aquecimento e arrefecimento de nível superior no habitáculo, sem colocar pressão desnecessária na bateria de propulsão.
Durante a condução, a travagem regenerativa ajuda a aumentar a autonomia. Em vez de desperdiçar a energia cinética sob a forma de calor, como acontece na travagem convencional por atrito, a travagem regenerativa converte-a novamente em energia elétrica e armazena-a na bateria. A intensidade da travagem regenerativa é controlada em 4 níveis, através de patilhas no volante, para que os utilizadores possam definir o nível adequado ao seu estilo de condução.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
A bateria do novo Eclipse Cross está ligada a um conjunto EESM (Electrically Excited Synchronous Machine) altamente eficiente e a uma transmissão de velocidade única, conseguindo assim obter potência de uma forma suave.
O EESM oferece uma combinação de desempenho, eficiência e sustentabilidade. Ao contrário dos motores de íman permanente, os EESM utilizam rotores bobinados em vez de materiais raros, eliminando a dependência de elementos como o neodímio e reduzindo as preocupações ambientais.
A altas velocidades, os EESM evitam perdas relacionadas com ímanes, proporcionando uma eficiência superior e uma entrega de potência mais suave. Também se destacam no binário de baixa rotação, tornando-os ideais para arranques em subidas, cargas pesadas e condução urbana.
No que respeita ao carregamento da bateria, o novo Eclipse Cross permite tanto o carregamento no Modo 2 utilizando uma tomada doméstica, como o carregamento CA no Modo 3 até 11 kW, utilizando um carregador dedicado e uma tomada Tipo 2. Além disso, o condutor pode também tirar partido dos inúmeros pontos de carregamento rápido CC públicos de até 150 kW, utilizando a tomada CCS.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
Digitalização e conectividade
No habitáculo, o ecrã de infotainment de 12” é a interface central da experiência digital. A resolução de 960 x 1280 do ecrã vertical 3:4 permite uma clareza instantânea das informações e, com uma barra de navegação fácil de utilizar na parte superior, simplifica o acesso e a mudança entre diferentes funções e informações. O ecrã central é complementado pelo Digital Driver Display de 12,3”, que apresenta os dados mais importantes de forma clara para o condutor, minimizando distrações e ajudando a manter os olhos na estrada.
Como um dos poucos modelos da sua classe a incluir Google integrado, o Eclipse Cross permite aceder de forma fácil e instantânea ao melhor ecossistema de aplicações e serviços, com navegação intuitiva e controlo por voz: o Google Maps ajuda na navegação com ePOIs, mapas e informações de trânsito em tempo real; o Google Play disponibiliza mais de 100 aplicações preparadas para automóveis (incluindo jogos, música e aplicações de streaming de vídeo); e o Google Assistant utiliza o reconhecimento de voz em linguagem natural para comandar a navegação, o streaming de multimédia e as funcionalidades do telefone e do veículo.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
Para quem pretenda utilizar o telefone para aceder aos seus conteúdos digitais móveis, o Apple CarPlay e o Android Auto estão disponíveis sem fios, colocando todas as aplicações facilmente ao alcance, bem como o acesso aos comandos de voz da Siri e do Google. Os dispositivos também podem ser carregados sem fios com até 15 W (suporta todos os dispositivos compatíveis com Qi e MagSafe) ou ligados a uma das quatro portas USB presentes no habitáculo.
A aplicação Mitsubishi Motors, disponível na App Store e no Google Play, oferece ao utilizador um controlo total sobre o novo Eclipse Cross através do seu smartphone, ao permitir aceder a funcionalidades como o Localizador de Veículos, o Painel de Instrumentos do Veículo, o Pré-condicionamento Remoto, o Carregamento Remoto e a Buzina e Luzes Remotas.
Destaque também para a incorporação da funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), que permite alimentar dispositivos externos com recurso à energia armazenada na bateria de tração.
Segurança
A segurança surge desde logo incorporada na própria estrutura, que inclui materiais de elevada absorção de energia para evitar deformações graves em colisões — a velocidades de até 65 km/h para impactos dianteiros e traseiros e 50 km/h para impactos laterais.
A carroçaria é construída a partir de uma combinação de aços estampados a frio e materiais estampados a quente, para proporcionar um equilíbrio correto entre rigidez e deformação. Tratando-se de um veículo totalmente elétrico, a bateria de propulsão também desempenha aqui o seu papel: o respetivo invólucro foi concebido para proteger os módulos e aumentar a rigidez geral do veículo.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
O interior alberga um conjunto de tecnologias que protegem os passageiros em caso de acidente, incluindo 7 airbags: 2 dianteiros (condutor e passageiro), 2 de cortina (esquerda e direita), 2 de tórax (esquerda e direita) e um dianteiro central.
A tecnologia de segurança passiva integrada no novo Eclipse Cross é complementada por uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor, concebidos para tornar as viagens não só mais seguras, mas também mais tranquilas. Está disponível um conjunto de até 20 sistemas avançados de assistência à condução a bordo, que observam constantemente a área circundante. Estes sistemas são alimentados por sensores (12 dos quais ultrassónicos), quatro câmaras e um radar frontal para uma abrangência de 360º.
Sendo o novo Eclipse Cross um SUV totalmente elétrico, emite um aviso sonoro de entre 56 e 75 dB para peões, ciclistas e outros, para que se deem conta da sua presença. Este sistema ativa-se automaticamente quando o motor é colocado em funcionamento, e aciona o som a velocidades de entre 1 e 30 km/h, passando para o modo de espera quando a velocidade excede cerca de 25 km/h. Quando a velocidade desce abaixo deste patamar, o sistema reativa-se. Além disso, é possível escolher entre sons neutros e expressivos.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
Os condutores podem assumir um papel mais proativo na segurança, aumentando a sua pontuação de segurança. Enquanto estiver na estrada, o novo Eclipse Cross utiliza uma série de pontos de dados para avaliar a capacidade do condutor de conduzir com segurança e ajuda a melhorar o seu perfil, através do conhecimento acumulado. A avaliação baseia-se em 3 critérios:
- Velocidade: diferença entre a velocidade atual e a velocidade legal
- Distância: intervalo de tempo ≥ 1,7 segundos
- Trajetória: forte aceleração/desaceleração, ativação do indicador de mudança de direção durante mudanças de faixa.
É atribuída uma classificação de 0 a 100 com dicas e conselhos sobre como melhorar a pontuação do condutor e abordar quaisquer áreas que possam ser melhoradas, desde estar mais atento aos limites de velocidade até manter as distâncias corretas.
Se o pior cenário ocorrer, por mais improvável que seja, é vital que a bateria de propulsão de alta tensão possa ser controlada com segurança. É por isso que o novo Eclipse Cross está equipado com funcionalidades de segurança concebidas para proteger os socorristas enquanto trabalham no veículo.
No centro desta estratégia de segurança está um interruptor de desconexão, que corta automaticamente a ligação à bateria de tração quando o airbag é acionado. Este mecanismo de resposta rápida elimina a necessidade de isolamento manual da bateria, reduzindo significativamente o risco de perigos elétricos para os socorristas.
Mitsubishi Eclipse Cross EV — Source: Mitsubishi
A complementar isto está o sistema Fireman Access — uma interface direta concebida para uma extinção eficiente da bateria. Os bombeiros podem ligar uma mangueira à porta dedicada, que rompe um disco interno e inunda a bateria com água. Esta abordagem não só suprime a combustão, como também limita o potencial de reignição, permitindo uma intervenção mais rápida e segura.
Comodidade e conforto
No capítulo do conforto e conveniência, o Eclipse Cross está equipado de série com um conjunto alargado de equipamentos, incluindo ar condicionado automático bi-zona, travão de estacionamento elétrico com função “Auto Hold”, sistema “One Pedal” para condução com um só pedal, arranque sem chave, apoio de braço dianteiro, volante em couro sintético e aquecido, bancos em tecido e couro sintético, bancos do condutor e passageiro aquecidos e ajustáveis em altura, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e projeção luminosa, entre outros elementos.
Quando a noite cai, a iluminação ambiente LED cria uma atmosfera a bordo moderna e tecnológica através de várias fontes LED com controlo independente, proporcionando uma iluminação gradual. Com o sistema “Mood Light”, estão disponíveis 48 cores diferentes — que também podem mudar consoante o modo de condução — o que torna o ambiente interior excecionalmente personalizável.