A FORD DISPONIBILIZA A TECNOLOGIA SEM MÃOS BLUECRUISE EM VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS
A Ford anunciou a expansão da disponibilidade do BlueCruise, proporcionando a mais milhares de clientes acesso à condução em auto-estrada sem as mãos no volante, mas com os olhos na estrada.
Após a sua disponibilidade inicial no Mustang Mach-E na Europa, o sistema avançado de assistência ao condutor será introduzido em mais 4 modelos: Puma, Puma Gen-E, Kuga e Ranger PHEV a partir da primavera de 2026, quando equipados com o Driver Assistance Pack.
Condução com tecnologia Bluecruise — Source: Ford
Globalmente, os proprietários de veículos Ford e Lincoln já percorreram mais de 888 milhões de quilómetros em auto-estradas, utilizando esta tecnologia. A expansão da sua disponibilidade numa ampla gama de veículos Ford oferece a ainda mais clientes a oportunidade de desfrutar de um nível superior de conforto e conveniência nas suas viagens em auto-estrada, chegando ao seu destino mais descontraídos e mais revigorados.
O BlueCruise foi o primeiro sistema do género a receber aprovação regulamentar na Europa em 2023 com o lançamento na Grã-Bretanha. Desde então, o BlueCruise foi aprovado para utilização em 16 mercados europeus, tornando-se o sistema do seu género mais amplamente disponível na Europa, permitindo o acesso a mais de 135.000 km de auto-estradas, designadas Blue Zones, permitindo aos clientes empreender uma road trip ao longo de diversos países.
Com esta ampla disponibilidade geográfica, um cliente pode, por exemplo, usar o BlueCruise em 6 países, viajando de Estocolmo a Roma, cobrindo mais de 2 mi km e passando perto de 25 horas a conduzir sem usar as mãos.
Condução com tecnologia Bluecruise — Source: Ford
«Estamos empenhados em colocar tecnologia de ponta nas mãos de mais condutores. Com o BlueCruise agora disponível em 5 linhas de veículos na Europa, estamos a ajudar a tornar a condução sem mãos em auto-estradas acessível a um leque mais amplo de clientes», afirmou Torsten Wey, Diretor de Funcionalidades e Software ADAS da Ford na Europa.
«Cada linha de veículos é única e a nossa equipa de engenheiros ADAS tem trabalhado para expandir o BlueCruise para além do Mustang Mach-E, para garantir uma experiência de qualidade de condução sem mãos em autoestrada, independentemente do veículo que o cliente escolher».
Condução sem mãos e olhar sempre atento
O BlueCruise baseia-se nas capacidades do Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente (IACC) da Ford e ajuda a controlar a direção, a aceleração, a travagem, o posicionamento na faixa e as distâncias de segurança em relação ao veículo da frente, monitorizando as marcações da estrada, os sinais de velocidade e as condições de trânsito em constante evolução, desde velocidades elevadas em auto-estradas até ao pára-arranca em engarrafamentos.
Gama Ford com Bluecruise — Source: Ford
Quando o BlueCruise está ativado numa auto-estrada aprovada, designada por Blue Zones, permite ao condutor tirar as mãos do volante, desde que continue a prestar atenção à estrada à sua frente, proporcionando um nível adicional de conforto durante viagens longas.
Antes de fazer a transição para a condução sem mãos, os veículos equipados com BlueCruise confirmam que as marcações da faixa estão visíveis, que o condutor está com os olhos na estrada e que as outras condições são apropriadas.
O BlueCruise utiliza uma combinação de radares e câmaras para detetar e rastrear a posição e a velocidade de outros veículos na estrada. Uma câmara voltada para a frente deteta as marcações da faixa de rodagem e os sinais de velocidade. De forma a ajudar a garantir que os condutores mantêm os olhos na estrada enquanto têm as mãos afastadas do volante, uma câmara voltada para o condutor verifica o olhar e a posição da cabeça do condutor, mesmo quando este usa óculos de sol.