MOMENTO HISTÓRICO: A MAN INICIOU OFICIALMENTE A PRODUÇÃO EM SÉRIE DE CAMIÕES ELÉTRICOS
É um momento histórico para a MAN Truck & Bus: a produção em série de camiões elétricos da MAN arrancou oficialmente. O Alexander Vlaskamp (CEO da MAN), Michael Kobriger (membro do Conselho Executivo para a Produção) e Manfred Weber (Eurodeputado), deram o sinal de partida na fábrica de Munique. Atualmente, tanto camiões elétricos como diesel serão produzidos de forma totalmente integrada, numa linha de produção mista.
“O Futuro da MAN começa agora”
Alexander Vlaskamp afirma: «O início da produção em série dos nossos camiões elétricos é histórico. Representa um ponto de viragem na nossa história! O futuro da MAN começa agora, neste exato momento. Toda a equipa MAN sente orgulho por estar a liderar ativamente esta transformação do diesel para a propulsão elétrica.
Michael Kobriger (Chief Producion Officer da MAN), Manfred Weber (membro do Parlamento Europeu) e Alexander Vlaskamp (CEO da MAN) — Source: MAN Truck & Bus
«Os nossos camiões elétricos, altamente eficientes, tornarão o transporte de mercadorias localmente livre de emissões uma realidade. Este é um passo fundamental rumo ao nosso objetivo de sermos neutros em CO2 até 2050. O facto de conseguirmos fabricar camiões elétricos na mesma linha dos nossos modernos camiões a diesel confere-nos uma enorme flexibilidade e aumenta a eficiência da produção».
«Investimos quase 400 milhões de euros em investigação e desenvolvimento para podermos oferecer toda a nossa gama de camiões também com propulsão elétrica. A oferta abrange desde veículos de recolha de resíduos a camiões de longo curso, com capacidades entre as 12 e as 50 toneladas».
«Fizemos o nosso trabalho de casa. O objetivo é entregar os primeiros 1.000 camiões elétricos até ao final do ano. Dependendo da sua utilização e da origem da eletricidade, estes veículos podem evitar emissões de CO2 comparáveis às de uma pequena cidade. É um impacto enorme!
Produção de eTruck — Source: MAN Truck & Bus
«Agora, é fundamental que os decisores políticos tomem as medidas certas no que diz respeito à expansão da infraestrutura e à definição dos preços do CO2, para que o avanço da mobilidade elétrica continue a ganhar força».
Manfred Weber acrescenta: «A inovação e a tecnologia são não só a chave para o sucesso económico da Europa e para a sua competitividade global, mas também essenciais para alinhar os objetivos económicos com as metas climáticas. A MAN está a mostrar o caminho com o seu camião elétrico e a demonstrar como pode ser o transporte de mercadorias com menos emissões».
Munique preparada para a mobilidade elétrica: diesel e elétrico na mesma linha
Michael Kobriger, membro do Conselho Executivo para Produção e Logística, sublinha: «Estamos a investir cerca de mil milhões de euros na eletrificação das nossas fábricas europeias nesta década — grande parte deste investimento está a ser feito na Alemanha. Este é também um sinal industrial importante para a Baviera enquanto região empresarial, uma vez que estamos a conduzir ativamente esta transformação em Nuremberga e Munique».
Produção de eTruck — Source: MAN Truck & Bus
A transformação é já visível na principal fábrica da MAN. Atualmente, a capacidade máxima de produção é de cerca de 100 camiões por dia, independentemente do tipo de motorização. A produção de um camião demora, em média, cerca de 8 horas.
«A produção de camiões elétricos e diesel numa só linha pode ser ajustada de forma flexível às exigências do mercado, permitindo a produção exatamente pela ordem das encomendas dos clientes. Este conceito inovador exige alterações significativas ao longo da linha de montagem, bem como na cadeia de fornecimento e logística», explica Kobriger.
Por exemplo, enquanto os modelos com motor de combustão são inicialmente equipados com eixos, depósitos e sistemas de escape, os modelos elétricos recebem, no mesmo processo, 2 módulos de baterias e outros componentes elétricos — o chamado power pack. Mais de 5.000 colaboradores foram já formados em tecnologia de alta tensão para apoiar esta transformação.
Produção de eTruck — Source: MAN Truck & Bus
700 camiões elétricos vendidos — até 740 km de autonomia sem recarregar
Antes do início da produção em série, a MAN já tinha fabricado cerca de 200 unidades pré-série de camiões elétricos e entregue aos seus clientes. Estes veículos já percorreram aproximadamente 2 milhões de quilómetros em operação real nas estradas europeias — alguns com trajetos diários até 850 km e um consumo médio muito baixo: apenas 97 kWh/100 km.
A MAN já recebeu cerca de 700 encomendas para os seus camiões elétricos. Um dos destaques é a versão Ultra Lowliner, única no mercado, com uma altura de engate de apenas 950 mm e uma distância entre eixos de 3,75 m — ideal para logística automóvel com altura útil de carga interna de 3 m. Esta versão já está em operação em Wolfsburgo e na Baviera, em várias rotas de fornecimento.
Outro destaque do eTruck são os seus módulos de bateria NMC, com 3 a 6 unidades produzidas na fábrica da MAN em Nuremberga, que totalizam até 534 kWh de capacidade bruta. Isto permite percorrer até 500 km sem necessidade de carregamento. Com a opção de uma sétima bateria, a autonomia pode atingir até 740 km.