O KNOW-HOW E UTILIZAÇÃO DOS VCL DA RENAULT

O KNOW-HOW E UTILIZAÇÃO DOS VCL DA RENAULT

Nuno NUNO

Source: Renault

REPENSAR A FORMA COMO A RENAULT PERCEPCIONA, CONCEBE E UTILIZA OS VEÍCULOS COMERCIAIS LIGEIROS (VCL) COM O RENAULT TRAFIC, O ESTAFETTE E O GOELETTE

Com uma gama completa e multi-energias, para cada um dos seus VCL utilitários, a marca é capaz de fornecer uma solução personalizada adaptada a cada necessidade do cliente.

O novo Renault Master, eleito “Furgão Internacional do Ano 2025“, acaba de redefinir os padrões do segmento, graças a uma abordagem disruptiva e a um design “Aerovan”, que oferece a melhor eficiência do mercado, tanto na versão de combustão interna, como na versão elétrica.

Renault Goelette — Source: Renault
Renault Goelette — Source: Renault

Hoje, a marca vai mais longe, com uma nova família de furgões elétricos, concebidos e desenhados com uma nova abordagem de utilização e adaptados às atuais exigências profissionais.

O Trafic, o Goelette e o Estafette são construídos sobre uma nova plataforma, tipo “skate”, totalmente elétrica, concebida para otimizar a capacidade de carga em relação ao espaço ocupado, com um vão dianteiro mínimo e o grupo propulsor montado na traseira. Isto permite um diâmetro de viragem tão pequeno como o de um Clio (10,3 metros). Para além da eco-responsabilidade, os fatores mais importantes para uma fácil utilização urbana são as dimensões compactas e a agilidade.

Duas opções de bateria

Para uma maior flexibilidade de utilização, o Trafic, o Goelette e o Estafette E-Tech são fornecidos com duas soluções de baterias: 60 ou 81 kWh.

Renault Goelette — Source: Renault
Renault Goelette — Source: Renault

Para os condutores que fazem muitos quilómetros, a bateria de 81 kWh, com tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto), oferece uma maior densidade de energia, para uma autonomia máxima: cerca de 450 km WLTP (Trafic).

Para os utilizadores profissionais que trabalham principalmente em zonas urbanas, a bateria de 60 kWh utiliza a tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio), que requer menos terras raras. Esta é a base de um modelo com um preço ultracompetitivo e uma autonomia de cerca de 350 km WLTP (Trafic), o que é suficiente para muitos utilizadores profissionais.

Tecnologia 800V

Para além de uma autonomia confortável, as baterias beneficiam da nova tecnologia de carregamento rápido de 800V, que facilita a organização quotidiana dos utilizadores profissionais. Uma novidade para os veículos Renault! Com um ponto de carregamento rápido de corrente continua (CC) a bateria carrega, dos 15% aos 80%, em menos de 20 minutos.

Com 150 kW e 345 Nm, o novo motor elétrico, produzido na Europa, distingue-se pelo seu elevado rendimento: 95% da energia elétrica é transformada em energia mecânica.

Renault Estafette — Source: Renault
Renault Estafette — Source: Renault

Funcionalidades V2X

O Trafic, o Estafette e o Goelette vão oferecer funcionalidades Vehicle-to-Load (V2L) e Vehicle-to-Grid (V2G).

Isto inclui a capacidade de carregar dispositivos externos (V2L — do veículo para um dispositivo elétrico), através de uma ficha na cabina ou na área de carga, ou através de um adaptador que liga à tomada de carregamento para ligar dispositivos (ferramentas, computadores, por exemplo). Os dispositivos podem ser integrados em veículos transformados (carrinhas frigoríficas, etc.) diretamente na bateria.

Podem também ser integrados na rede e fornecer energia das baterias (funcionalidades V2G) do veículo para a rede, graças ao carregador bidirecional.

Renault Estafette — Source: Renault
Renault Estafette — Source: Renault

A flexibilidade do SDV

Hiper conectados e abertos, os Trafic, Goelette e Estafette são os primeiros veículos Renault a beneficiar de uma arquitetura SDV centralizada, evolutiva e flexível. Serão objeto de atualizações automáticas, através da Renault, para assegurar uma longa vida útil, sem problemas de obsolescência.

Beneficiam, igualmente, os ecossistemas dos profissionais que os utilizam, integrando a sua interface digital no coração do veículo, graças à modularidade do software da arquitetura SDV.

Vantagem competitiva

Em suma, os novos VCL E-Tech da Renault foram concebidos para simplificar a vida dos clientes profissionais e reduzir a pressão sobre os custos de utilização, graças a uma transformação de 360⁰ do hardware e do software de bordo. Pioneira nos VCL elétricos com o Kangoo, a Renault revoluciona agora este mercado, com a sua nova gama de furgões E-Tech!

«A Renault renova o seu best-seller no segmento dos furgões médios e redefine as normas do mercado, com uma trilogia de produtos elétricos na vanguarda da tecnologia.

Renault Estafette — Source: Renault
Renault Estafette — Source: Renault

Concebidos em torno de software, beneficiam de actualizações de software e hardware, ao longo do seu ciclo de vida, para apoiar os profissionais e as autoridades locais na sua transição energética, da forma mais eficaz possível, oferecendo-lhes uma grande variedade de soluções eco-responsáveis.

Graças ao seu formato compacto, à ergonomia otimizada e à eficiência energética, adaptam-se perfeitamente aos condicionalismos urbanos mais difíceis, reduzindo simultaneamente os custos de utilização», refere Alessandro de Rinaldis, Responsável de Receitas do Renault Trafic, Estafette e Goelette.

Design moderno, de alta tecnologia e futurista

O Trafic é um VCL de design moderno, com um vão dianteiro curto, uma distância entre eixos generosa e uma carroçaria monovolume aerodinâmica.

É também de alta tecnologia, com uma faixa de luz frontal que expressa uma forte identidade de marca. O efeito ultramoderno é ainda mais sublinhado pelo logotipo retro iluminado e pelas guias de luz que se estendem até às luzes diurnas dianteiras, para criar uma assinatura luminosa de vanguarda.

Esta faixa de luz atrai, imediatamente, o olhar, ao mesmo tempo que faz com que a parte dianteira pareça mais larga. Os faróis por baixo têm um design mais discreto.

Renault Estafette — Source: Renault
Renault Estafette — Source: Renault

O estilo futurista do Trafic também pode ser visto no pára-brisas “viseira”, composto pelo próprio pára-brisas e por duas janelas laterais.

«A colocação do grupo propulsor na traseira permitiu avançar o habitáculo, criando uma carroçaria do tipo monovolume, cuja eficácia aerodinâmica é ainda mais otimizada pelas barras de tejadilho concebidas para reduzir o arrasto.

Com base no melhor compromisso entre aerodinâmica e capacidade, as longarinas afunilam ligeiramente para a traseira, que é completada por um grande spoiler com dois deflectores laterais nas portas», diz Yannick Bignon, Diretor de Design dos VCL, da Renault.

Como parte de uma abordagem disruptiva ao design, o cockpit apresenta um painel de instrumentos robusto, em forma de tubo, que vai de um lado ao outro do habitáculo. Embora a forma tubular seja intemporal, o painel de instrumentos é também eminentemente moderno, com dois ecrãs: um painel de instrumentos de 10″ e um ecrã central de 12″ virado para o condutor.

Renault Estafette — Source: Renault
Renault Estafette — Source: Renault

Renault Goelette E-Tech: campeão das transformações personalizadas

Partilhando a mesma plataforma e a mesma cabina do Trafic E-Tech, o Goelette E-Tech distingue-se pela sua grande capacidade de transformação do espaço de carga. Graças aos seus eixos reforçados, pode transportar cargas de até 1,4 toneladas, o que lhe permite ser personalizado como a Renault entender, com transformações efetuadas em fábrica e pela Qstomize, ou pela sua rede de transformadores certificados Renault.

Sendo um VCL histórico da Renault, o Goelette esteve na estrada desde 1956. Resistente, robusto e fácil de transformar, era um dos furgões mais versáteis para os trabalhadores independentes ou para as pequenas empresas com necessidades específicas.

Renault Estafette E-Tech: campeão das entregas de última milha

O Estafette E-Tech assemelha-se muito ao concept car, com o mesmo nome, apresentado em setembro passado. É o primeiro veículo concebido, do princípio ao fim, para refletir as especificações e a experiência do condutor de uma área de negócio específica: as entregas de última milha.

O Estafette E-Tech é um veículo de design moderno e disruptivo. O seu nome é uma homenagem ao furgão Renault que revolucionou o seu segmento de mercado, em 1959, adotando a tração dianteira, numa época em que os automóveis de passageiros ainda tinham tração traseira. Mais de meio milhão de furgões Renault Estafette foram construídos entre 1959 e 1980.

Renault Trafic — Source: Renault
Renault Trafic — Source: Renault

Portas e aberturas de conceção avançada

O Estafette conta com portas laterais deslizantes e uma persiana traseira concebida, em conceito e em pormenor, para otimizar o trabalho dos motoristas de entregas.

Suspensas de uma calha exterior, as portas abrem e fecham num único movimento, sem que seja necessário puxá-las primeiro, como acontece normalmente nas carrinhas. Para facilitar ainda mais o trabalho dos motoristas de entregas, os puxadores exteriores foram concebidos para serem abertos apenas com o cotovelo, para que os motoristas possam agarrar firmemente as encomendas.

Além disso, e também para facilitar esta manobra, a porta deslizante do lado direito — do lado do passeio — foi tornada mais leve, através da eliminação do espaço de arrumação e do mecanismo de descida do vidro.

Tal como em todos os veículos destinados às plataformas logísticas, a traseira está equipada com uma persiana em vez de portas com dobradiças, que impediriam o contacto total com o cais de carga e exigiriam mais espaço de estacionamento para as entregas. A cortina abre-se com um movimento do pulso e as lâminas deslizam ao longo do teto, em vez de formarem um rolo compacto. Deste modo, mantém-se a altura total da carga.

Renault Trafic — Source: Renault
Renault Trafic — Source: Renault

«O veículo está equipado com supercomputadores, que funcionam da mesma forma que um cérebro com dois hemisférios. O hemisfério direito gere as interfaces com o condutor, ou seja, o infoentretenimento, as aplicações, o controlo por voz, a navegação 3D e o reconhecimento de sinais.

O hemisfério esquerdo é o sistema nervoso do veículo, controlando todos os atuadores para as várias funções, desde a travagem ao trancar das portas, bem como armazenando os dados fornecidos pelos sensores», afirma Antoine Vuillaume, Diretor do Programa SDV, da Ampere.

A revolução do SDV

O SDV — Veículo Definido por Software — é um avanço tecnológico. O software já não é periférico e limitado a determinadas funções, como nas arquiteturas anteriores, mas sim central a todo o veículo. Esta arquitetura de software centralizada pode ser atualizada ao longo da vida do veículo, tal como um telefone ou um computador portátil.

Concebido pela Ampere, o novo CAR OS (Car Operating System) funciona com o Google-Android, o que o torna fácil de utilizar, mantendo-se aberto a uma vasta gama de aplicações atuais e futuras.

Renault Trafic — Source: Renault
Renault Trafic — Source: Renault

Esta conceção aberta permite às empresas integrar o seu próprio sistema operativo no sistema multimédia do veículo. Desta forma, as empresas de distribuição poderão enviar, aos seus motoristas, todas as informações necessárias durante as suas deslocações (hora, itinerário, contactos, comentários, etc…).

Os VCL com funções específicas, como os veículos refrigerados, as ambulâncias ou outras versões convertidas, também poderão utilizar plenamente a arquitetura inteligente dos SDV. Nos veículos refrigerados, por exemplo, a cadeia de frio será mantida como parte de uma abordagem preditiva, baseada em informações altamente detalhadas e em tempo real, como a temperatura exterior e o consumo real de eletricidade do veículo. Se necessário, será programada um carregamento adicional para manter a cadeia de frio.

«Nos novos veículos SDV, o algoritmo que calcula o desgaste dos pneus inclui informações, em tempo real, sobre o estilo de condução, a carga do veículo e o tipo de estrada, enquanto o sistema convencional se limita a avaliar o desgaste dos pneus, com base apenas na quilometragem», afirma Antoine Vuillaume, Diretor do Programa SDV, da Ampere.

Renault Trafic — Source: Renault
Renault Trafic — Source: Renault

Segurança reforçada

Para melhorar o comportamento de condução e reforçar a segurança, o Trafic, o Estafette e o Goelette dispõem do serviço de bordo Safety Coach.

Graças aos sensores do veículo e à inteligência artificial, este avalia os riscos enfrentados pelo condutor, tendo em conta: a velocidade do veículo, as distâncias de segurança, a gestão das trajetórias e das mudanças de faixa e a vigilância.

Com base nos dados recolhidos, o sistema fornecerá ao condutor uma pontuação de 100 (pontuação de segurança) no final da viagem, com conselhos para o condutor, em função dos resultados.

O Monitor de Segurança, por sua vez, apresentará informações em tempo real sobre o comportamento de condução diretamente no painel de instrumentos, mantendo o condutor permanentemente informado.