A CHANGAN, FABRICANTE CHINESA DE AUTOMÓVEIS, CHEGOU À EUROPA E PRETENDE INVESTIR E EXPANDIR-SE A TODO O TERRITÓRIO EUROPEU
Sob o lema “Na Europa, para a Europa”, a Changan estará presente em mais de 10 mercados europeus até ao final do ano. A estratégia de expansão da empresa assenta em produtos adaptados às preferências dos clientes locais em centros de design e desenvolvimento europeus, uma rede robusta de vendas e serviços e ofertas de serviços focadas no cliente.
A Changan está a expandir rapidamente a sua presença na Europa. O fabricante de automóveis chinês está atualmente presente em 86 pontos de venda e assistência em 8 países europeus. Até ao final de 2025, a Changan planeia estar presente em mais de 10 mercados europeus, incluindo Itália e Espanha.
«O nosso objetivo é claro», afirma Ethan Yin, vice-diretor executivo da Changan Europe Business Unit. «Queremos satisfazer as expectativas dos clientes europeus com produtos de alta qualidade adaptados às necessidades locais. Para isso, estamos a fazer investimentos de longo prazo em design, engenharia, pessoal e parcerias no terreno».
Deepal S05 — Source: Changan
Até 2030, a Changan investirá mais de dois mil milhões de euros na Europa. A empresa também planeia ter mais de 1.000 pontos de venda e assistência e pretende recrutar mais de 1.000 funcionários.
Foi no final de agosto que a Autohaus Günther, em Halstenbek, perto de Hamburgo, inaugurou o 1º showroom da Changan na Alemanha. No Reino Unido, 20 pontos da Changan irão estar abertos aos clientes em meados de setembro, com a Lookers Star City, em Birmingham, servindo como stand principal de todo o país. Outros 30 pontos de vendas e serviços irão abrir portas no Reino Unido até ao final de 2025.
Na Alemanha, Países Baixos e Reino Unido, a Changan opera as suas próprias subsidiárias de importação e planeia expandir esse número para 5 até o final de 2025, adicionando Itália e Espanha. Noutros mercados europeus, a distribuição é gerida por importadores regionais, incluindo o Grupo Auto-Industrial em Portugal, entre outros.
Para a Dinamarca foi assinado um acordo com um parceiro de importação a 9 de setembro, no âmbito do salão IAA Mobility, em Munique. No mesmo evento, a empresa também finalizou acordos com vários novos parceiros de retalho em vários países europeus, como Alemanha, Itália e Espanha.
Interior do Deepal S07 — Source: Changan
Um sólido ecossistema de serviços que opera em cooperação com os principais parceiros europeus
Como parte da construção da sua rede, a Changan está a investir fortemente em infra-estruturas de serviços para os seus concessionários e parceiros de serviço. Os centros de distribuição de peças da empresa nos Países Baixos e Reino Unido, operados em conjunto com a empresa de logística Kühne + Nagel, garantem a disponibilidade rápida e fiável de peças em toda a região.
Para disponibilizar produtos de financiamento e leasing modernos e flexíveis, a Changan colabora estreitamente com os principais prestadores de serviços financeiros europeus, como o BNP Paribas, e poderá anunciar mais detalhes em breve.
A empresa também planeia lançar uma parceria com a Allianz Partners para assistência rodoviária, com um memorando de entendimento já em vigor. Em todos os mercados principais, as equipas locais apoiam os concessionários e parceiros de serviço da Changan com questões de marketing, vendas e pós-venda.
Centros de design e desenvolvimento locais para produtos europeus da Changan
A Changan beneficia da sua presença de longa data na Europa, onde opera centros regionais de design e desenvolvimento há muitos anos. O Centro de Design Europeu da Changan, em Turim, foi inaugurado em 2001, enquanto o Centro de I&D foi inaugurado em 2010 e está agora sediado em Birmingham.
Interior do Deepal S07 — Source: Changan
Esta experiência local, juntamente com testes e validações exaustivos, permite adaptações precisas dos produtos para os clientes europeus. Em ambos os locais, a fabricante criou também centros de formação para concessionários, proporcionando formação consistente e moderna em vendas e serviços, complementada por uma oferta abrangente de cursos online.
Na Europa, o portfólio de produtos incluirá veículos elétricos a bateria e veículos eletrificados, como híbridos plug-in. Os primeiros veículos elétricos a bateria são o D-SUV Deepal S07 e o C-SUV Deepal S05, que celebrou a sua estreia europeia no IAA Mobility de Munique.
Só o Deepal S07 foi adaptado em mais de 150 pontos para ir ao encontro das preferências dos clientes europeus. O modelo obteve a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de colisão Euro NCAP. Até ao final de 2027, a Changan pretende introduzir 8 modelos na Europa.
Tecnologia acessível e eficiente para uma transição energética sustentável
A fabricante está a contribuir ativamente para a transição energética sustentável da Europa com tecnologias acessíveis e eficientes. A empresa colabora com uma forte rede de parceiros e fornecedores europeus, incluindo: Bosch, Continental, ZF, Infineon e Webasto.
Também está firmemente empenhada no cumprimento das regulamentações europeias, adotando padrões de gestão transparentes e responsáveis.