A BRIDGESTONE APOSTA NO FUTURO DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL COM PNEUS INOVADORES NO WORLD SOLAR CHALLENGE 2025, DESDE AS MATÉRIAS-PRIMAS ATÉ À RECICLAGEM
A Bridgestone Corporation, patrocinadora principal da mais prestigiada corrida de carros solares a nível mundial — o Bridgestone World Solar Challenge 2025 (BWSC), realizado na Austrália de 24 a 31 de agosto — forneceu pneus equipados com a tecnologia ENLITEN, compostos por mais de 65% de materiais reciclados e renováveis.
Esta foi a primeira vez que a Bridgestone aplicou negro de fumo recuperado e aço reciclado — desenvolvidos e produzidos em co-criação com parceiros — em pneus para o BWSC. Para além de reduzir o número de pneus utilizados durante o evento, a empresa implementou logística de baixo carbono e promoveu a reciclagem pós-uso.
Assim, a Bridgestone reforçou os seus esforços de sustentabilidade em toda a cadeia de valor dos pneus do BWSC. Importa destacar que as equipas equipadas com pneus com tecnologia ENLITEN conquistaram a vitória tanto na classe Challenger como na classe Cruiser.
Matérias-Primas e abastecimento: aumento da proporção de materiais reciclados e renováveis para mais de 65%, através de co-criação com parceiros
Em parceria com a ENEOS Corporation, a Bridgestone avançou no desenvolvimento de tecnologia de pirólise de alta precisão para recuperar materiais como negro de fumo a partir de pneus em fim de vida. Pela primeira vez, o negro de fumo recuperado produzido no Bridgestone Innovation Park (Kodaira, Tóquio) foi utilizado nos pneus do BWSC.
Vencedores da classe Challenger — Source: Bridgestone
A Bridgestone utilizou pneus em fim de vida recolhidos no Bridgestone Tire Recycle Center Osaka Corporation para produzir aço reciclado em fornos elétricos da Sanyo Special Steel Co., Ltd. Esse aço foi posteriormente laminado e tratado termicamente pela Nippon Steel Corporation, transformando-se em fio de reforço (material de reforço de pneus), adotado pela primeira vez nos pneus do BWSC.
Através da adoção da tecnologia ENLITEN, base do design de produtos da Bridgestone, a empresa avançou na redução do impacto ambiental e entregou pneus personalizados para responder aos requisitos específicos dos carros solares: baixa resistência ao rolamento, construção leve e maior resistência ao desgaste.
Estes pneus ajudaram a maximizar o desempenho dos veículos nas condições extremas do BWSC, contribuindo para uma condução segura e fiável, ao longo de aproximadamente 3.000 km.
Além disso, a Bridgestone incorporou Twaron Next, um novo material de aramida com conteúdo circular desenvolvido pela Teijin Aramid, reforçando ainda mais o desempenho ambiental dos seus produtos e contribuindo para a sustentabilidade.
A Bridgestone recorreu à solução GoGreen Plus da DHL para o transporte dos pneus do BWSC. Ao utilizar combustível marítimo sustentável, conseguiu reduzir até 85% das emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida do combustível — desde a produção, transporte e armazenamento até ao consumo a bordo (Well-to-Wake) —, alcançando assim um transporte de baixo carbono.
A maior resistência ao desgaste dos pneus ENLITEN permitiu prolongar a quilometragem, reduzindo o número de pneus fornecidos por equipa de 24 para 16.
Em co-criação com a empresa australiana RubberGem, está previsto que os pneus em fim de vida sejam reciclados para se transformarem em novos pavimentos de borracha de alta qualidade para explorações agrícolas em todo o mundo.
Vencedores da classe Cruiser — Source: Bridgestone
Impulsionar uma Jornada de Resistência de 3.000 km através da Inovação
As equipas equipadas com pneus Bridgestone ENLITEN venceram tanto na classe Challenger como na classe Cruiser. Esta é a 3ª vitória consecutiva na classe Challenger desde 2019 e a 4ª vitória consecutiva na classe Cruiser desde 2017 para equipas apoiadas pela Bridgestone. Através do seu apoio ao BWSC, a Bridgestone reafirma o seu compromisso em ser essencial para o futuro da mobilidade, acelerando a inovação para uma mobilidade sustentável e formando a próxima geração de engenheiros.
Vencedor da Classe Challenger — Elias Wawoe, Brunel Solar Team (Delft University of Technology):
«A última vez que vencemos o BWSC foi há 8 anos e, desde então, temos trabalhado para voltar a ser campeões mundiais. Os pneus Bridgestone tiveram um desempenho excecional, especialmente em termos de resistência ao desgaste, apoiando a nossa jornada até à vitória.
«Os pneus do BWSC foram um excelente exemplo de aceleração da sustentabilidade nos pneus. O que procuramos mostrar é a combinação entre inovação e o esforço por um futuro sustentável», afirma Elias Wawoe (Brunel Solar Team, da Delft University of Technology) — Vencedor da Classe Challenger.
«Temos trabalhado no BWSC há mais de 10 anos, e vencer esta competição significa muito para nós. Os nossos estudantes de engenharia e design aplicaram as competências aprendidas em sala de aula neste projeto real de 3.000 km. Participámos para mostrar a mais recente tecnologia em energias renováveis e para fazer parte da força que impulsiona um futuro sustentável.
«Os pneus Bridgestone foram extremamente fiáveis — sem furos em areia, cascalho ou buracos — e ajudaram-nos a poupar muita energia ao longo da viagem», afirma Kelvin To (VTC Solar Car Team, do Hong Kong Institute of Vocational Education) — Vencedor da Classe Cruiser.
«Sentimo-nos verdadeiramente honrados por receber o Prémio Bridgestone E8 Commitment. Os nossos estudantes e professores definiram como objetivo construir um carro solar de nível mundial, capaz de se qualificar e competir na classe Challenger. Este reconhecimento confirma o nosso empenho e determinação em tornar-nos uma equipa solar de referência mundial», afirma Joel Pitts (Iron Lions Solar Car Team, da Greenville High School) — Vencedor do Prémio Bridgestone E8 Commitment.
«Gostaria de expressar a minha sincera gratidão a todas as equipas, membros de equipa, famílias, organizadores e aos muitos voluntários que contribuíram para o sucesso do BWSC. Foi verdadeiramente inspirador testemunhar a paixão de todos os envolvidos, unidos para criar um evento tão notável.
«Orgulhamo-nos de que os nossos pneus com tecnologia ENLITEN tenham apoiado não só as equipas vencedoras, como também muitas outras ao longo do desafio. Enquanto fornecedor de pneus e patrocinador principal, a Bridgestone mantém-se firmemente empenhada em apoiar a mobilidade sustentável e o desenvolvimento dos futuros engenheiros e líderes através do BWSC», afirma Hiroshi Imai (Vice-Presidente e Diretor Sénior responsável pelo Desporto Motorizado Global da Bridgestone Corporation).