ACORDO H2ACCELERATE

ACORDO H2ACCELERATE

Nuno NUNO

Source: IVECO

O ACORDO DE COLABORAÇÃO H2ACCELERATE ANUNCIA A AQUISIÇÃO DE FUNDOS DESTINADOS AO LANÇAMENTO DE 150 CAMIÕES A HIDROGÉNIO E À IMPLEMENTAÇÃO DE OITO POSTOS DE ABASTECIMENTO DE HIDROGÉNIO PARA VEÍCULOS PESADOS

O acordo de colaboração H2Accelerate confirmou hoje que os seus membros asseguraram o financiamento de duas das suas principais iniciativas: a implantação de oito estações de abastecimento de hidrogénio para veículos pesados, no âmbito da Connecting Europe Facility, e um projeto para 150 camiões a pilha de combustível financiado pela Clean Hydrogen Partnership. Estes projetos vão permitir que camiões e equipamento de abastecimento sejam testados em condições reais, assim espera-se que constituam um passo fundamental para a comercialização em massa da tecnologia.

A proposta H2Accelerate TRUCKS obteve luz verde da Clean Hydrogen Partnership, sinalizando um apoio europeu contínuo no incremento da implementação de camiões a hidrogénio zero emissões

O projeto H2Accelerate TRUCKS é um inovador acordo de colaboração entre três dos principais Fabricantes de Equipamento Original (OEM) mundiais — Daimler Truck, Volvo Group e Iveco Group —, a instituição de investigação finlandesa VTT, IRU (União Internacional de Transportes Rodoviários), UNTRR (Associações de Transportadores Profissionais da Roménia), FIAP (Itália) e WKÖ (Áustria), e a Element Energy France (empresa do Grupo ERM). O projeto será coordenado pelo SINTEF, um dos principais institutos de investigação da Noruega. A H2Accelerate conta, também, com o apoio de fornecedores de infraestruturas energéticas, incluindo a Shell, TotalEnergies, Linde e Everfuel.

H2Accelerate — Source: IVECO
H2Accelerate — Source: IVECO

Este projeto irá financiar o lançamento de 150 camiões a pilha de combustível (fuel cell) em toda a Europa até meados da presente década de 2020, proporcionando o desenvolvimento da tecnologia para o fabrico em série dos veículos pelos três principais OEM na segunda metade da mesma década. Prevê-se que os camiões sejam lançados na primeira fase sejam do tipo 4×2 ou 6×2, com uma capacidade de carga até 44 toneladas e autonomia de pelo menos 600 km.

O financiamento concedido pela Clean Hydrogen Partnership, no valor de 30 milhões de euros, permitirá a implementação coordenada de veículos pesados zero emissões, alimentados a hidrogénio verde, aproximando o sector dos transportes do objetivo zero emissões. Os camiões serão alocados a clientes de confiança dos OEM e serão testados em condições reais de utilização ao longo de vários anos, para demonstrar e avaliar o seu desempenho técnico e económico. Os resultados do projeto serão utilizados para definir o cenário de implantação em grande escala de camiões a pilha de combustível (fuel cell) nos próximos anos.

Bart Biebuyck, Director Executivo da Clean Hydrogen Partnership, declarou que: «É com imenso prazer que concedemos o apoio financeiro ao projeto H2Accelerate, uma iniciativa de grande qualidade que irá abrir caminho à comercialização do sistema europeu de transporte pesado a hidrogénio. É muito importante que estes 150 veículos lançados no âmbito deste projeto sejam apoiados por uma rede de postos de abastecimento de hidrogénio em constante expansão, que incluirá o projeto H2Accelerate Inaugural Station Deployment, o qual foi selecionado para receber apoio financeiro da UE.

«Através de ambos os projetos, podemos testemunhar, em primeira mão, a forma como diferentes programas de financiamento podem trabalhar em conjunto para acelerar a realização de um ecossistema de transportes pesados a hidrogénio na Europa».

Posto de abastecimento com H2 — Source: IVECO
Posto de abastecimento com H2 — Source: IVECO

Por seu turno, Giandomenico Fioretti, Diretor de Desenvolvimento de Negócio de Propulsões Alternativas da IVECO Truck Business Unit, acrescentou acerca do projeto H2Accelerate: «O Grupo Iveco tem uma forte tradição de posicionamento entre os primeiros a desbravar novos territórios. De facto, somos pioneiros em propulsões alternativas há mais de vinte anos.

«O hidrogénio é um excitante vetor da energia para o futuro sustentável dos veículos pesados, uma vez que esta tecnologia oferece o melhor equilíbrio entre autonomia, carga útil e tempo de carregamento. Hoje, estamos orgulhosos do trabalho que vamos empreender com os nossos parceiros no inovador projeto H2Accelerate, com o apoio do financiamento da Clean Hydrogen Partnership, para proporcionar uma contribuição tangível no desenho do trajeto rumo à viabilidade técnica e comercial dos transportes rodoviários de longo curso a hidrogénio».

A implantação da Estação Inaugural H2Accelerate irá apoiar camiões a hidrogénio com uma rede preliminar de oito postos de abastecimento de hidrogénio de alta capacidade e elevada fiabilidade

Também o projeto H2Accelerate Inaugural Station Deployment (ISD) beneficia diretamente do sucesso do projeto H2Accelerate. Tal como anunciado em setembro, esta iniciativa foi bem sucedida na sua candidatura ao financiamento por parte da Connecting Europe Facility Alternative Fuels Infrastructure Funding, para apoiar a implantação de oito postos de abastecimento de hidrogénio em França e nos Países Baixos.

Cada um destes postos de abastecimento terá uma capacidade superior (>1 tonelada/dia) à de qualquer posto público atualmente em funcionamento e visará níveis ultra-elevados de disponibilidade através da utilização da redundância N+1 na conceção da infraestrutura (na qual as peças-chave de equipamento se vêem duplicadas na conceção do posto de abastecimento, de forma a minimizar o tempo de imobilização em caso de falha num componente). Os postos de abastecimento serão posicionados ao longo dos principais corredores de transporte da RTE-T, permitindo fácil acesso aos utilizadores finais dos camiões que circulam nas principais autoestradas.

O H2Accelerate ISD apresenta-se como o primeiro de uma série de implantações planeadas de postos de abastecimento de hidrogénio no âmbito da Fase 1 do projeto de colaboração H2Accelerate. Os membros da infraestrutura H2Accelerate pretendem complementar esta rede inicial com a continuação da futura implementação de postos de abastecimento ao longo de corredores estratégicos entre a Escandinávia e o Norte de Itália. Os postos de abastecimento servirão a crescente frota de veículos pesados movidos a hidrogénio, incluindo os que foram instalados pelo projeto H2Accelerate.

Volvo FH H2 — Source: Volvo Trucks
Volvo FH H2 — Source: Volvo Trucks

As implementações sincronizadas conduzem a uma melhor experiência do utilizador final e formas de negócio, tanto para os fornecedores de infraestruturas como para os construtores de camiões

A aprovação de financiamento para estes projetos por parte da Clean Hydrogen Partnership e da Connecting Europe Facility, indicam o elevado nível de maturidade dos planos e a importância estratégica do desenvolvimento do sector dos camiões a hidrogénio na Europa.

Espera-se que o financiamento permita o lançamento sincronizado tanto de veículos pesados como de infraestruturas de abastecimento, eliminando a barreira à ação dos pioneiros normalmente associada a projetos complexos como estes. Tal contribuirá para uma rede crescente de projetos financiados capazes de impulsionar a cadeia de valor do hidrogénio.

Através do projeto de colaboração H2Accelerate, a tecnologia, a geografia e os prazos operacionais dos camiões a pilha de combustível e das infraestruturas de abastecimento de hidrogénio podem ser sincronizadas, proporcionando segurança de abastecimento aos utilizadores finais e eliminação dos riscos associados aos avultados investimentos necessários, tanto para os OEM como para os fornecedores de infraestruturas. Isto permitirá o desenvolvimento de tecnologias e normas relevantes, preparando o caminho para a implantação mais ampla de camiões a hidrogénio em toda a Europa e a necessária industrialização do setor dos camiões a hidrogénio.