5 CAMIÕES ACTROS GENH2 PERCORREM MAIS DE 225 MIL KM TRANSPORTANDO VÁRIOS TIPOS DE MERCADORIAS EM CONTEXTO REAL DE TRANSPORTE
5 camiões Mercedes-Benz GenH2, movidos a células de combustível, concluíram com sucesso a 1ª fase de testes com clientes, somando mais de 225.000 km em operações logísticas reais com empresas como Air Products, Amazon, Holcim, INEOS Inovyn e Wiedmann & Winz.
Mercedes-Benz Actros GenH2 — Source: Daimler Truck
Os ensaios demonstraram que os veículos oferecem autonomia superior a 1.000 km, reabastecimento rápido (10-15 minutos) e eficiência comparável ao diesel, mas sem emissões de CO₂. O consumo médio situou-se entre 5,6 e 8 kg de hidrogénio/100 km, com pesos entre 16 e 34 toneladas. Durante o projeto, foram realizados 285 reabastecimentos, totalizando cerca de 15 toneladas de hidrogénio líquido (sLH₂).
Detalhes gerais do test-drive com Mercedes-Benz Actros GenH2 — Source: Daimler Truck
Segundo Michael Scheib, diretor de desenvolvimento de veículos da Mercedes-Benz Trucks, estes testes são cruciais para «refinar a tecnologia e adaptar os camiões às necessidades reais dos clientes até à produção em série». Também permitiram otimizar os processos de abastecimento e preparar a rede de assistência técnica.
Roger Haschka (Global Category Manager Trucks & Trailers, Holcim Technology Ltd), Thomas Hollad (Transport and Asset Manager Northern Continent, Air Products), Fabian Duex (Director EU Surface Transportation Operations, Amazon Transportation Services), Michael Scheib (Head of Entire Vehicle Development at Mercedes-Benz Trucks), Frédéric Derumeaux (CEO VERVAEKE), Moritz Lege (Head of Logistics Wiedmann & Winz) e Jens Langer (Managing Director DP World Intermodal) — Source: Daimler Truck
Os clientes confirmaram a integração prática dos camiões a hidrogénio nas operações diárias, destacando a fiabilidade, conforto, baixo ruído e potência dinâmica. A Holcim, a Amazon e a Air Products sublinharam o potencial para reduzir emissões no transporte de longa distância, embora apontem desafios como o preço elevado do hidrogénio, o custo do seguro e a falta de postos de abastecimento — um obstáculo que exige a instalação de 2.000 estações de hidrogénio na Europa até 2030.
Detalhes por operadora de transportes do test-drive com Mercedes-Benz Actros GenH2 — Source: Daimler Truck
A Daimler Truck prepara agora uma 2ª fase de testes em 2025 com novos clientes, antes de avançar para uma pré-série de 100 camiões GenH2 a partir de 2026. O objetivo é consolidar uma dupla estratégia que combina veículos elétricos a bateria e camiões a hidrogénio, com a industrialização em grande escala prevista para o início da década de 2030.